Total de acessos

Teste

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Valor: Vendas canceladas estão acima do esperado, confirma Tecnisa

“Fomos impactados de maneira absurda pelos distratos" [...] “No momento, não dá para pensar em resultado”, disse o executivo, que afirmou estar menos pessimista e que 2016 deve ser “menos ruim” do que 2015

O volume de cancelamentos de vendas da Tecnisa, os chamados distratos, está superior ao esperado, segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Vasco Barcellos. Uma das razões para isso é a maior dificuldade de repassar recebíveis de clientes para bancos devido ao aumento das restrições de crédito.

A Tecnisa antecipou o momento de fazer os repasses e, conforme Barcellos, alguns bancos têm aceitado clientes quando as obras do empreendimento estão em 85% do total.

Neste ano, a companhia reduziu quadro de funcionários em 36%. Haverá mais demissões, de acordo com o executivo. A Tecnisa reduziu a área ocupada por sua sede de quatro para dois andares na avenida Faria Lima, endereço nobre da cidade de São Paulo.

A Tecnisa espera continuidade de geração de caixa em 2016. De acordo com Barcellos, a empresa espera se tornar caixa líquido em relação à dívida corporativa em 2016. Para ele, o retorno sobre patrimônio será "mais modesto" no próximo ano.

Desova de estoque
O presidente da companhia, Meyer Nigri, afirmou que, atualmente, o “grande vilão do setor” são os distratos. “Fomos impactados de maneira absurda pelos distratos. Não fosse isso, teríamos um resultado espetacular”, disse.

Segundo ele, as atenções da Tecnisa estão voltadas para a venda de estoque pronto de imóveis e não no resultado contábil.

“No momento, não dá para pensar em resultado”, disse o executivo, que afirmou estar menos pessimista e que 2016 deve ser “menos ruim” do que 2015. “Acho que, no meio de 2016, será possível saber o que será a Tecnisa nos próximos anos.”

Ações em decorrência dos atrasos em obras têm aumentado
A Tecnisa só vai lançar empreendimentos com financiamento contratado e repasses na planta, disse Nigri. Desta forma, de acordo com o presidente da companhia, mesmo que haja atrasos nas obras ou na obtenção do habite-se, o prazo para o repasse não é alterado.

O volume de ações em decorrência dos atrasos de obras tem aumentado.

A Tecnisa já tem os terrenos para os lançamentos previstos para 2016. A companhia vê mais oportunidades de venda de terrenos, com saída de alguns mercados. Não está nos planos de curto prazo a compra de áreas, mas pode haver alguma aquisição, em contrapartida aos terrenos que irá vender.

A incorporadora continuará a conceder desconto na venda de imóveis.

(Valor Online - Empresas - 08/12/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

10 comentários:

  1. Acabou o dinheiro , parou as vendas o Brasil está igual a argentina falido !!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal , acredito que as "grandes construtoras/incorporadoras", aqui no Rio de Janeiro, estão fazendo "cartel", agindo em coluio, prática ilegal. Já fiquei sabendo que eles não reduzirão os preços, forçando o mercado a pagar o quanto eles querem. Essa estratégia, ilegal, adotada por essas grandes construtoras/incorporadoras poderá ser frustrada ou não. Vai depender da ação/paciência dos consumidores. Se os consumidores tiverem a sabedoria de agir em oposição às construtoras/incorporadoras, tendo paciência, a estratégia deles será frustrada, pois não conseguirão segurar os custos dos estoques, ou seja, serão obrigados a reduzir os preços. Aqui no RJ eles estão adotando a prática do "Black fraude", imóveis que estavam sendo comercializados em junho/2014 por 450 mil foram reajustados em tabela pra 650 mil propositalmente para persuadir os clientes desinformados. Tipo: promoção de 650 mil por 500 mil. Vamos repassar essas informações, pessoal. Nós precisamos nos unir contra esses caras e suas práticas ilegais e gananciosas. Precisamos combater isso. Não comprem. Vai uma dica: Aqui no RJ, tá crescendo o número de grupos de pessoas que possuem o mesmo objetivo - comprar seu tão sonhado apartamento - começando a se organizar para tocar seus próprios empreendimentos. Tipo "regime de obra por administração" - contratação de profissionais autônomos pra levantar o prédio, o grupo se transforma na própria empresa e administra a construção. Exemplo: um grupo de 50 pessoas se une e se organiza, contratando profissionais autônomos das mais diversas áreas para levantar o prédio. Confesso que acho um pouco complicado, mas é uma forma de conquistar seu sonho por um preço justo, pois dessa forma você tira do preço final a margem de lucro "excessiva" das incorporadoras e comissão dos corretores. Já ouvi dizer que um ex estagiário de engenharia de uma grande incorporadora falou que o que onera demasiadamente o preço final dos imóveis aqui no RJ é a "margem de lucro" exigida pelas empresas, que foge do razoável. Os custos (impostos, terreno, material, pessoal) são altos, mas a margem de lucro fixada pelas empresas é surreal, chega a passar de 100%. Achei isso um absurdo.....nem os corretores sabem disso, pra eles é passada outra informação....por isso acho que os consumidores devem achar alternativas pra ter seu bem a um custo menor. O que não falta agora é profissional autônomo aceitando ganhar menos pra levantar o negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartel pode valer para combustíveis e alimentos. Para imóveis, onde o número de compradores com recursos no Brasil é muito baixo, vale as leis de mercado. Podem combinar o que quiserem, mas se não combinar com quem compra, vão continuar com seus estoques nas alturas. Em resumo, oferta e procura.

      Excluir
    2. A margem e 500% no minimo, pois o custo m2 acabado nao passa de 1200,00,portanto estao cobrando 10 mil o m2 ai no hell de janeiro.Nao comprem...irao perder DINHEIRO.Reforçando: nem os bancos querem financiar esses valores ai.por que sera?

      Excluir
  3. Também moro no Rio de Janeiro e toda semana me liga um corretor de imóveis perguntando se ainda tenho interesse de comprar apartamento.
    Os preços dos apartamentos no Rio de Janeiro estão um absurdo. Enquanto não baixarem os preços para a realidade brasileira, não compro nada. Não sou ladrão do meu próprio dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com VC os preços de apt na Tijuca e zona sul esta mais caro que EUA um absurdo !!!!

      Excluir
    2. Sem falar que eles nao estao vendendo apartamentos, estao vendendo kitnet e chamando de apartamento.

      Excluir
  4. Fujam de "pombais" com prestaçoes eternas....cidade esta feia...sem ar, sem qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  5. Tb do Rio. Comigo é a mesma coisa. Mas, enquanto não abaixarem os preços ao patamar de 2011, manterei meu dinheiro no rentismo. Não tenho pressa.

    ResponderExcluir
  6. “Fomos impactados de maneira absurda pelos distratos. Não fosse isso, teríamos um resultado espetacular”, disse."

    Me engana que eu gosto!!!!!

    ResponderExcluir