Total de acessos

Teste

sábado, 23 de janeiro de 2016

Dicas e informações sobre investimentos: Quer investir em títulos públicos?

A dica de hoje é mais uma parceria do blog do Observador do Mercado com a Toro Radar:

Quer investir em títulos públicos? Conheça os mais rentáveis do último ano

Boa leitura a todos!


Os títulos públicos se caracterizam basicamente pelo fato de serem praticamente livres de risco, são ativos de renda fixa e grandes oportunidades de investimento para quem tem um perfil mais conservador na hora de aplicar seu capital. O Governo emite esses títulos com o propósito de garantir a captação de recursos no mercado.

Há um bom tempo a renda fixa tem conquistado diversos adeptos, já que consegue repassar ao investidor maior segurança e mais acessibilidade na hora de investir. Dessa forma tornou-se uma alternativa bem conhecida por parte dos brasileiros.

Por ser fácil de se investir e acessível, a maioria dos investidores tem na renda fixa sua melhor opção de investimento. Os valores para o investimento inicial  são inferiores a outras aplicações e é possível ter acesso a tudo isso através das plataformas online que as corretoras disponibilizam.

A crise na qual estamos, ainda assim consegue oferecer oportunidades para que os investidores possam aproveitar e manter seus rendimentos com saldo positivo, por mais negativa que a situação seja para grande parte da economia. Os altos juros e a alta da inflação tem suas boas e más consequências e se você investir no Tesouro, por exemplo, irá conhecer o lado bom da crise mesmo diante de tantas incertezas em nosso cenário econômico.

Títulos com maior rentabilidade em 2015

1º - Títulos híbridos - NTN-B
Os títulos mais rentáveis do último ano foram os híbridos e alta dos juros e da inflação em 2015 proporcionou a alta rentabilidade desses títulos. Os títulos híbridos integram uma remuneração pós-fixada denominada IPCA.

A NTN-B com vencimento para 2024 foi em 2015, o título de maior rentabilidade, e esta chegou a quase 17%a.a sendo a inflação no período de 9,62%.

2º - Títulos prefixados (LTN e NTN-F)
Com a segunda melhor rentabilidade, os prefixados têm uma rentabilidade que é de conhecimento do investidor desde a sua compra. Com vencimento para 2025 e rendimento de 15,7% a.a, a NTN-F é o título mais rentável entre os outros prefixados.

3º - Títulos pós-fixados - LFT
Para quem investe mas não sabe ao certo quando irá resgatar o dinheiro aplicado e acredita que os altos juros irão ser mantidos tem na LFT uma excelente alternativa. A LTF também denominada como Tesouro SELIC e usa a taxa de juros como um indexador para calcular seu rendimento.

O governo teme que o capital nacional seja alocado fora do país e para isso as taxas de juros provavelmente devem se manter altas. Para quem busca um investimento que tem como indexador a taxa de juros, tem uma grande oportunidade de ganhar mesmo com um cenário não tão favorável para a economia do país. Em tempos de crise vê-se ainda tempos de grandes oportunidades para os investidores.

Além da rentabilidade oferecida pelos títulos públicos é possível buscar uma rentabilidade ainda maior. A renda variável é uma opção que confere maior rentabilidade que os títulos públicos, mas exige que o investidor tenha a habilidade de lidar com os riscos que envolve esse tipo de investimento. O risco é diretamente proporcional a possibilidade de ganho. Tanto o Mercado de Ações quanto o Mercado Futuro lidam com volatilidade mas poderão te possibilitar excelentes rentabilidades.

Aprenda mais sobre o mercado financeiro, como e onde investir seu capital. Caso haja dúvidas sobre investimento em títulos públicos, os rendimentos de cada um deles, ou qualquer outra questão deixe seu comentário no post.

Por Renata Cota
Toro Radar Investimentos
www.tororadar.com.br 

6 comentários:

  1. Ivestimentos em NTN,LTN,NTN-F,LFT,CDI,FCI,ETC.....OU SEJA SO ESPECULAÇAO FINANCEIRA,ALGUEM ESTA SE PREOCUPANDO COM EMPREGO,INDUSTRIAS,DESENVOLVIMENTO,....NINGUEM COME,NINGUEM BEBE,OU SO VAI VIVER DE AGIOTAGEM LEGALIZADA...FALA SERIO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve ser retardado mental. Sao esses "agiotas financeiros" que financiam a habitacao (lci), agropecuaria (lca) e basicamente TODA a maquina publica (tesouro direto)
      Quando deixar de ser analfabeto funcional, talvez aprenda que poupança = investimento

      Excluir
  2. Voce precisa viajar mais para entender mercado futuro,ou estudar modelo economico chines.Nessa agiotagem ficam so em comodities financeiras que nao se sustentam em pib de um pais.A depressao ira bater a sua porta e por essas e outras metade do pais esta endividado e sem perspectivas futuras.So de desempregados sao 4 mil na usiminas 20/01/2016...ENQUANTO DIVIDENDOS DE AGIOTAGEM, NAO HAVERA INVESTIMENTOS E SIM GANHOS DE CAPITAL E DEPOIS FUGA DO MESMO PARA OUTRAS PASTAGENS.
    SE AGIOTAGEM VIRASSE INVESTIMENTOS ESSA BANANIA SERIA UMA POTENCIA MUNDIAL.O QUE NAO E O CASO.
    ISSO E COISA DE PAIS E POVO FALIDOS,TIPO GRECIA SO QUE NAO PERCEBERAM AINDA,POIS A BURRUCE IMPERA.

    ResponderExcluir
  3. E poupança,e simplesmente poupança , a qual nao existe mais,pois foram sacadas pra pagar dividas e juros.Nesse pais negocoa-se apenas valores,juros,multas,taxas,impostos...PIB nao interessa...E O FAMOSO "MODELO ECONOMICO KAMIKAZE SUICIDA". pib -3,5 ate 2018....

    ResponderExcluir
  4. Entao que dizer que: Se investir 500 mil na NTN-B ate 2024 estarei milionario? Sem fazer absolutamente nada,e isso?Livre totalmente de acidentes de percurso com esse desgoverno, que O MUNDO INTEIRO CHAMA DE PAIS NAO CONFIAVEL?HUMMMMMMMM....MUITO ESTRANHO...ACORDA BANANIA.....TITANIC AFUNDANDO.....DIVIDA INTERNA PUBLICA EM 3 TRILHOES,AGENCIAS DE RISCO SO NO ALERTA MAXIMO.....E MELHOR NAO PAGAR PRA VER.

    ResponderExcluir
  5. Conf. materia:"A renda variável é uma opção que confere maior rentabilidade que os títulos públicos(NUM PAIS COM 3 TRILHOES DIVIDA INTERNA)
    mas exige que o investidor tenha a habilidade de "lidar com os riscos" que envolve esse tipo de investimento. O risco é diretamente proporcional a possibilidade de ganho".
    OU SEJA: NAO E SEGURO E CHEGA A DAR MEDO.....TO FORAAAAAAAAA....ATE O PARAGUAY E MAIS SEGURO.

    ResponderExcluir