Total de acessos

Teste

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Exame: Preços dos imóveis têm queda real de 8,48% em 2015

O preço dos imóveis no Brasil teve queda real em 2015, ou seja, a correção dos valores ficou abaixo da inflação esperada para o ano. É o que aponta o índice FipeZap de dezembro, que acompanha o comportamento do mercado imobiliário de 20 cidades brasileiras.

Enquanto a correção dos imóveis em 2015 foi de 1,32%, a inflação - calculada pelo IPCA - deve encerrar o ano passado com aumento de 10,72%, de acordo com o Boletim Focus do Banco Central. Ou seja, a estimativa é que o valor dos imóveis fique 8,48% abaixo da inflação registrada no período.

A índice de apenas 1,32% em 2015 é a menor valorização anual registrada desde o início da série histórica do índice FipeZap ampliado, que começou em julho de 2012. Antes desse período, o indicador acompanhava as variações de preços dos imóveis em apenas sete cidades do país.

Queda real e nominal 
A maior parte das cidades que compõem o Índice FipeZap registrou índices de preços inferiores à inflação em 2015, sendo que Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Niterói tiveram quedas nominais de preços no período.

Em São Paulo, o custo das unidades aumentou 2,55% no acumulado do ano passado, enquanto no Rio de Janeiro caiu 1,36%. Foram as menores valorizações anuais registradas em ambas as cidades desde janeiro de 2009, início da série histórica anual dos dois municípios.

(Exame.com - Seu Dinheiro - Notícias - 06/01/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

7 comentários:

  1. DESVALORIZAÇAO 30% AO ANO, OU DEIXE QUE A INFLAÇAO.CORROSAO,DESPESAS SE ENCARREGUEM DE BAIXAR OS PREÇOS DOS BOLHUDS....KKKKK LOGO HAVERA CIDADES ABANDONADAS TIPO DETROIT ALGUNS ANOS ATRAS....DEVIDO O DESEMPREGO EM MASSA POR VIR,,,,CUBATAO SERA UMA DELAS....

    ResponderExcluir
  2. Não vende é ainda aumenta 1.32 % isso é um absurdo !!!!

    ResponderExcluir
  3. O metro quadrado mais caro do Brasil é o Rio e ainda teve uma correção em 2015 de 1.32 %

    ResponderExcluir
  4. Vai piorar muito ainda. Muita gente está se conscientizando que imóvel não é investimento. Soma-se a isso que ninguém tem dinheiro, nem os banânios na terra da banânia tem dinheiro para se endividar com imóveis pelo resto da vida. Acrescenta-se que o rentismo é muito mais vantajoso. Mais situação econômica que vai de mal a pior, desemprego, inflação sem previsão nenhuma de melhora a curto prazo.
    Ia esquecendo da ganância que contribuiu demais para supervalorização dos preços.
    Isso explica a atual situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo:Quem diria que imovel seria uma "DESPESA" e nao investimento, e com desvalorizaçao 30% ao ano.Ou seja prejuizo pra quem adquiriu de 2010 pra ca.

      Excluir
  5. Opa! Conheci seu blog hoje, por acaso. Não quer me adicionar no seu blogroll? Te adiciono no meu. Sou investidor e construtor, minha trajetória esta toda no blog, passa lá amigo! viverdeconstrucao.blogspot.com Abraço

    ResponderExcluir
  6. E so ver ao redor:aluga-se,vende-se,arrenda-se,etc....acho que vou fabricar placas de "ALUGUE-SE E VENDE-SE" em material alta resistencia a interperies e maresia em alto relevo, com certificado de garantia 20 anos no minimo kkkkk... pois terao todo tempo do mundo pra vender os "desinvestimentos imobiliarios",crescentes a cada minuto.Pra galpoes vazios,comercio fechados,terrenos invadidos e fabricas desativadas,preço sera super especial.

    ResponderExcluir