Total de acessos

Teste

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Portal R7: Construtoras adiam lançamentos e desconto anunciado chega a 25%

A crise na economia afastou muitos investidores e também deixou o sonho da casa própria mais distante do trabalhador brasileiro. Para se adaptar a essa realidade, as construtoras diminuíram em 2015 o número de lançamentos e aumentaram os descontos na tentativa de fisgar novos clientes. 

Na cidade de São Paulo, havia 27,2 mil imóveis à espera de um comprador, em novembro do ano passado, segundo o Secovi-SP (sindicato da habitação). Esses números incluem unidades na planta, em construção e prontas lançadas nos últimos 36 meses.

O vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP, Emílio Kallas, considera que a oferta ainda está “muito alta”.

— O normal na cidade de São Paulo são 17 mil unidades.

Além de colocar menos empreendimentos no mercado, o desafio é vender as que estão ficando prontas, em um cenário de juros altos e crédito cada vez mais difícil.

O vice-presidente de Operações da construtora PDG, Antonio Guedes, diz que a estratégia tem como foco o bolso do cliente.

— Olhando geral, a média nossa de descontos tem ficado em torno de 13% a 15%. Lógico que se você tem aquela última unidade que voltou, que é lá no primeiro andar, no fundo, não muito boa, vai ter um desconto de 25%. [...] Existe a demanda, a gente fez um ajuste de preço, o imóvel estava ficando pronto e aquele cliente que tinha o dinheiro foi lá e fez um bom negócio.

No ano passado, a PDG não fez lançamentos. Nas 18 construtoras representadas pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), os lançamentos caíram 14,5% entre setembro e novembro, em comparação com o mesmo período de 2015. Nesses três meses, somente 20,3% das unidades ofertadas foram vendidas.

Para Luiz Fernando Moura, diretor da Abrainc, o estoque hoje não é preocupante, mas o mercado depende de uma reação positiva da situação econômica brasileira.

— Estamos fazendo um ajuste à demanda, como em qualquer segmento. O que está acontecendo é que há falta de confiança [das pessoas] para firmar um compromisso de longo prazo. É uma consequência do que a gente está vivendo na economia, com taxas de juros mais altas, rigor na concessão de crédito.

Poder de barganha
Como sempre, quem tem dinheiro guardado para pagar à vista tem mais poder de barganha na hora de adquirir um imóvel. Exemplo disso, segundo o executivo da PDG, essa forma de pagamento em 2015 aumentou.

— 20% de todas as nossas vendas foram à vista. Isso representa um aumento de 75% da venda à vista em relação a 2014.

Os imóveis prontos têm custo para as construtoras, já que depois da entrega precisam arcar com IPTU e condomínio das unidades que não foram vendidas. Guedes diz que, muitas vezes, o valor que seria gasto com isso é repassado na forma de desconto para o cliente.

— Quando fica pronto, a gente faz a conta de quanto vai pagar de IPTU e condomínio para poder dar o desconto. Ou seja, às vezes, fala que está tendo um desconto de 15%, é porque houve essa conta para não ter o gasto no futuro. [...] Mesmo que a construtora pague o condomínio por um determinado período, isso não acaba sendo repassado. O mercado é o patrão. A empresa acaba absorvendo esse custo.

(Portal R7 - Economia - 18/01/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

7 comentários:

  1. QUANDO FOR DOAR IMOVEIS ME AVISE.....POIS ESTOU INTERESSADO EM DIZER... "NEM ASSIM EU QUERO"....
    FIM DA BANANIA CHEGOU....POREM NAO E TAO RUIM ASSIM,POIS E MELHOR COMEÇAR DO ZERO DO QUE ARRUMAR O QUE ESTA AI.UMA COISA MUITO BOA, FOI ESSES CORRUPTOS COM MANSOES CARAS COMPRADAS COM DINHEIRO SUJO IRAO PERDER TUDO, E SO POVO NAO COMPRAR, QUE IRA MINAR SUAS"PROPRIEDADES TIPO CASTELO DE AREIA, TIPO TRIPLEX DO MOLUSK" AGUARDEMMMMM...ENTRE TER E MANTER TEM UMA DIFERENÇA IMENSA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguém quiser me doar eu aceito. Mas sem dívida. hehehehe...

      Excluir
    2. Não quero nem de graça também. O proprietário nunca vai ser dono de coisa nenhuma, mesmo quitado sobra o condomínio. Colocaram uma bacia apelidada de piscina, alguns brinquedos vagabundos de quinta categoria, pronto, mãos ao alto, 500 Reais de condomínio para morar em 43m².

      Só um besta para cair nesta furada, pois não vamos esquecer que o valor do condomínio sempre tende a subir, ou seja hoje 500 Reais, amanhã 700 e assim vai, tudo isso para morar nesses pombais.

      NÃO quero nem de graça !!!

      Excluir
  2. Para os corretores de imóveis não tem crise. O mercado imobiliário está em crise pela ganância das construtoras e dos corretores. Vocês acreditam nesta matéria: http://www.vivareal.com.br/vivacorretor/12-motivos-para-acreditar-mercado-imobiliario-em-2016/
    Tem cada porcaria na internet.

    ResponderExcluir
  3. "O vice-presidente de Operações da construtora PDG, Antonio Guedes, diz que a estratégia tem como foco o bolso do cliente."....ESSE AI NAO SE TOCOU AINDA QUE: O PAGA 4 LEVA 1 E SO PRA TROUXAS... SO QUE TROUXAS ESTAO FICANDO ESCASSOS NO MERCADO..MAIS AINDA TEM....PROCUREM,PROCUREM,.....KKKK

    ResponderExcluir
  4. Trouxa e 666 ainda tem de montão mas está faltando quem financie as besteiras deles. Acabou o crédito volta a valer a premissa "quem tem dinheiro fala o quanto quer pagar e quem PRECISA vender negocia ou amarga o prejuízo crescente."

    ResponderExcluir
  5. Melhor comprarem logo, os descontos chegaram a 50% ano passado, agora é no máximo 25%, logo não haverá mais descontos.

    ResponderExcluir