Total de acessos

Teste

quinta-feira, 24 de março de 2016

DCI: Construção chega ao "fundo do poço" com paralisação de obras

O grande número de demissões nos canteiros de obras e forte queda nas vendas de imóveis residenciais sinalizavam que 2015 seria o pior ano para a construção nas últimas duas décadas. No entanto, com o avanço da crise enevoando o futuro do País, a perspectiva agora é que o setor atinja o fundo do poço em 2016

"O que vamos ver este ano é uma redução brusca nas obras comerciais. Primeiro porque o governo não deve realizar licitações públicas que tragam investimento imediato, segundo porque as obras da Olimpíada já estão em fase final", afirmou o consultor da Plus Strategy, Rafael Andrade Mendes.

Pedra no sapato
Para o construtor Ângelo Ramos, fundador da Ramos Participações, a atual condução política e econômica do País deverá postergar qualquer chance de retomada do mercado residencial. "É preciso que haja uma condução mais severa da gestão econômica para que tenhamos segurança dos caminhos do País", cravou. Ano passado, a construtora lançou dois empreendimentos na região de Hortolândia, no interior de São Paulo, e os estoques remanescentes ainda tentarão ser vendidos este ano. "Não ouso pegar dinheiro emprestado com banco agora. Primeiro porque não vende [os imóveis], segundo porque os juros são absurdos", resumiu.

Do pequeno ao grande construtor residencial, a palavra de ordem tem sido cautela. Segundo o diretor de estratégia e de relação com investidores da construtora Even, Vinicius Mastrorosa, o foco da empresa é avaliar os ativos e pensar antes de realizar lançamentos.

"O volume de lançamentos do ano dependerá diretamente da nossa curva de vendas de remanescentes [principalmente de prontos e entregas deste ano] e da performance dos empreendimentos previamente lançados no ano", destaca, comentando que não há expectativa de lançar nenhum empreendimento em São Paulo e no Rio de Janeiro no primeiro trimestre do ano.

Mercado residencial em queda livre
Ano passado, segundo o levantamento da consultoria ITC, as obras residenciais receberam aportes de US$ 39,42 bilhões, retração de 19,6% na comparação com os US$ 49,06 bilhões verificados em 2014. 

Este ano a perspectiva continua ruim. Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que reúne as maiores empresas deste ramo, o mercado imobiliário brasileiro lançou 1,3 mil unidades entre novembro de 2015 e janeiro deste ano, o que representa um recuo de 14,8% na comparação anual.

As vendas somaram 24.293 unidades, uma forte queda de 16,6% sobre um ano antes . Esse patamar representa também diminuição de 21,8% frente ao que foi vendido no mesmo período de 2015.

Entre novembro de 2015 e janeiro 2016 foram entregues 27.869 unidades, recuo de 39,2% frente ao número de unidades entregues no mesmo período do ano anterior. No que se refere ao acumulado do mês de janeiro, as entregas somaram 7.366 unidades e tiveram recuo de 25,2% ao observado na mesma base de 2015.

Para o vice-presidente executivo da Associação, Renato Ventura, o acréscimo no número de unidades lançadas se concentra mais no segmento de moradias de baixa renda. "Ainda assim, todo o estudo mostra um cenário em que a instabilidade política tem atrapalhado muito o País, e como consequência, o mercado imobiliário, que necessita da confiança das pessoas na economia para tomar a decisão de compra", afirma ele.

Distratos 
Outra questão levantada são os distratos no segmento. Em janeiro, o total de unidades com contratos rompidos foi 26% menor que o visto em janeiro de 2014, somando 2,8 mil unidades. Apesar da queda, Ventura explica, que ela se dá em função da forte queda no número de imóveis vendidos. Assim, se considerados os distratos como proporção das vendas por safra de lançamento, a taxa de distratos das unidades vendidas no primeiro trimestre de 2014 apresenta o índice mais elevado da série histórica: 15,7%.

Entre novembro de 2015 e janeiro deste ano, foram distratadas 11.854 unidades, aumento de 6,9% frente ao número absoluto de distratos no mesmo trimestre do ano anterior.

Desafios
Para o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, em 2015 o setor enfrentou grandes problemas, mas 2016 tende a ser ainda mais desafiador. Os resultados do PIB e as perspectivas de mercado não sugerem nenhum indício de recuperação no horizonte visível, indicando que a recessão atual ainda não encontrou seu "fundo do poço", pontua.

Para este ano, a entidade estima que o PIB da construção recue 5%, apesar do leve acrescimento no resultado verificado no último trimestre de 2015.

Apesar de registrar pequeno crescimento no último trimestre do ano (0,4%), o setor da construção fechou com queda de 7,6%, a segunda maior desde 2003 quando a retração setorial alcançou 8,9%. "Na comparação com outras atividades, a retração anual da construção só não foi superior à redução da indústria de transformação [-9,7%] e do comércio [-8,9%]", resume o executivo. Na comparação com o último trimestre de 2014, o PIB da construção teve redução de 5,2%.

(DCI - Em Destaque - 23/06/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

123 comentários:

  1. Fico imaginando com o atual cenário politico e econômico cheio de incertezas , o que levaria alguém a se endividar por 30 anos sem ao menos saber o que vai acontecer na semana que vem rs ?

    ResponderExcluir
  2. Na Chom quero meu Na Chom

    ResponderExcluir
  3. reclame aqui:

    ”Assinei um distrato com a PDG em 2015 e ate o momento (Abril 2016) nao recebi a devolucao do dinheiro que deveria ter sido pago em 2015! Mais uma das evidencias de que a PDG nao honra seus contratos! Alem de ter sido [editado pelo Reclame Aqui] ja na assinatura do contrato que previa a devolucao de apenas 70% do valor pago, agora levamos um bolo e nao recebemos nada. Na epoca deveria ter seguido o conselho do meu advogado e acionando um processo. Informo que estarei tomando as devidas providencias caso nao receba a devolucao do meu dinheiro em 5 dias uteis!”

    ”http://www.reclameaqui.com.br/17539644/pdg-incorporacoes/pdg-nao-honra-seus-contratos-e-distratos-total-descaso-com-s/

    ResponderExcluir
  4. Apertem 13 e explodam de vez o bananal junto com os corvos 666

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma que quando você perder o seu emprego não vai ter é corvos e sim urubus em cima da sua casa.

      Excluir
  5. Lindo ver pessoas desesperadas respondendo em CapsLock em vários sites!!!
    Não sei se são corretores, investidores infelizes, novos desempregados ou simplesmente pessoas teimosas que não aceitam mudanças!!!
    Não vou nem falar nem demonstrar com cálculos que alugar é extremamente mais viável que comprar no atual patamar surreal dos preços pois não é o foco aqui.

    Se acha que não vai cair, vai lá e compre!!! Mas compre vários!!! E de preferência na planta!!! Só não venha depois chorar as mágoas e reclamar das construtoras, bancos e corretores que te iludiram!!!

    O aviso foi dado!!! Não quis dar valor a informações de qualidade, tem mais é que arcar com as consequências!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, a burrice cobra seu preço, e quem não quer aprender com os erros, a vida se encarrega de punir.

      Excluir
    2. reforcando o comentario, compra imovel na planta quem quer, depois se quiser fazer o distrato, senta e chora, amargando com o prejuiso. Digo isto porque ja me lasquei nesta.

      Excluir
  6. Falam em 40% de desconto, mas não é bem assim. Minha esposa tem acesso as tabelas de preço e os descontos em unidades bem localizadas não passam de 10%, e isso com um preço por metro quadrado já supervalorizado para o mercado. De 25 empreendimentos de uma construtora em São Paulo apenas uma única unidade tinha esse desconto, e era o maior mico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses descontos são tudo propaganda enganosa
      .

      Excluir
  7. E vai aumentar ainda mais... bananal falido, sendo comprado pelos yankees e os corvos 666 sumiram

    ResponderExcluir
  8. Graças ao PT, está cada vez mais difícil adquirir um imóvel. dilmanta e luladrão

    ResponderExcluir
  9. Mas não existe bolha!!! lembrem-se valorização de 30% a.a. Ass: O corvo 666 pela hora da morte

    ResponderExcluir
  10. Como facilitar a busca por um imóvel? Como melhorar a relação do consumidor com o mercado imobiliário? Foi tentando responder a estas perguntas que a Benvenuto chega ao mercado: Facilidade de acesso, tranquilidade e segurança são os maiores adjetivos que podem ser utilizados para mostrar que este empreendimento pode revolucionar o mercado, aproximando vendedores e compradores de uma maneira inovadora e eliminando o valor da comissão. Conheça agora e se cadastre para saber sobre o lançamento: www.benvenuto.com.br

    ResponderExcluir
  11. Vão ter que reduzir e muito os preços se quiserem vender esses pombais num bananal sendo sucateado pelos PTRALHAS !!!

    ResponderExcluir
  12. Mesmo baixando os preços vai ser difícil vender. A festa acabou, o crédito secou e a bolha estourou, os corvos desapareceram de vez.

    ResponderExcluir
  13. a situação tá 13 ! Bananal em extinção.

    ResponderExcluir
  14. Essas construtoras estão colhendo tudo que plantou. O que esqueceram de mencionar, é que o valor por metro quadrado está absurdamente fora de qualquer realidade!!!!!
    Essas empresas querem ganhar 4x mais e não o justo!!!
    Eu não consigo comprar um apartamento de 50 m² no bairro em que nasci e cresci (bairro de classe média), pq supervalorizaram o preço dos imóveis!!!
    Quem tem meio milhão/ hum milhão de reais para comprar um apto!? Desculpa, mas meu perfil, assim como de muitos, é de não querer entrar num financiamento de 30 anos!!!
    Ou as coisas mudam ou vão mudar na marra!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. A verdade do mercado, quem comprou imóveis nas promoções, achando que estava fazendo um bom negócio, vai perceber em alguns meses que o imóvel não tem valorização, e está abaixo do valor pago.

    ResponderExcluir
  16. ó comprarei algum imóvel caso cai uns 70% do valor de mercado, caso isso não aconteca, ficarei no aluguel.

    ResponderExcluir
  17. O racional é este: os distratos (cancelamento de vendas) que já eram absurdamente ANORMAIS (mais de R$ 13 BILHÕES de distratos de 2.011 a 2.013) estão subindo muito em 2.014, aumentando ainda mais os SUPER ESTOQUES e o MEGA endividamento de várias construtoras de grande porte, em contra-partida, as vendas não param de cair e de forma relevante (exemplo: São Paulo com queda de 48% nas vendas no 1S14 e de 56% na variação de julho/2013 para julho/2014). O preço está completamente fora da realidade de renda, com situação ruim da economia se deteriorando rapidamente. Misture tudo isto e só resta uma conclusão: os preços dos imóveis irão cair muito ! Não estou falando da Brazilian Black FRAUDE (sic), que estão praticando nestas últimas "promoções" (tudo pela metade do dobro do preço), mas sim que as construtoras vão precisar baixar o preço de verdade para pagarem as parcelas das dívidas delas, CEF e BB não vão financiá-las para sempre, como estão fazendo com PDG no último ano...

    ResponderExcluir
  18. Usando São Paulo como referência, segundo o CRECI SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), mais de 50% das vendas de usados são para imóveis abaixo de R$ 400 mil, no entanto, mais de 70% dos anúncios são para imóveis acima de R$ 500 mil ! Isto ocorre porque menos de 10% das famílias tem renda para comprar imóvel acima de R$ 500 mil financiado em 30 anos em São Paulo e destes, no mínimo 73% já tem imóvel próprio, o que faz com que tenhamos mais de 100.000 imóveis anunciados acima de R$ 500 mil que NUNCA serão vendidos! Ainda em São Paulo, a oferta de 3 e 4 dormitórios em apenas 1 site equivale a mais de 11 ANOS de vendas de novos para compradores finais MAIS usados! Quem quiser ver as evidências de tudo isto e MUITO mais: http://defendaseudinheiro.com.br/a-evolucao-da-bolha...

    ResponderExcluir
  19. nao vai te goupe é 13 e confirma, pt senpre o milhor

    ResponderExcluir
  20. Para entender a bolha imobiliária brasileira com INFOGRÁFICOS, de forma amigável, incluindo EVIDÊNCIAS: http://defendaseudinheiro.com.br/desmascarando-a-bolha...

    Para analogia entre bolha imobiliária brasileira e americana, incluindo dados sobre queda de preços de Brasília e desemprego em Salvador, tudo relacionado a nossa bolha: http://defendaseudinheiro.com.br/a-evolucao-da-bolha...

    Para avaliar a evolução da bolha imobiliária em BH e ainda, a relação entre nossa bolha imobiliária e a economia: http://defendaseudinheiro.com.br/a-evolucao-da-bolha...

    ResponderExcluir
  21. sem chororo, por que não fala a margem,mais de 100% seus picaretas,da pra dar 50% de desconto e lucrar ainda,nada de pedir socorro pra governo,certo tem investimentos mas que podem ser reduzidos simplificando processos,ter que dividir fila com pedreiro pra compra iphone é as trevas

    ResponderExcluir
  22. OK que as construtoras estão tendo menos lucro e estão desesperados, mas sinceramente não acredito muito que os preços irão cair ao ponto de vir a causar uma bolha imobiliária. Mas também, não dá pra negar que os preços passarão por ajustes. O mercado passou por um momento muito aquecido, não haviam tantos imóveis disponíveis, isso aqueceu o mercado de lançamentos.
    Todo mercado tende a voltar a sua temperatura normal um dia, ou até mesmo esfriar um pouco depois do pico, isso ocorreu em um momento onde a disponibilidade de imóveis se tornou maior, é fácil interpretar a lei da oferta e procura, se a demanda esfriou e a oferta aqueceu, os preços precisam no mínimo manter-se estável.
    O mercado está lento em outros setores da economia também, não é apenas nos setor imobiliário. Copa do Mundo que não agregou nada a ninguém, expectativa com as possíveis mudanças após as eleições.
    É um momento de cautela sim, especialmente a quem deseja investir. Mas, para quem deseja adquirir o primeiro imóvel, ainda há no mercado boas opções, infelizmente nem sempre é no bairro onde se nasceu e cresceu, mas tem oportunidades sim.

    ResponderExcluir
  23. Tomará que encalhem todos e fiquem mofando aí esses pombais

    ResponderExcluir
  24. Recado para aqueles que pretendem adquirir imóvel, não comprem! Os imóveis cairão e muito...Não tenham pressa.

    ResponderExcluir
  25. Super exagerou nos preços dos imoveis, causando grande destorções, completamente fora da realidade. Com aumento dos juros aqui e logo no EUA, preço talvez cair. Certo é que setor já faturou muito alto com grande destorção dos preços, agora tem muita gordura para queimar.

    ResponderExcluir
  26. A hora da especulação acabou... Corvos 666 suicídio geral dessa raça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior os que se acham investidores. Espero que seu emprego dure para não vender seu casebre ou apteco na bacia das almas. Os urubus chegam até você.

      Excluir
  27. A chapa ta esquentando... construturas falindo, colapso total dos Ptralhas, babanal falindo e pombais a perder de vista

    ResponderExcluir
  28. Para todo canto que se olhe e' sempre o pior da serie historica, o pior em XX anos, etc.
    O fato e' que retrocedemos 25 anos, um quarto de seculo, desde quando o Collor comecou remover as barreiras ao comercio internacional. Eu que vivi o periodo da hiperinflacao achava que as conquistas eram permanentes. Eu subestimei o dano que uma ideologia fracassada atrelada a uma cleptocracia podem fazer.

    ResponderExcluir
  29. Acabou .... Não adianta a negação!.... fim das construtoras e corvos 666, passando fome

    ResponderExcluir
  30. Na Chom quero meu Na Chom, CORVOS 666

    ResponderExcluir
  31. Ésta crise já era anunciada em 2007, quando o povo iludido com a vinda da copa do mundo se esqueçeu de cuidar do futuro. Na época o governo baixou os juros, deu crédito abundante as construtoras que construíram tantos empreendimentos neste país como nunca se viu antes na história. São tantos prédios que levarão uns dez anos para vender tudo. Criou-se o vilão ! minha casa minha vida" que a princípio era uma boa idéia, mas como a ganância é maior logo os preços começaram a subir ao patamar de incríveis 30% ao ano, fazendo com que os preços entrassem num nível irreal e absurdamente fora do padrão dos bolsos brasileiros. Mas naquela época tudo era festa, os lançamentos eram logo vendidos e os preços subiam e mesmo assim continuavam a vender, era a farra dos corretores e construtoras que se uniram e entraram na bolsa de valores para captar mais dinheiro ainda. Isso foi até o final de 2012 quando algumas ou milhares de obras começaram a ser entregues, aí o comprador tinha que financiar e a maioria não tinha condições, então começou os distratos, ou seja as construtoras começaram a receber de novo os imóveis que já tinham vendido e para fazer caixa os colocavam a venda, mas ninguém comprava e então davam-se descontos ou feirões. A essa altura os preços estavam nas alturas e aqueles especuladores que compraram na planta 4 ou 5 aptos para lucrar na hora da entrega, perceberam sua tática não funcionar mais. Era o início da crise em meados de 2013. Em 2014 parou tudo. Corretores de carros importados colocando-os a venda. Proprietários de imóveis achando que seu imóvel vale o dobro e não querem abaixar. Logicamente se não abaixar não vende. Então tudo parado. Agora com achegada da inflação que tardou para aparecer devido as eleições e principalmente a ganância dos especuladores o povo vai amargar anos de recessão que se iniciou onde começou ou seja na construção civil que alavancava toda uma rede de comércios. Se os construtores, corretores, imobiliárias fossem menos gananciosos, os imóveis estariam em um preço justo, o mercado andando e tudo normal. Mas quando se fala em dinheiro todos querem mais e mais e uma hora a corda arrebenta. Agora o governo se vê obrigado a elevar as taxas de juros, cortar créditos e frear a economia. Em 2007 um ap que custava 50 mil hoje custa 350 mil. Ou seja houve um absurdo aumento irreal em cima. E isso resumidamente faz qualquer economia quebrar. Este é meu pensamento sem qualquer ofensa aos demais

    ResponderExcluir
  32. Eu cresci ouvindo isso:
    -Imóvel nunca baixa de preço.
    -Quem compra terra não erra.
    -Quem casa, quer casa.
    -Pago o que é meu, e vou deixar para meus filhos
    -Ninguém toma ou confisca
    -Terreno não pega fogo e o ladrão não tem como levar
    - Quando eu ficar velho vou ter onde morar

    ResponderExcluir
  33. Não consigo entender. Falam em crise, mas ao mesmo tempo continuam construindo e subindo os preços como se tivessem compradores interessados. Aqui em Santos - SP tem vários prédios em construção. Qual a lógica: se não estão vendendo porque estão construindo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tipo de público que esses empreendimentos querem atender. Quem é rico e tem uma boa grana guardada, com muita capacidade para pagamento, pode se dar ao luxo de comprar um imóvel de valor superior a 500k, mas geralmente esses compram para morar, ao menos na maioria dos casos.
      Existe um público que a crise não atinge muito, pessoas com salários maior ou igual a 10 mil por mês, se não estiver com dividas grandes, tem uma capacidade de compra e poder de negociação elevada.
      Até pq são poucas pessoas que tem um salário alto assim, e estou falando de renda de um indivíduo e não familiar onde se soma a renda até do gato, cachorro, papagaio e por ai vai.

      Excluir
  34. Isso é apenas o visível do iceberg. Em seguida começa entrar "para valer" o financiamento acordado com os bancos, período que finda a farra de prestações a R$ 300,00 com as construtoras e começa a prestação maior com os bancos. Aí o cidadão vai querer refinanciar a dívida e vai tomar no "slitz". Eu até posso comprar para ajudar, mas só que pela metade do preço e para baixo.

    ResponderExcluir
  35. “Em Manaus, devolução de imóveis na planta aumentou 72,3%, em fevereiro
    A rescisão de contratos por inadimplência chegou a 112 unidades em fevereiro, aponta associação

    http://new.d24am.com/noticias/economia/manaus-devolucao-imoveis-planta-aumentou-723-fevereiro/148788

    ResponderExcluir
  36. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    “Empresários da construção civil criticam paralisia da economia
    Agência O Globo

    Os empresários da construção civil criticam a paralisia da economia, consequência da combinação da crise “ética” e turbulência na política. Em nota, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), informou que a entidade acompanha com preocupação a situação pela qual passa o país e texto cobra coragem e responsabilidade das instituições e de setores organizadores para restabelecer a normalidade.”

    http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/03/economia/488140-empresarios-da-construcao-civil-criticam-paralisia-da-economia.html

    ResponderExcluir
  37. “18/03/2016 08h08 – Atualizado em 18/03/2016 08h26
    ‘Inflação do aluguel’ desacelera na segunda prévia de março, diz FGV
    Índice ficou em 0,43%, depois de avançar 1,24% no mês anterior.”

    ResponderExcluir
  38. Como se fala aqui em Aracaju:

    “eitha gota”!

    Brasil está à beira de uma crise constitucional, diz Financial Times
    Jornal britânico diz que os recentes fatos políticos são surpreendentes “mesmo para os padrões políticos brasileiros”

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/03/brasil-esta-a-beira-de-uma-crise-constitucional-diz-financial-times-5114522.html

    ResponderExcluir
  39. 30 bi nos preços de hoje são 10 apartamentos.

    ResponderExcluir
  40. Terminou a festa da especulação. Agora vem o prejuizo. Se segurem que a pancada vai ser forte...

    ResponderExcluir
  41. Chegou ao fundo do poço ? Porque não vendeu com preço baixo ..

    ResponderExcluir
  42. É só baixar os preços , que aparece comprador ...

    ResponderExcluir
  43. "Bolheiros", "Pagadores de Aluguel", e "Marmanjos morando com a Mamãe" chorando em 3, 2, 1... kkk

    ResponderExcluir
  44. O mercado vai balancear os valores corretos dos imóveis.

    ResponderExcluir
  45. Em breve o preço do metro quadrado que se encontra nas alturas no Brasil irá baixar também.

    ResponderExcluir
  46. Ser o povo aguentasse mais 2 anos sem comprar imóveis seria bom. As Incorporadoras teriam que vender a 1/3 do preço de hoje (o que ainda seria caro) para desovar os estoques. É melhor comprar imóveis no Exterior, que é muito mais barato que aqui, e não dar dinheiro para esses malditos vampiros.

    ResponderExcluir
  47. Em Orlando custa sete vezes menos....
    Imóvel na região da classe média não vale mais que mil dólares o metro quadrado, automóvel médio mais que 15 mil dólares é um absurdo, mas tem compradores e para reverter precisamos fazer uma corrente e deixar de comprar, caso contrário....

    ResponderExcluir
  48. Tem ignorante falando do preco imobiliario, dizendo que é absurdo, um abuso, mas ta negociando carro "de luxo" a preco ainda mais alto que dos imoveis.
    Antes de dar seu alpite de bonzao dos negocios, veja quanto voce pagou no carro que vc usa e analise o quanto voce deveria ter pago e qual foi o valor que vc perdeu nessa compra.
    Quem sabe ate poderia ter compra esse mesmo carro e com a diferenca dado entrada em um imovel

    ResponderExcluir
  49. Brasileiro merece toda a merda que tem, porque aqui se dá valor sempre ao que não presta, povinho preguiçoso que acha que o governo tem que ser mãezinha e paizinho senão eu não voto nele. Prefiro o governo militar , nesse sim vagabundo não se criava e o cidadão de bem era respeitado ,tinha seus serviços públicos funcionando e crescia muito mais que nessa merda de hipocrisia democrática mentirosa que hoje existe no Brasil. É melhor falar que quem manda nessa merda toda aqui agora é o PT e ponto final. E essa porra de eleição não vai dar em nada , vai ser Dilma de novo e depois Lula e depois a peste que o PT quiser eleger e pronto. Joaquim Barbosa bem disse " o Brasil está em mãos fechadas e nada fará abri-la por agora" . Entendeu a porra ou quer que eu desenhe.

    ResponderExcluir
  50. Só os inocentes e otimistas não enxergam a bolha que esta prestes a estourar...

    ResponderExcluir
  51. Não comprem nada, os preços vão cair 50%

    ResponderExcluir
  52. Corvos 666, roubaram ao máximo e agora estão sofrendo.

    ResponderExcluir
  53. Por mim essas construtoras bandidas vão todas falir.

    ResponderExcluir
  54. Todos sabem que o bananal está falido, ninguém tem dinheiro para mais nada.

    ResponderExcluir
  55. Acabei de fazer o destrato do apartamento que comprei, não sou trouxa para pagar uma 4 ap e receber só 1.

    ResponderExcluir
  56. VAMOS AGUARDAR ESTE SEMESTRE E OLHAR ESSE MERCADO APÓS AS ELEIÇÕES!

    ResponderExcluir
  57. Na Chom, quero meu Na Chom

    ResponderExcluir
  58. voltem no 13 para 2018 e explodam o bananal de vez

    ResponderExcluir
  59. A única culpada dessa queda são as próprias construtoras juntamente com o governo burro dos PTRALHAS.

    ResponderExcluir
  60. CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666 CORVOS 666

    ResponderExcluir
  61. Na chom é o melhor investimento não perca tempo na chom

    ResponderExcluir
  62. Fiquem com seus pombais e não vendam, morrem agarrados a eles, os filhos brigam e vende quase de graça.

    ResponderExcluir
  63. Isso é mérito do governo, parabéns 13

    ResponderExcluir
  64. Eu me arrependo de ter comprado minha gaiola, agora to com uma divida infernal

    ResponderExcluir
  65. Hei LULADRÃO devolve meu dinheiro, Hei LULADRÃO devolve meu dinheiro, Hei LULADRÃO devolve meu dinheiro.

    ResponderExcluir
  66. Tem corretor viajando na maionese dizendo "Compre que vai subir ainda mais !!!!!" (lol)

    ResponderExcluir
  67. As construtoras vão precisar de muito, mas muito otário caindo no colo deles loucos para jogar o seu dinheiro fora para desovar tudo isso.

    Que fique com seus imóveis extremamente caros que assim eu prefiro ficar com o dinheiro rendendo de verdade no banco (os corretores piram com isso).

    ResponderExcluir
  68. Tenho medo de CORVOS 666

    ResponderExcluir
  69. Mas não existe bolha!!! eu o corvo dos corvos 666

    ResponderExcluir
  70. A ganância do Empresário da Construção , o alto preço da mão de obra ... tudo encarece. No Brasil fala em alta de dólar tudo dispara absurdamente, exemplo disso foi recentemente uma área de exploração de jazidas de areia foi interditada pela FEPAM e o metro cubico da Areia subiu de 40 para 100, ora , foi só uma área , não a exploração toda no País, mas tudo serve para aumentar e encarecer . Falam em baixa do dólar e não baixam os preços do que foi aumentado em face da alta ... resultado está ai ... aqui no município meia dúzia de construtores quebraram literalmente, preço alto não tem procura .. preço justo não querem fazer ...

    ResponderExcluir
  71. Gente isso aqui é terra de ninguém,acabei de chegar de viagem dos EUA e lá encontrei apartamento de dois quartos por 70 mil dólares é isso mesmo convertendo em real o valor é bem abaixo dos imóveis daqui,mas caso não queira converter não converta aí vc fica com mais raiva ainda.
    Sinceramente só voltei para o Brasil pois meu visto ainda é de turismo.

    ResponderExcluir
  72. A irrealidade do mercado imobiliário brasileiro, mostra agora a sua cara, veja a euforia passou, voltaremos logo logo aos preços justo.- Veja uma sobrado usado reformado 140 m², foi vendido a 3 anos por R$ 170, mil, 2 anos depois o novo proprietário tentou vender por R$ 550,0 mil, até hoje está encalhado.- Veja tinha um terreno na mesma região o propietario estava vendendo a 2 anos por R$ 200,0 mil, não consegui-o vender, ofereci recentemente R$ 80,0 mil a vista, provavelmente eu vou comprar , pois estou verificando a documentação para fechar o negocio.- Conclusão você pode pedir quanto você acha que vale, pois o imóvel e seu, mais para vender o mercado é quem determina o preço.
    Se você tem dinheiro para comprar um imóvel, não tenha pressa, se gostar de um imóvel, ofereça o que você acha que vale, porque o proprietário nunca vai vender pelo valor que ele quer vender.

    ResponderExcluir
  73. O pior ainda esta por vim imagino ....inflação alta inadimplência alta menos consumidores com condições de pagamento regular, desaceleração na economia Suspeitas de quem será o novo PRESIDENTE, adquirir é uma péssima ideia

    ResponderExcluir
  74. mais um sinal da bolha! uma hora vão ter que baixar o preço para fazer caixa.

    ResponderExcluir
  75. Será que um dia o povão irá entender que a máquina governamental arrecada muito, gasta mais que arrecada e investe pouco?

    ResponderExcluir
  76. Uma nova ENCOL chegando quentinha em 3, 2, 1, . . .

    Fiquem líquidos e sem dívidas, não acreditem em papai Noel, Coelhinho da páscoa ou em corretor que não vende nada e vai ter que devolver o carro financiado dele dizendo que imóvel sempre valoriza, ó, há 2 anos eles diziam "compre agora ou não comprará nunca mais" sem o menor pudor, ano passado diziam "imóvel é o melhor investimento" (igualmente sem o menor sentido), daqui a alguns meses e com até o FINGE-ZAP falando em quedas nem eles terão coragem de falar mais que só valoriza.

    ResponderExcluir
  77. Está muito mais fácil e acessível comprar um imóvel em Miami ! Brasileiro está vivendo fora da realidade.

    ResponderExcluir
  78. Solução simples é só abaixar os preços e fazemos negócio!
    Caso contrário fique com eles, seus custos e não reclame!

    ResponderExcluir
  79. O PT reinventou a roda, querendo oferecer por decreto um imóvel a preço mais barato, sem combinar antes com investidores, construtores, proprietários de imóveis a serem alugados, e, enfim, especuladores. Bom, o raciocínio foi o seguinte: como um pobre que antes não podia comprar imóvel, e sem qualquer aperfeiçoamento na sua qualificação profissional, como num passe de mágica, agora pode? Evidentemente, se você continua a ter a mesma qualificação profissional, a tendência será ganhar a mesma coisa- ou menos- nunca mais. Nessa década perdida, o Partidão preferiu "dar crédito" e "dinheiro de mentirinha" aos pobres e remediados, em lugar de oferecer cursos técnicos. Preferiu regularizar as profissões de domésticas e prostitutas, em lugar de qualificar ou mesmo de alfabetizar. Hoje uma grande parcela só produz mesmo filhos. E se proliferam os subempregos do setor terciário, e atividades tais como: motoristas de toda a sorte e ordem, prestadores de serviço, personal trainers, DJ,
    atores, e outras atividades afins, notadamente, que não tem qualquer preparo intelectual. Basta ver o tipo d projeto inclusivo que é oferecido nas comunidades: música, dança, capoeira, e outras babaquices que não garantem o futuro de ninguém, justamente o do mais necessitado. Aí, pergunto: Por que motivo os imóveis deveriam baixar de preço? Para atender a que cliente? O país está a multiplicar inúteis de toda a sorte, sem o mínimo preparo cognitivo para o setor produtivo, inchando o setor terciário, no seu degrau mais baixo, enquanto o setor secundário míngua. Cabe dizer que o setor terciário é VITAL para os países desenvolvidos, mas não no âmbito dos postos que o brasileiro comum ocupa...

    ResponderExcluir
  80. Todas as imobiliárias estão reclamando dos imóveis encalhados, mas baixar o preço que é bom nada, e ter hombridade pra assumir que estamos num cenário de bolha econômica com medo de perder dinheiro também não, por mim que os distratos aumentem, que as novas unidades mofem encalhadas, o governo vai dar um jeito de fazer um pacotão pra socorrer essa gente e jogar o valor da moeda lá embaixo mesmo, aí sim vai ficar bonito, moeda desvalorizada, distratos, imóveis encalhados, é a receita pra jogar a ultima pá de terra na cova do Brasil!

    ResponderExcluir
  81. A mim me parece que o mercado esta dando como certo o fim deste governo e bem rapidamente.

    Eu ainda estou com um pé atras, ou podemos ter esperanças de que a coisa vai começar a mudar me breve. Ou pelo menos vai parar de piorar.
    Sei que mesmo que tenhamos em breve um novo governo as dificuldades criadas por este são imensas e vai dar muito trabalho para consertar.

    A questão é: mesmo sem guinada a esquerda, qual o risco da crise se agravar a ponto de contaminar os bancos?
    Qual o risco de termos muitas empresas quebrando?
    Será que só a troca de governo vai fazer a economia voltar a andar?

    Eu penso que o buraco é maior do que parece.

    ResponderExcluir
  82. 7 mil em estoque são 15 meses de vendas somente na mão das construtoras?
    confere CA

    fora o estoque na mão da sardinhada, pode colocar aí o dobro
    fora os tantos “vendidos” no age do perído de euforia (2012) que ainda estão terminando de entregar

    neste mercado, 12 meses em estoque é um patamar máximo que equivale aos tais 42 dias do setor de autos
    um estoque saudável para que se tenha boa diversidade de escolha é 6 meses (ou 29 dias para autos) fonte: os próprios setores

    Só o que está aí a crise imobiliária está comprada até fim de 2016, mas pode piorar caso as vendas recuem ainda mais e o estoque oculto seja melhor avaliado. Em tempo, na Região metropolitana de SP, devidos às sacanagens que o prefeito Radares fez, ainda há muita necessidade por comprar na capital, portanto o estoque ali é menor que nas cidades do entorno.

    Não tenho os dados, nem fiz as contas mas um chute bem calibrado eu diria no mínimo 30 meses em estoque, 2 anos e meio de mercdo imob em crise, até 2017 ano de eleição.

    ResponderExcluir
  83. Eu avisei !
    Quando os preços começassem a cair , seria o período que menos venderia.
    Os distratos estão motumbando as construtoras e ao mesmo os brick-lovers “investidores” que não conseguem repassar os tijolos mágicos.

    Enquanto isso ! A gente surfa nos juros !!!
    PNJ!

    ResponderExcluir
  84. Entenda por que 10 mitos muito comuns sobre investimentos não passam de mentiras

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/4766435/entenda-por-que-mitos-muito-comuns-sobre-investimentos-nao-passam

    1º Mito: Imóvel é sempre um bom investimento

    Marina Boité, assessora de investimentos da Inove Investimentos, comenta que, de fato, imóveis já foram um excelente investimento. “Entre 2010 e 2012 vivemos um “boom” imobiliário, quando o mercado se deu conta que os preços no Brasil estavam muito abaixo de seus pares globais e começou a ajustar rapidamente, combinado a uma taxa de juros inferior à que temos hoje”, atesta.
    “Como a taxa Selic subiu nos últimos anos, a renda de alugueis foi deixando de ser tão interessante e muitos passaram a substituir uma renda mensal de 0,35% ou 0,40% ao mês liquido, por 1,1% líquido em ativos conservadores atualmente. Com isso, além de não comprarem mais imóveis, passaram a vender alguns de seus imóveis, gerando esse recuo dos preços”, completa Ronaldo Bella, da Allux Investimentos.

    ResponderExcluir
  85. Já vejo muitas pessoas abaixando os preços de “Kitnets” vagabundas que são construídas no norte da Floripa.
    Aqueles “muquifos” ou “puxadinho” não valem R$40mil
    Mas estão sendo ofertados por R$95mil

    Kkkkkkkkk ainda não chegou o dispair na ilha da Fantasia

    ResponderExcluir
  86. Continuando o que acabei de falar de floripa. falando em kit em floripa, eu me hospedei em uma no jurere beach village em novembro. achei a estrutura do condomínio show. na realidade é um condohotel. eu tava de férias por lá e aluguei de um particular pelo alugue temporada. diaria de 175,00. se fosse alugar pelo hotel seria uns 400k. tem kits a venda lá, mas não sei precisar o preço. se for uns 80k eu acho que dá pra comprar.

    ResponderExcluir
  87. Tem uma coisa que me chama muito a atenção nestes estoques de vendas: Os apartamentos de 4 dormitórios tem estoque de vendas para 30 anos que tenham o mesmo desempenho de 2015, daqui 30 anos estaremos em 2046 e jabteremos atingido a inversão demográfica! As famílias que possuem 3 filhos ou mais serão muito mais raras, o estoque de quatro dormitórios possui venda infinita ou ate que o imóvel se deteriore e fique inabitável. Vale o mesmo para os imóveis de três dormitórios, que em 20 anos estarão extremamente próximo da inversão demográfica… Ao meu ver, olhando sobre este prisma entendo que casais sem filhos e com apenas um filho irão morar em imóveis maiores que suas necessidades. Também acontecera de família maiores, com três filhos, podem morar em imoveis de dois dormitórios… Os estoques de imóveis com apenas um ou dois dormitórios estão mais enrascados do que se imagina, pois enfrentarão a concorrência de imóveis maiores. A crise de demanda bate as portas com uma violência exponencial que supera qualquer cálculo.

    ResponderExcluir
  88. Imagine quando a mão de obra das domésticas ficar ainda mais caro? Melhor estar em um imóvel menor ou para pagar menos ou para ter menos trabalho

    ResponderExcluir
  89. Alguma dica do que fazer com 100K hoje, onde aplicar? Ou melhor esperar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crie uma conta em uma corretora e aplique, coloque uma parte em investimento com liquidez e o resto a médio-longo prazo:

      jurus.com.br

      Excluir
  90. Para recordar:

    Descontos de até 40% tiram atrativo de imóvel comprado ainda na planta
    21/02/2016
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/02/1741516-descontos-de-ate-40-tiram-atrativo-de-imovel-comprado-ainda-na-planta.shtml

    Sites de imóveis anunciam descontos de até 40% na Black Friday
    26/11/2015
    http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/2015/11/1711439-sites-de-imoveis-anunciam-descontos-de-ate-40-na-black-friday.shtml

    Evento promovido por imobiliária dá desconto de até 40% na casa própria
    16/09/2015
    http://www.correio24horas.com.br/single-economia/noticia/evento-promovido-por-imobiliaria-da-desconto-de-ate-40-na-casa-propria/?cHash=654ee9611d41d35bc6d226dec347a666

    ResponderExcluir
  91. Na Chom, quero meu Na Chom, Na Chom, quero meu Na Chom , Na Chom, quero meu Na Chom

    ResponderExcluir
  92. Imóvel valoriza 30% a.a. o corvo 666

    ResponderExcluir
  93. Pessoal deixem de ser bobos, não comprem imóvel, não vale a pena.

    ResponderExcluir
  94. PORQUE AS OCAS SAO TAO CARAS AQUI NA ALDEIA BANANNENSE HEIN.....KKKKK,FALENCIA GERAL A VISTA.

    ResponderExcluir
  95. IMOVEL URBANO NAO E INVESTIMENTO,IMOVEL RURAL SIM....SO ISSO

    ResponderExcluir
  96. O lance agora é comprar imóvel em Miami e Orlando!

    ResponderExcluir
  97. Em 2009 questionei um corvo relação com relação ao preço surreal pedido em um imóvel. O idiota de forma extremamente arrogante e petulante me respondeu que no mercado imobiliário o propriotário pedia o preço que queria e o comprador pagava oque podia. Gostaria de encontrar esse fdp hoje pra perguntar de ele continua pensando assim . Idiota.

    ResponderExcluir
  98. Entre novembro de 2015 e janeiro 2016 foram entregues 27.869 unidades e entre novembro de 2015 e janeiro deste ano, foram distratadas 11.854 unidades.
    kkkkk

    ResponderExcluir
  99. Engraçado ver a esperança de alguns imaginando que o preço do imóvel um dia ira cair 50%, 60% até 70% kkkkkkkkkk
    ...
    Pura ilusão! Neste momento de crise, tudo precisa se encaixar no patamar econômico atual, não existe bolha imobiliária, se existisse, também teríamos a bolha automobilística, a bolha vestuário, a bolha alimentícia e por ai vai....
    ...
    Os preços abaixaram sim, com bons descontos sim, varias oportunidades boas... Mas não fique sonhando na esperança de morar nos Jardins por R$ 5mil o metro quadrado, isso não vai acontecer da mesma forma que você nunca vai comprar uma BMW zero com preço de Gol, é o mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corvinho falido, a queda brusca não é imaginação de ninguém, são fatos. Não existem mais compradores pelos valores ofertados hoje. Ou cai muito, ou morre com o imóvel.

      A bolha vestuário, existe também. Marcas que vendiam camisas de 400 reais ou calças de 1.000 estão quebradas também. E o bacalhau de 80 reais o kg, mais da metade do estoque estará no supermercado depois da páscoa.

      Óbvio que existe e existirá diferenças de valores de acordo com as regiões. E nas áreas perifericas estão pedindo 6 a 7 mil/m2 hoje, quando o justo seria 2.500 à 3.000.

      E em relação à analogia estúpida que escreveu sobre Gol x Bmw, posso dizer que hoje, o que realmente acontece com os imóveis, é que estão oferecendo Gol à preço de Bmw.

      Excluir
    2. Isso mesmo! Povinho pobre! À espera de um milagre!

      Excluir
    3. Anônimo 20:33, se você fosse só um pouquinho inteligente, perceberia que mais de 80% dos leitores deste blog estão com dinheiro na mão ou aplicado, aguardando a iminente queda nos preços, para trocar seu imóvel ou adquirir um novo.

      Agora, se você investiu em imóveis e está esperando aquecer o mercado para lucrar, pode ser que entre para esse rol de "povinho pobre" em alguns anos.

      Se você adquiriu um imóvel e tem prestações até 2050, ofereço meus pêsames.

      E se você é um corvo, seria interessante mesmo ficar "à espera de um milagre"...kkk

      Excluir
  100. Aos sonhadores informo que não acredito em desconto de 4o% ou 50% nem em 2017 um imóvel no valor de 500 mil com desconto de 30% seria 350 mil isso é um sonho impossível aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é não cara, isso já acontece em muitas regiões, mas não na dimensão que vc possa enxergar ou que seja latente para todo mundo, pois nesse mercado os processos se dão de forma lenta mesmo, mas a tendência,(e o que já está acontecendo), é de queda mesmo. Os valores praticados vão caindo a cada semestre.
      E se vc for olhar os preços nos leilões, vc vai encontrar imóvel já nessa realidade de desvalorização. E olha que tem muito imóvel indo para leilão, não é pouca coisa não.

      Excluir
    2. Existem sonhadores que ja gastaram 10 anos no aluguel.... E a unica esperança desses é a "Bolha Imobiliária".

      Excluir
  101. O pobre vive de ilusão e sonhos assim VC vai acabar com os pobres ..

    ResponderExcluir
  102. Concordo com o anonimo de16:29 hs se os imoveis aqui na Tijuca no Rio baixar de 500 mil para 350 mil acabou a crise todos vão comprar ..só que até agora isso não aconteceu ..

    ResponderExcluir
  103. Acho de uma arrogância tremenda a pessoa que diz em tom de toda a "verdade" a afirmação de um determinado bem ser " tal" e este é o " preço justo". O preço é determinado por vários fatores como custo de produção, impostos, margens e oferta e procura. Está cheio de palpiteiro dizendo que o valor deve ser este ou aquele. Se acha que não deve comprar não compre!!! Mas não fiquem desmerecendo o bem alheio. O nível dos comentários deveria melhorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretor detectado , deve está na miséria duro..

      Excluir
    2. Brazuka nao tem renda,a media e 2300,00 por mes....entao o m2 tem que ser 1500,00 no maximo sim e pronto.ou fique cim os m2 pra voce eternamente.

      Excluir
  104. Minha noiva e eu pretendíamos buscar um imóvel e fazer um financiamento. Durante a etapa de pesquisas constatei preços absurdos, como se brasileiro estivesse nadando no dinheiro, além dos juros praticados pelos bancos obrigarem a pagar quase 3 vezes o valor do financiamento ao fim do prazo. Pesquisando na Internet achei esse blog, além do BolhaImobiliaria, lendo os diversos comentários e matérias compartilhadas optei por abrir uma conta numa corretora e investimos o dinheiro que antes era mantido na poupança em LCI e CDB com taxas muito, mas muito acima do que a poupança dava de retorno. Dentro de mais um ano o retorno com rendimento já nos permitirá arcar com o aluguel de algum imóvel perto de metrô, enquanto mensalmente aumentamos o montante aplicado, que aumentará gradativamente nosso retorno em rendimento. Comprar imóvel e se endividar pela vida inteira ou receber juros e aumentar sua grana? Escolha óbvia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima estrategia se o plano é ficar para sempre no aluguel, assim vocês conseguem ter uma maior mobilidade em caso de mudança de emprego etc

      Excluir
  105. Acho que nós, brasileiros, estamos em uma situação bem difícil. Nosso futuro está comprometido!
    Com bolha ou sem bolha, o fato é que a construção civil está entre os setores mais vulneráveis da economia e sente mais fortemente os efeitos da crise que nos massacra com uma estagflação jamais vista na história deste país (devemos sofrer três anos inteiros de recessão e inflação combinadas - e nem chegamos à metade do segundo ano).
    Não é o momento, definitivamente, de comprar imóvel para investir, até porque os imóveis nunca foram excelentes investimentos em retorno (a grande vantagem dos imóveis é que, inclusive pela baixa liquidez, costumam preservar o valor do patrimônio - sem grandes acréscimos, entretanto, e desde que a pessoa não precise vender com pressa).
    Quem quiser comprar para morar, este ano pode ser oportuno, mas não sem muito cuidado. O mercado está muito confuso e há uma clara quebra de paradigmas, de parâmetros de preço... No Rio, por exemplo, não compraria antes das olimpíadas de jeito nenhum. Os precos, notadamente de imóveis usados antigos e não reformados, cairão.

    ResponderExcluir
  106. Calma, calma, o precipício está apenas no começo!

    ResponderExcluir