Total de acessos

Teste

quarta-feira, 13 de abril de 2016

IstoÉ Dinheiro: Construção foi do paraíso ao inferno em 3 anos, diz Secovi

Entre os desafios, além dos dados macroeconômicos, como inflação e alta taxa de juros, ele comentou sobre fundamentos enfraquecidos do mercado imobiliário

O presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, descreveu a trajetória do setor imobiliário nos últimos três anos como "do paraíso ao inferno", citando shoppings com lojas vazias, lajes corporativas ociosas e locação comercial ou residencial em queda. Amary afirmou que o lançamento de novas moradias diminuiu 37% em 2015 em relação ao ano anterior, sendo que em 16 regiões pesquisadas, a queda foi de 24%.

Diante desse quadro, o dirigente defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Na opinião de Amary, a crise política deu origem à pior crise econômica das últimas décadas. "Se a razão desse quadro caótico é política, a solução tem de começar na política". Nesse sentido, ele remeteu atenções para o próximo dia 17, quando haverá a votação na Câmara do processo de impeachment.

Desafios
Há muitos desafios, econômicos e políticos no Brasil no momento, mas esse tipo de ambiente normalmente cria oportunidades. A afirmação é do chefe global de investimentos no grupo de real estate da Blackstone, Kenneth Caplan, em palestra no Summit Imobiliário Brasil 2016. 

Entre os desafios, além dos dados macroeconômicos, como inflação e alta taxa de juros, ele comentou sobre fundamentos enfraquecidos do mercado imobiliário.

Um exemplo foi o aumento da oferta de espaço para escritórios em São Paulo, de 149% de 2008-2011 para 2012-2015. Ou seja, oferta elevada é um sinal de enfraquecimento. Ainda assim, ele apontou que não se deve ficar parado. "Estamos investindo", disse, citando que a empresa fez recentemente aquisição de um espaço logístico em São Paulo.

O presidente da subsidiária local da Tishman Speyer, Daniel Cherman, lembrou da crise de 2008/2009, quando havia a suspeita de uma bolha imobiliária. "Em 2008 e 2009 se discutia a bolha imobiliária, o importante era que não estourasse. Hoje, vemos que a questão era muito mais ampla, relacionada ao incentivo ao crédito generalizado na economia", afirmou.

Segundo ele, o setor não está alavancado de modo geral, mas há alguns investidores nessa situação, que estão sofrendo atualmente. "Os que não estão alavancados têm, ao contrário, oportunidade nesse ciclo", destacou. A Tishman Speyer possui US$ 80 bilhões investidos no segmento no mundo e US$ 2 bilhões no Brasil. "Olhamos ativos em reais e deixamos a questão do câmbio para os investidores analisarem", completou Cherman.

Falta de crédito e de confiança
Diante da falta de crédito no mercado, a Brookfield tem oferecido uma saída para os empreendedores que precisam vender projetos, principalmente para as companhias que têm mais pressa para negociar seus ativos, afirmou o executivo-chefe (CEO) da Brookfield Properties Group Brazil, Roberto Perroni.

O executivo ressaltou que a Brookfield é um investidor de longo prazo e, por isso, fica mais confortável para operar no mercado. Segundo ele, empreendedores que fazem investimentos pensando num horizonte de apenas dois ou três anos encontram-se em situação mais complicada.

Já o caso de investimento da Brookfield ele diz ser mais longo, de cerca de sete anos por empreendimento. Ele apontou, entretanto, que poucos estrangeiros estão olhando para o Brasil com estratégia agressiva.

(IstoÉ Dinheiro - Notícias - Economia - 12/04/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Pode voltar a ser um paraíso é só voltar os preços de 2009 ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem assim.. esta saturado de ofertas,esqueceram que: Os pais morrem,familias cada vez menores,
      baixo indice de casamentos,baixo indice de empregos,empresas/comercio fechando,baixa renda,ou seja.O KAOS ESTA INSTALADO POR DECADAS. ESSA E A REALIDADE QUE NAO QUEREM ADMITIR.

      Excluir
  2. Isto é apenas o começo!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ver os Corvos avarentos malditos, esses corvos que humilharam o povo mentiu, roubou, fraudou, matou juntamente com as imobiliárias amaldiçoadas vendendo pipoca e fazendo malabarismo no semáforo para ganhar uns trocados para alimentar os corvinhos.

    ResponderExcluir
  4. ...espero que volte de onde nunca deveria ter saído....

    ResponderExcluir