Total de acessos

Teste

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Portal CBN: Número de imóveis para aluguel dispara e derruba preços

"O mercado parou para a venda e acabou entrando para a locação. [...]" De acordo com especialistas, este cenário de desaquecimento do mercado de imóveis tende a se manter enquanto as incertezas políticas e econômicas persistirem. Com os preços em baixa, a melhor opção para os proprietários é colocar o imóvel para alugar. E para os inquilinos, com o aumento de oferta, é hora de pesquisar e negociar para garantir um bom desconto

Depois de anos de aluguéis em alta, os inquilinos do Rio estão com mais poder de negociação. O motivo é a crise econômica, que derrubou os preços dos imóveis e aumentou a oferta  para locação. De janeiro de 2012 a março deste ano, o número de apartamentos e casas para alugar na cidade subiu 213%. No mesmo período, o preço dos aluguéis avançou 9,13% no Rio, bem abaixo da inflação medida pelo IPCA, que acumulou 32%. E mesmo assim, há imóveis vazios: são 6.449, segundo o Sindicato da Habitação do Rio. Há três anos, eram apenas 2.181 disponíveis. A funcionária pública Iruaci Carvalho é dona de um apartamento em São Cristóvão, que está vazio há um ano. As ofertas que ela recebe para locação são bem abaixo do valor pretendido:

"Acontece que a maioria das pessoas estão inadimplentes. Tem esse detalhe muito importante e eu já disse "não vou alugar meu apartamento para quem está inadimplente". Então não adiantou abaixar o aluguel, a situação ficou a mesma coisa. Está lá o apartamento. Já recebi propostas bem menores, mas não vale a pena porque você vai alugar um apartamento que vale 1300 reais por 500 reais? Eu prefiro ficar com ele vazio".

Mas deixar o imóvel vazio tem o seu custo com contas e taxas de condomínio. Para evitar essa despesa, o aposentado Marcos Mendes resolveu baixar o valor do aluguel dos dois apartamentos que ele têm em Guadalupe. Para fechar negócio, o desconto para os inquilinos chegou a 15%.

"Eu acho que o melhor investimento é o imóvel. Ainda hoje, apesar da violência que estamos no Rio de Janeiro, ainda acho que é o melhor investimento. Devido ao mercado eu tive que demorar um pouquinho. Tive que reduzir um pouco o preço e alugar. E aí eu fiz muita propaganda e consegui alugar".

Mercado frio e parado
De acordo com o vice-presidente do Secovi-Rio, o mercado de vendas vem esfriando desde 2014 e, com isso, o aluguel é uma opção para tentar reaver o dinheiro aplicado. Leonardo Schneider diz que a negociação na hora da compra até pode existir, mas sem abrir mão da burocracia na hora de firmar a transação.

"O mercado parou para a venda e acabou entrando para a locação. O que está acontecendo hoje é que o proprietário talvez esteja mais consciente que ele precisa se flexibilizar para poder alugar aquele imóvel. Mas na documentação a gente nunca recomenda que tenha essa flexibilização. É importante que se tenha um fiador, ou seguro fiança e título de capitalização. É mais, por exemplo, em relação a preço, oferecer algo mais no imóvel, ou alguma coisa que possa se destacar da concorrência".

A produtora cultural Lisiane Mayão aproveitou que a vantagem está com o inquilino para renegociar o seu contrato de aluguel no início do ano. Moradora do bairro de Fátima, ela conseguiu um desconto na renovação de um apartamento de dois quartos.

"Como a gente sabia que o contrato iria acabar, e a gente não sabia se ela iria renovar, a gente deu uma pesquisada em outros lugares. E aí a gente começou a ver e teve essa noção de que as coisas estavam caindo. A gente até chegou a fazer uma obra aqui e não foi descontado e a gente sempre pagou em dia, então eu acho que isso fez a diferença".

De acordo com especialistas, este cenário de desaquecimento do mercado de imóveis tende a se manter enquanto as incertezas políticas e econômicas persistirem. Com os preços em baixa, a melhor opção para os proprietários é colocar o imóvel para alugar. E para os inquilinos, com o aumento de oferta, é hora de pesquisar e negociar para garantir um bom desconto.

(Portal CBN - Rio de Janeiro - 20/04/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

6 comentários:

  1. Olha o comentário na reportagem : ""Eu acho que o melhor investimento é o imóvel. Ainda hoje, apesar da violência que estamos no Rio de Janeiro, ainda acho que é o melhor investimento".
    Pro povo, alugar e ter retorno de 0,3% apenas em relação ao valor é melhor que um investimento que rende conservadoramente 1%. Cada um com sua ignorância.
    Pra quem quer alugar é ótimo. Paga o aluguel com o investimento e ainda sobra dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O investimento rende 1% quando voltar o credito fácil os imóveis voltam a subir e VC não vai comprar nenhum imóvel kkkk

      Excluir
    2. Crédito fácil já tem, o problema é o crédito ser indexado pela TR, quem financiou e está pagando as prestações por 1, 2 anos e vai ver o saldo devedor verifica que está o mesmo, se pegou 200 deve 200 ainda, mesmo já tendo pagado mais de 20 prestações, pois a inflação é transferida pela TR.
      Quem financiou 10, 20 anos atrás e já quitou não sofreu esse reajuste, pois a economia era estável, agora nesse processo inflacionário, a dívida se torna impagável.
      Aquela loucura de compras na planta que aconteceu a 4 anos atrás, nunca mais...a maioria já sacou...

      Excluir
  2. Brasil:Nao existe mais demanda....existe encalhados e isso e fato.A DEMANDA ANTIGA, ERA INVESTIDORES QUE SE FERRARAM.....SO ISSO.O FAMOSO MICAO..NA MAO.kkkkkkk....

    ResponderExcluir
  3. Tem que deixar as construtoras alavancadas quebrarem... Chega de capitalismo tupiniquim!
    Quanto ao investimento em imóveis, vale mais pela conservação do patrimônio (por conta da baixa liquidez, é mais difícil torrar as economias com besteiras) do que, propriamente, pela renda que proporciona. E, embora não seja a regra, quem compra na hora certa ainda pode ganhar muito com a valorização...

    ResponderExcluir
  4. O Brasil está falido o dólar caindo e o real subindo rsrstdr

    ResponderExcluir