Total de acessos

Teste

sábado, 18 de junho de 2016

Dicas e informações sobre investimentos: Atenção às mudanças nas Estatais

Caro Leitor:

A partir de hoje, estamos retomando a parceria com o site de investimentos Toro Radar, que oferecerá, nos fins de semana [sem periodicidade definida], mais uma opção de leitura, com artigos e informações sobre o mercado financeiro e de investimentos.

Dessa forma, esperamos contribuir com a crescente demanda de muitos leitores.

Agradecemos à Toro Radar pela parceria, desejando uma ótima leitura a todos.

Um abraço,

Observador



Mudanças nas estatais: Por que investidores devem prestar atenção?

Com o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República e o início do governo interino de Michel Temer, os nomes que encabeçam os cargos de confiança, como ministérios e secretarias, passaram a ser repensados. No que se refere à diretoria das estatais a dinâmica não é diferente. Cada nome indicado deve ser cuidadosamente estudado para que o novo governo possa se consolidar e demonstrar estabilidade.

O período entre as incertezas e as mudanças efetivas podem provocar oscilações significativas no mercado de investimentos. Quem está atento às notícias sabe que essas novas nomeações podem fazer com os ativos variem bastante e, consequentemente, incidam sobre a forma com que você vai investir em ações. Vejamos dois exemplos de empresas de destaque:

Petrobras
Presença constante nas manchetes de jornais, a Petrobras vem enfrentando tempos conturbados há algum tempo. Segundo o relatório trimestral da Economática, em relação aos dados do ano passado, a estatal demonstrou maior queda em Lucro Líquido se comparada às demais empresas de capital aberto, com um recuo de -R$6,57 bilhões.

Quanto à liderança da empresa, em fevereiro deste ano Graça Foster renunciou ao cargo de Diretora-Presidente da Petrobras, dando lugar a Aldemir Bendine. Mas, assim que assumiu a presidência, Michel Temer indicou o nome de Pedro Parente, Ministro da Casa Civil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, para assumir o posto.

Enquanto Parente aguardava a aprovação de sua nomeação pelo Conselho de Administração, os investidores passaram a acompanhar as ações PETR4 com mais atenção. Enquanto a confirmação do novo presidente não era aclamada, o ativo teve quedas recorrentes, apresentando um total de 11,03% de recuo em apenas uma semana. O único momento de reação positiva foi no dia 30 de maio quando Bendine renunciou, deixando o cargo livre para Parente.

Banco do Brasil
A publicação do Diário Oficial da União do dia 31 de maio teve como um dos destaques a exoneração de Alexandre Corrêa Abreu da presidência do Branco Central, sendo substituído por Rogério Caffarelli.

Abreu ocupava o cargo desde fevereiro de 2015, mas não foi o bastante para manter a posição, principalmente após a nomeação do novo Ministro da Fazenda do governo Temer, Henrique Meirelles. Anteriormente à nomeação, Caffarelli fazia parte da diretoria da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e já havia liderado o BB Banco de Investimentos e o BB Leasing.

Paralelamente à mudança na diretoria, os ativos também foram influenciados por um anúncio dado no dia 24 de maio: a extinção do Fundo Soberano. A notícia foi dada pelo presidente em exercício com o objetivo de reduzir a dívida pública. Assim que a informação foi divulgada, os ativos recuaram aproximadamente 4%.

Seis dias depois, Henrique Meirelles afirmou que a venda das ações do fundo não era urgente, o que fez com que as ações do BB conseguissem se recuperar após o recuo, apresentando uma alta de 1,74%.

Com a mudança no governo federal, vieram as dúvidas com relação aos nomes a serem indicados por Michel Temer. A grande responsabilidade que os cargos de confiança exige refletem no mercado de ações, causando oscilações significativas nos ativos das empresas envolvidas.

Frente a cenários incertos como o que estamos vivendo agora, é essencial se informar sobre o que acontece na política e na economia nacional e internacional. Dessa forma, você vai conseguir encontrar ótimas oportunidades para fazer investimentos de forma mais acertada e ter bons ganhos.

Quem quer investir dinheiro deve estar munido de informações bem embasadas e uma estratégia coerente com seu objetivo final. Os dados, as análises e os indicadores serão importantes aliados na hora da tomada de decisão. Atrelados ao contexto político e econômico vigente, você terá em mãos ferramentas poderosas para potencializar seus ganhos na bolsa de valores!     

Por Ana Cláudia Inez
Toro Radar Investimentos
www.tororadar.com.br

2 comentários:

  1. SEM REFORMA TRIBUTARIA COM IMPOSTO UNICO E BAIXO -IVA,
    IGUAL PARAGUAY,MEXICO,COLOMBIA,CHINA,ETC...NADA DE INVESTIMENTOS, AQUI NO PAIS DOS MAIORES IMPOSTOS/JUROS DO MUNDO, COM QUALIDADE SERVIÇOS PADRAO AFRICANO.POR ISSO ESTA FALINDO TUDO.
    TEIMAM E NAO FAZER REFORMA TRIBUTARIA,INDO NA CONTRA MAO DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos a retomada da parceria. Abraços!

    ResponderExcluir