Total de acessos

Teste

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Portal G1: Número de imóveis tomados pela Caixa dispara 53% em 1 ano

Em 2015, foram 13.137 unidades ofertadas em leilão por inadimplência nos financiamentos, contra 8.541 nos 12 meses anteriores, informou o banco ao G1. Desde 2010, esse aumento foi de 93%

O atraso no pagamento das prestações tem feito muitos mutuários perderem seus imóveis. Na Caixa Econômica Federal, que controla cerca de 70% do crédito imobiliário do país, o número de compradores que perderam o imóvel saltou 53% no ano passado.

Em 2015, foram 13.137 unidades ofertadas em leilão por inadimplência nos financiamentos, contra 8.541 nos 12 meses anteriores, informou o banco ao G1. Desde 2010, esse aumento foi de 93%.

Compradores que financiaram imóveis por outros bancos também passam pela mesma situação. No ano passado, a técnica em edificação Clarissa (o nome foi trocado a pedido da entrevistada), de 36 anos, ficou seis meses sem pagar as parcelas do imóvel que comprou na zona leste de São Paulo, financiado pelo Itaú. “Eu queria pagar até o fim, mas tive problemas financeiros porque trabalho no setor de construção civil”, conta.

Sem receber contato para negociar a dívida, Clarissa recebeu uma notificação de um escritório que cuida das cobranças do banco e, depois de 15 dias, o imóvel foi retomado e seguiu para leilão. “Tentei negociar o pagamento, mas não consegui. Eu tinha o dinheiro para quitar as parcelas em aberto, mas eles não aceitaram”, diz.

Para tentar impedir que o imóvel fosse vendido em leilão, Clarissa pediu uma liminar, que foi negada em primeira instância, mas concedida depois pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) após o imóvel ter sido ofertado, mas o caso ainda não foi resolvido. “Eu sabia que existia o risco de perder o imóvel se eu deixasse de pagar, mas não tinha ideia de que fosse tão rápido”, diz.

O aumento de calotes do imóvel financiado foi acompanhado de um volume 33% menor  do crédito imobiliário no país em 2015, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Os preços, por sua vez, recuaram 8,48% no ano passado em termos reais (descontada a inflação), de acordo com o índice FipeZap.

"Ninguém compra um imóvel pensando em não pagar. O principal motivo para essa inadimplência foi o desemprego e a perda da capacidade de compra do brasileiro", avalia o advogado Marcelo Tapai, especializado em direito imobiliário.

Casos na justiça
No primeiro trimestre, a procura por opções de desistência do financiamento bancário subiu 12% na Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa). Marco Aurélio Luz, presidente da entidade, diz que boa parte dos compradores desconhece que, ao contrário do contrato com a construtora, não é possível desfazer o financiamento com o banco.

O direito de arrependimento na compra, previsto no artigo 49 do Código do Consumidor, não se aplica ao financiamento bancário. “Se o cliente não conseguir pagar as prestações nem negociar, ele tem duas opções para evitar a retomada: vender o imóvel e pagar a dívida com o banco ou transferir a dívida para outra pessoa”, explica Luz.

Segundo Tapai, do Tapai Advogados, a maior parte dos contratos de crédito com o banco é de alienação fiduciária, que permite tomar automaticamente o imóvel sem precisar passar pela Justiça. A regra, criada em 1997, acelerou o processo antes feito por hipoteca. “É muito rápido e geralmente pega as pessoas de surpresa”, diz o advogado.

O prazo para resolver o atraso das parcelas com o banco após a notificação no cartório é de três meses se ele for financiado pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação) e de 15 dias pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). Passado o prazo, o imóvel vira propriedade do banco e segue para leilão, explica Luz, da Amspa.

O valor obtido no leilão servirá para pagar a dívida com o banco e o restante é devolvido para o mutuário. “O imóvel costuma ser ofertado pelo seu valor de mercado em um primeiro leilão e, se não for arrematado, a oferta é feita pelo valor da dívida em um segundo leilão”, explica.

“É muito difícil conseguir reverter o processo de leilão na justiça porque o imóvel já está em nome do banco, a menos que se comprove algum erro na execução da retomada do imóvel, como não comunicar o mutuário ou alguma falha nos trâmites legais”, esclarece Luz.

Se a Justiça decidir anular o leilão por uma liminar, o mutuário deve ter o dinheiro para quitar as prestações em atraso, acrescenta Tapai. “Geralmente é preciso entrar na justiça para forçar o banco a aceitar o pagamento das parcelas atrasadas e só assim cancelar o leilão”.

(Portal G1 - Economia - Notícia - 31/05/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

13 comentários:

  1. Os Corvos deveriam por lei, devolver os 6%.
    Por isso eu falo e repito: quem precisa de Corretores? ???
    Quem precisa de imobiliárias? ????
    Por 500,00 um despachante faz todo o serviço se vc não tiver tempo.
    Quem quer alugar imóveis, basta pagar um advogado que faz o contrato. Os riscos são os mesmos.
    Tem gente que mesmo na imobiliária não está pagando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Ë fato que V.S. desconhece completamente a profissão de corretor de imóveis. Procure se aprofundar um pouco conhecimento para ter embasamento nas pronúncias.

      Excluir
    2. Comissão de corretagem ė devida. Previsão legal dos artigos 722 à 729 do Código Civil Brasileiro.

      Excluir
    3. Como o colega disse, é melhor contratar um advogado, sai muito mais barato e tem o mesmo efeito.
      Um imóvel de 500.000 pagar 30.000 pra mostrador de imóveis é um absurdo. Falo mostrador pq quando acontece algum problema a imobiliária é a primeira a tirar o corpo fora. Infelizmente o cumprimento da lei no país é falha e morosa.

      Excluir
  2. Isso ja deixou de ser bolha ....E FALENCIA TOTAL DO BRASIL MESSSMO.Quem puder vaza daqui.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho pena, quem mandou comprar imóvel com preços abusivos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem pena é corvo kkkkkkkkk
      Falando em corvo, coitados não estão vendendo nem pra comprar fubazinho com couve rasgada.
      Acho que agora vão ter que trabalhar de verdade.

      Excluir
    2. Outro Anônimo que desconhece a profissão de corretor de imóveis. Procure ter um embasamento para se manifestar. É bem provável que os críticos da profissão não devem ter sido assessorados por um profissional habilitado em algum momento e, portanto, generalizam. É fácil criticar sem conhecer.

      Excluir
  4. Bem feito, estou adorando ver os corvos se f....

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo que ninguém precisa de corretores que só atrapalham o negocio, eu estou procurando casas e logo que vejo na internet já corro atras do endereço e mando uma carta ao proprietário pra negociarmos sem corretor pra ter mais desconto na compra, e se o dono aceita minha proposta eu ligo no cartório de registro de imoveis pego a escritura do imóvel que demora 1 semana pra sair e custa 30 reais vejo o CPF do dono enfim vejo tudo que o dono deve se a casa está com processo judicial se o dono tem dividas de todo e qualquer tipo inclusive de impostos enfim reviro a vida inteira dos donos antes de fechar qualquer negócio pra não cair em uma furada e as imobiliárias vendem casas que nem donos são donos e que na verdade a UNIÃO (governo) é dono já peguei cada coisa e acabei com o corretor e denunciei a imobiliária affffff jamais confio em corretor ou imobiliárias, qualquer casa com endereço correto tem o registro no cartório de imoveis e todos os números de documentos e nomes dos donos!! isso é publico qualquer um pode consultar inclusive prédio que fui ver e verifiquei a documentação e nem HABITE-SE tinha e mesmo assim construíram o prédio em área restrita isso na Vila Mariana com propina e agora quem comprou não consegue registrar es tão tendo que pagar as custas do processo pra conseguir! Gente se informem nos cartórios a copia da escritura custa 30 reais e as consultas e certidões negativas custam 15 reais por CPF não precisa pagar advogado as consultas são publicas. Eu que pergunto para os anônimos ai que escreveram que tem gente que desconhece a profissão de corretor!!! Eu mesmo alugo um apt sem corretor e sem imobiliária já peço caução logo prq qualquer coisa o dinheiro fica comigo pra pagar o inicio do processo de despejo que custa no total em torno de 20 a 30 mil pra tirar o inquilino que não pagar ou por coisas quebradas no apt!!! E tb a caução é ótimo pra fazer seleção prq se o cara não tem 5 mil pra emergência guardado qualquer pau que dá na vida do cara ele já não consegue pagar o aluguel, além do que a caução é devolvido pra pessoa no final do contrato então pra quem é consciente sabe que é a melhor forma de vc ter o dinheiro de volta prq o fiador entra na mesma vc tem que revirar a vida de quem se diz fiador é mais custo pra quem não pode pagar! E com este tanto de informações pra que precisamos de corretores e imobiliárias sendo que os que me atenderam sequer sabiam sobre o imóvel que estavam me vendendo e foram corretores de imoveis de imobiliárias renomadas e detalhes a 20 anos na profissão!! E na hora em que inquilino pára de pagar a imobiliária tira o corpo fora? e quem paga o processo de despejo de 30 mil???? O trouxa que aceitou dar 15% todo mês do aluguel ou o primeiro aluguel pra imobiliária perguntar se o dono pagou a conta de luz kkkk??? hein????quero ver quem me peita! se vcs acharem algo que renda 15% no mês eu quero!!!ahhh vá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima colocação e elogiável postura em relação aos seus investimentos, que por sinal, é dessa maneira que todos deveriam agir, mas o Brazuca prefere o comodismo de confiar em pessoas que nem conhece, e se conhece não investiga todo o contexto e licitude de uma transação comercial, seja qual for, e vai pagando e assinando tudo.

      Excluir
    2. Ratifico tudo que vc falou, principalmente na questão do aluguel. Já tive problemas por desleixo da imobiliária e não acontece nada para punir, apenas dor de cabeça.

      Excluir