Total de acessos

Teste

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Artigo: Gigante da construção se aproxima do colapso

[...] se fosse realizar diagnostico médico da PDG, diria que é um paciente com morte cerebral, mantido somente por aparelhos. Traduzindo à nossa realidade, se os bancos desistirem, ou perderem a fé em seu paciente, será o fim da PDG

Em 15 de dezembro de 2015, o site Resumo Imobiliário confirmou que “Em 05 anos, ações da PDG viraram pó. Perda acumulada chega a 99,63%”. E de forma muito direta, encerrou a análise com o seguinte parágrafo:

“Que as aventuras da PDG sirvam de ensinamento às incorporadoras, e que se tornem um exemplo a não ser seguido. Infelizmente, existe ainda a possibilidade de que a PDG se torne o grande símbolo de fiasco do novo mercado imobiliário brasileiro.”

A PDG hoje
E por fim, retornou aos dias atuais. E após um longo e tenebroso inverno, finalmente a mídia entendeu o quão caótica tornou-se a situação da PDG, o que para o site já era realidade há muitos meses.

O problema da PDG não é somente a dívida monstruosa que possui, mas a tempestade perfeita que se formou sobre ela. Uma mistura de má administração histórica, alavancagem desmedida, estouro da bolha dos distratos, aumento excessivo de estoque e crise de confiança. A convergência de todos os pontos resultou no maior desastre administrativo do setor imobiliário desde a Encol.

Muitos sites comentam sobre as obras paradas da PDG. Trata-se do óbvio. Não se mantém uma máquina ativa sem caixa. A dívida também se acumula junto a fornecedores e colaboradores que estão sem receber. A empresa foi obrigada a realizar um “hard landing” (pouso rápido) de suas obras enquanto negocia com seus credores.

Além disso, não aposto na recuperação judicial da PDG em curto prazo. Existe um interesse maior para que esse pedido não vá adiante. Os quatro maiores credores da empresa são Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, e tentam uma reestruturação no valor de R$ 3,7 bilhões. Tecnicamente, a melhor saída para essas instituições financeiras é postergar o recebimento dos valores devidos. Se optassem por executar as garantias creditícias, iriam receber em troca diversas obras paradas, terrenos e imóveis. A dedicação para arrumar o estrago realizado, aliado a um mercado recessivo, não pagaria o esforço em receber tais garantias. Os bancos assumiriam os riscos civis, técnicos e financeiros da construção, além de ficarem responsáveis pela venda dos futuros ativos.

Finalmente, se fosse realizar diagnostico médico da PDG, diria que é um paciente com morte cerebral, mantido somente por aparelhos. Traduzindo à nossa realidade, se os bancos desistirem, ou perderem a fé em seu paciente, será o fim da PDG.

(Site Resumo Imobiliário - Artigos - Opinião - 21/07/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

11 comentários:

  1. Porque as vendas de imovel esta imovel hein?
    Com a palavra os corretores e especialistas de mercado.

    ResponderExcluir
  2. porque só a PDG?
    cade as outras?
    e a Rossi?
    aqui no bairro a construtora Atlantica ja foi pro saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Exemplo foi dado pelo motivo da PDG ser capital aberto.

      Excluir
  3. Isso ocorre na maioria. Resultado principalmente devido à ganância e péssima administração.
    Alguém duvida que em breve o governo vai socorrê-los com os dinheiros provenientes de nossos impostos. Em Belo Horizonte, o governo perdoou uma série de dívidas das construtoras que efetuaram dentros outros a construção de hotéis.

    ResponderExcluir
  4. Kd o corvo do Fernando Stabile!!!
    Compre, compre, compre.
    Estou felicíssimo no aluguel recebendo meus juros.
    Aleluias, com o dinheiro que vendi meu bolhudo, metade do dinheiro construí uma casa de campo, outra metade está na LCA. Só rendendo $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Xiiiiiiii! Sem choro nem velas...
    ... pague meus juros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaiz...comprei dois apto da PDG... vou fazer a escritura urgente... me mandaram carta de quitação com endereços trocados das unidades... Socorro...

      Excluir
    2. Continua viajando na maionese...
      Ou, continua sem nenhuma criatividade...
      Patience!

      Excluir
  5. Construtora é aquela coisa né, quando estão ganhando rios de dinheiro defendem livre mercado, lei da oferta e da procura, chamam "especialistas" e td mais. Mas quando estão perdendo querem empréstimos e mais empréstimos do dinheiro do contribuinte via banco público! Q quebrem todas!

    ResponderExcluir
  6. Estou com uma peninha.....do corvo kkkkkk.....fubazinho ja era....

    ResponderExcluir
  7. Deve ser dentro do mar esses apes....ninguem viu e ninguem ve....kkkk ou marte....

    ResponderExcluir