Total de acessos

Teste

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Extra: Condomínio é o vilão no mercado imobiliário

A folha de pagamento de funcionários representa de 60% a 70% do valor do condomínio, e é a principal responsável pelo aumento dos gastos do prédio

A folha de pagamento de funcionários representa de 60% a 70% do valor do condomínio, e é a principal responsável pelo aumento dos gastos do prédio
Com mercado imobiliário desaquecido, o proprietário que oferece um imóvel para aluguel deve recalcular o valor de locação de acordo com a taxa do condomínio. Para especialistas, a cobrança excessiva dificulta ainda mais o negócio. Mesmo quando o prédio fica velho, e o valor de mercado do bem cai, o condomínio pode subir. A Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) afirma que, em alguns prédios, podem ser encontradas falhas no rateio da taxa condominial, e alguns moradores estão pagando mais do que a cota devida.

- A contribuição correta para o rateio das despesas é pela fração ideal do terreno, que é o valor de referência para cada apartamento. Mas a norma, às vezes, é alterada por convenção coletiva, e o condômino deve estar atento à cobrança - afirmou Marcelo Borges, diretor jurídico da Abadi.

A folha de pagamento de funcionários representa de 60% a 70% do valor do condomínio, e é a principal responsável pelo aumento dos gastos do prédio. Mas outro vilão do orçamento é o consumo de água, em geral, porque os edifícios antigos não têm hidrômetros individuais.

- Para quem vai comprar um imóvel, a atenção deve ser redobrada. Sugiro que o interessado observe a taxa de inadimplência e o balancete do condomínio, para verificar, por exemplo, se há um histórico problemas hidráulicos e gastos com obras - alertou Valnei Ribeiro, gerente de condomínios da administradora Apsa.

Um ponto positivo, que pode ajudar nas receitas do prédio, é o aluguel de antenas ou de lojas comerciais. Segundo um levantamento do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), os custos com condomínio representam, em média, 20% das despesas totais com habitação no Méier. Na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, o gasto fica em torno de 19% do total. Em Ipanema e no Leblon, 12% e 13%.

(Jornal Extra - Notícias - Economia - 04/08/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

13 comentários:

  1. Condomínio é um dos vilões do mercado imobilíario. Os vilões de verdade se chamam investidores, corvos, construtoras e mutuotários que acham bom negócio financiamento de 30 anos.

    ResponderExcluir
  2. Tem condomínios de casas em minha cidade que passam de 30 funcionários, considerado de alto padrão.
    A pergunta que não quer calar é...
    Se metade for dispensada e acionar seus próprios direitos trabalhistas, um eventual locador entra no rateio das custas ou apenas os proprietários dos imóveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce nao mora la,por que a preocupaçao?Faça um curso de "corvo", pra podermos detecta-lo e ai lhe responderemos...kkkkkk

      Excluir
  3. Essa e mais uma mà noticia, pra ferrar de vez com "OS CORVOS DETECTED" kkkkk adorei...
    Kkkkkk..Por isso moro em uma casa normal...privacidade pura..ou morar no mato mesmo...kkk..Muitos compraram esses "pombais" ai se esqueceram que tem condominio + a prestaçao do bolhudo, ou seja faliram...kkkk pois nao sabem matematica, pois burlaram a aula.Haja leiloes por falta de pagamento das prestaçoes ou do condominio....POMBAIS!!! to foraaaaaaaa...kkkkk
    O muitotario tem que ganhar uns 10 mil por mes pra bancar essa farra ai...kkkkk coisa de pais falido ja.

    ResponderExcluir
  4. Mercado imobiliario no brasil esta falido com os "corvos detected" dentro kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Importante questão. As despesas de taxas Condominiais só fazem subir porque todo ano tem reajuste de salário para funcionários. Quando se tem portaria 24 horas, são pelo menos 5 funcionários (três que se revezam na portaria), um zelador e um funcionário extra pra tirar a folga dos demais. O pior é quando se mora em prédio de um por andar... Nessa recessão, vi preços baixarem 350k mas não vende por causa do alto valor do condomínio. Não vale a pena...No meu prédio, os funcionários trabalham a pelo menos 20 anos...o condomínio não tem como pagar multa de 40% de FGTS...a maioria não tem...Se fosse comprar um apê hoje, compraria sem portaria 24 horas. Só no Brasil...apartamentos padrão com porteiro...super nonsense...nos EUA e na Europa, porteiro só trabalha em prédio de luxo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o brazuka tem uma vontade estranha de mostrar superioridade, esbanjar, sustentar esses luxos mesmo sem poder muito. Talvez seja alguma coisa da mentalidade colonial, vai entender...

      Excluir
  6. Mídia sempre enganando a cabecinha do povo tupiniquim! 10 anos com eles doutrinando "compre imóvel antes que seja tarde, vai aumentar, nunca baixa etc" com patrocínio das queridas construtoras. Agora que ajudaram a destruir o poder de compra da população via financiamentos com juros cabalísticos e alugueis extratosféricos a la Dubai, contribuindo pra crise com peso, vem tentando mudar causa por consequência! Percebam as manchetes de ultimamente, uma verdadeira lavagem cerebral: "Imoveis não vendem por culpa da crise", "A culpa da bancarrota do mercado imobiliário é da crise"... Abram os olhos e não paguem o prejuízo deles, eles que tem que nos pagar!

    ResponderExcluir
  7. Quero que se explooooda essas "destrutoras e seus corvos detected" dentro.
    Brasil virou uma bomba relogio com demissoes em massa,empresas fechando ou indo embora para o paraguay,pois a desindustrializaçao veio pra ficar por anos a fio. tudo no brasil e bolhudo, sao altos impostos na cadeia produtiva na ordem de incriveis 87% , inclusive maior que a noruega 64%.Pais inviavel pra investir em produçao,aqui so se compra dinheiro a juroas pra pagar dividas tambem a juros. Resumindo ...esse pais ja era por decadas.
    Povao trouxa que comprou bolhudo a 10 mil o m2 financiado em 30 anos se ferrou...e os especuladores se ferram mais ainda...chupaaaaaaaaaaaaa...que a cana e doce.

    ResponderExcluir
  8. Ganharam muito dinheiro e vão socorrendo mês a mês enquanto não acabar, sonhando com melhoras...
    Promessas de melhoras pra vender tijolo???? Já viram que não mudou nada, o financiamento que faz vender tijolo continua carésimo e SEMPRE vai continuar com Indexador. Indexador este que será a provável perda do imóvel de 4 em 4 anos, conforme o governo louco que entra e desestabiliza a economia sempre sem controle da inflação.
    Querem financiar com fé cega, boa sorte, seja um incauto de excelente renda hipermegasuper estável.
    Financiamento indexado de 35 anos é impensável, é descabida para o Brasil, o risco todo é do pobre ignorante tomador, por metade da vida dele, ou, vira um avarento insano pra guardar qualquer trocado para amortizar e antecipar o prazo.
    Que lixo de vida, se pode-se chamar isso de vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.. viver pagando imovel por 35 anos, nao e vida.E deixar de viver. por 35 anos preocupado e nao perder o imovel. A quem nao tem condiçoes de compra a vista,nao comprem...Preferivel o aluguel e viajar o mundo,isso ninguem lhe toma.
      Que enfiem esses bolhudos no rabo e comam o tijolo....Nao pago mesmo,por isso falo 5 idiomas e me viro em qualquer lugar do mundo.

      Excluir
  9. Além de usarem o pouco FGTS que possuem apenas para pagar os juros de um financiamento caro baseado em um preço superfaturado apenas para desbloquear uma quantia que rende pouco.
    Isso é trocar 6 por meia dúzia, ou meia dezena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato..usam seu fgts que rende pouco, pra voce mesmo a juros , para "pagar juros do preço bolhudo(divida)" ...isso nao e trocar 6 x 6 nao .. e perder tudo messmo.Aproveitam que brazuka nao sabe fazer conta, pois e anarfa em matematica.

      Excluir