Total de acessos

Teste

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Folha: Distratos e queda nas vendas detonam lucro das construtoras

Na Eztec, enquanto o valor das vendas caiu 78%, o dos distratos cresceu 123% entre o segundo trimestre de 2015 e o de 2016. Sem compradores, a incorporadora acabou alugando unidades de empreendimentos comerciais para outras empresas

As construtoras brasileiras continuam sentindo os efeitos da crise. Além das vendas de imóveis continuarem em queda, as compras na planta estão sendo canceladas (o chamado distrato).

Nenhuma das dez empresas do setor listadas na Bolsa viu seu lucro crescer no segundo trimestre do ano. Metade registrou prejuízo.

Pressionados pela crise, os bancos elevaram os juros e ficaram mais rigorosos para conceder financiamento, etapa que acontece em média três anos após a compra do imóvel na planta, diz Luiz Fernando Moura, diretor da Abrainc, associação que reúne incorporadoras.

Assim, os distratos que ocorrem agora resultam, em grande medida, de unidades vendidas em 2013, antes da economia entrar em recessão.

De lá pra cá, esses clientes foram pegos de surpresa pelo aumento do desemprego e queda na renda. Sem dinheiro e sem conseguir ter o crédito aprovado no banco, eles desistem da compra.

Outro perfil de cliente que tem impulsionado os distratos são os investidores, que não têm interesse em ficar com um imóvel que compraram na planta para lucrar com a revenda da unidade pronta.

Despencando
Na Eztec, enquanto o valor das vendas caiu 78%, o dos distratos cresceu 123% entre o segundo trimestre de 2015 e o de 2016. Sem compradores, a incorporadora acabou alugando unidades de empreendimentos comerciais para outras empresas.

Na Cyrela, os distratos estão em torno de 33% do valor geral das vendas, diz Eric Alencar, diretor financeiro da empresa. "Quando o mercado está normalizado, o nível é menos da metade disso", afirma o executivo.

Contatada, a empresa não informou a variação em relação ao ano passado.

A desistência ocorre sobretudo nos empreendimentos direcionados para a classe média, mais dependente de crédito do que a alta renda e sem acesso aos subsídios das habitações populares, afirma Moura, da Abrainc.

(Folha de São Paulo - Mercado - 16/08/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

9 comentários:

  1. E vai ser ficar assim por muito tempo

    ResponderExcluir
  2. Esse mercado vai padecer ! Aguardem, não comprem agora. Mantenham seus recursos guardados . Paguem aluguel que é 0,4% do valor do imóvel e ganhem 1,0% em títulos públicos. Sejamos inteligentes. Existem pouquíssimas pessoas (idiotas) com condições e dispostas a comprarem esses bolhudos. Em breve veremos construções de prédios interrompidas, gerentes de bancos presos. Teremos a operação deflagrada pela PF que receberá o nome de "corvos e os bolhudos" kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Agora é que vão começar a ver o tamanho do rombo!😂

    ResponderExcluir
  4. Financiamento com Indexador se torna interessante ao comprador se, e somente se, tivermos uma economia estável em um longo prazo, senão, é perigo de prejuízo é frustração constante.
    Imóvel se compra pronto, analisando qualidade e condições, não existe comprar promessas assumindo o ônus do empreendimento que nem sabe se existirá.
    Especular com ativo que tem liquidez pobre,tem momento e data certa para realizar, pois se passar, perde-se.
    -além de depender de muitos agenciadores que mordem um pedaço considerável.
    Por essas e outras, o preço praticado hoje tem muito o que cair ainda, muito...

    ResponderExcluir
  5. Pais ja esta em depressao ecomonomica...ninguem vende,nem compra,nem ganha...so perde, perde,perde....esses "pombais bohudos que enferrugem" ...e agora o desemprego vai ser mais forte ainda, apos olim-piadas=desvio de foco.Estou procupado com os "corvos",pois tenho um milharal...
    Algum "corvo-espantalho" se candidata a ser um espantalhao de milharal?..kkkkk...

    ResponderExcluir
  6. Quem comprou imóveis ate 2007 se deu muito bem , entre 2000 e 2007 adquiri 3 . Ganhei muito 400% .agora tem um terreno que adquiri em 2013 . Esse nem perdi e nem ganhei .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terreno nao se perde,no minimo empata....agora imovel ja diz "imovel"...depreciaçao e certa, ainda mais financiado, aquele que pagou 4 levou 1 "intende" kkkkk... tipo carro tambem...perda e certa e fatal...

      Excluir
    2. Cara, terreno perde tbm igual imóveis com construção.
      Ex: Vc tem R$ 200.000 aplicados e compra um terreno por esse valor. Passam dois anos e vc resolve vendê-lo. Considerando aplicações conservadoras, se seu dinheiro tivesse continuado aplicado, em dois anos estaria próximo de R$260.000. Olha que nem considerei os gastos com documentação na compra do terreno.
      Teria que vender o terreno por 260.000 pra não perder. E ai? Quem garante que vai conseguir vender por esse valor.

      Excluir
  7. onde estão aqueles miseráveis que diziam que isso era papo de frustrado, que nunca cairia o preço, que imóvel só valoriza e blá,blá,blá.......

    Dou risada da cara de cada Corretor que perde o emprego, detesto esse profissional, fico feliz com a derrota dessa turma, CHOLAAA NÃO CORRETOR, CHOLAAA NÃOO.... HAHAAHAHAHAHA...

    ResponderExcluir