Total de acessos

Teste

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Estado de Minas: Vendas de materiais de construção despencam

Já a venda de materiais para as construtoras ainda enfrenta dificuldades com a redução do financiamento imobiliário, o baixo desempenho no segmento da infraestrutura, os distratos de apartamentos residenciais e a redução no ritmo das obras do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A crise também inibe investimentos em empreendimentos e reduz a oferta no mercado imobiliário

As vendas de materiais de construção no país estão em queda livre. E devem fazer o setor encerrar 2016 com queda de 10% no faturamento, um patamar muito pior do que o esperado inicialmente, de acordo com projeções da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

No início do ano, a instituição que representa os fabricantes de produtos diversos, que vão de tijolos a materiais hidráulicos, estimava uma retração na ordem de 4,5% nos ganhos. Com o agravamento da crise econômica do país, porém, a projeção de queda foi ampliada, em junho, para 8% e, agora, para 10%. Em 2015, o setor já amargou baixa de 12,6% nas vendas. Os dados já consideram os efeitos da inflação.

De acordo com a última pesquisa da Abramat, a comercialização de materiais de construção caíram 7,2% em setembor, em relação a igual mês de 2015. Na comparação com agosto, a retração foi de 3,8%. No acumulado do ano, a baixa totalizou 11,8%, enquanto nos últimos 12 meses, houve uma queda de 13,5%.

Em nota distribuída à imprensa, a associação avaliou que a comercialização de materiais no varejo ainda continua muito prejudicada pelo alto índice de desemprego, pela queda na renda dos consumidores e pelas dificuldades de obtenção de crédito. Isso significa que os tradicionais construtores “formiguinhas”, que costumam fazer suas próprias construções ou reformas, pararam de comprar.

Retração
Já a venda de materiais para as construtoras ainda enfrenta dificuldades com a redução do financiamento imobiliário, o baixo desempenho no segmento da infraestrutura, os distratos de apartamentos residenciais e a redução no ritmo das obras do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A crise também inibe investimentos em empreendimentos e reduz a oferta no mercado imobiliário.

A pesquisa mostrou que a queda nas vendas no acumulado do ano foi mais acentuada entre os materiais de base (13,3%) do que nos materiais de acabamentos (-9,7%). Tal comportamento sugere que a demanda teve uma retração maior no segmento de novas obras, onde há maior consumo de insumos básicos, como cimento, areia, ferragens, entre outros.

A Abramat defende que, para se modificar esse cenário no médio prazo, serão necessárias medidas governamentais que neutralizem os problemas citados acima, principalmente com relação ao emprego e ao crédito. A pesquisa mostrou também que a quantidade de pessoas empregadas na indústria de materiais de construção em setembro no país diminuiu 9,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em relação a agosto, a queda foi de 1,2%.

(Estado de Minas - Notícia - Economia - 12/10/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

10 comentários:

  1. Galera que dia esta bolha vai estourar? eu acompanho o blog e acho que qnd os funça publicos pararem de receber a situação ficará critica prq o Brasil não pode imprimir dinheiro por conta do acordo quem tem com os EUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a desindustrializaçao a todo vapor, veja reportagem abaixo:

      http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/10/paraguai-e-nova-china-para-industria-brasileira-entenda.html

      Excluir
    2. imprimir dinheiro????
      la na escola eu acho (acho apenas viu) que devem ter pelo menos citado a você uma coisa do começo do seculo 20 que chamaram de:"politica do encilhamento"

      pelo q eu entendi o brasil tiver um "jênio" que resolva imprimir papel moeda esse ser boçal vai é acabar de enterrar a economia.

      Excluir
    3. Não tindi nada...

      Excluir
    4. Está estourando há pelo menos um ano, e olha q já caiu uns 18%. Mas ué... Explico: quem sentiu a bolha estourar foram os poupadores, os que estavam contra a corrente. Pergunta pra alguém q aplica no TD se ele pensa em comprar imóvel. Quer nada, ta ganhando seus 16% ao ano feliz da vida. No fundo: a bolha estourou, e o q está atuando como uma camuflagem para ela é a inflação "alta". E mesmo assim, não conseguem desencalhar as unidades novas... Ou seja, a coisa ta feia e vai ainda ficar mais feia pra esse setor!

      Excluir
  2. Ja estourou,e a fuga de capitais para investimento esta indo a outros paises mais serios,pois aqui os ladroes lesa patria, continuam la em brasilia.Mudança de modelo economico,Nada ate agora e nao farao senao, perdem receitas... E POVO QUE SE EXPLODA.

    ResponderExcluir
  3. Outro Corvo Detect!
    Eum sinto cheiro de PTralha até on line kkkkkk
    Meu amigo socialista, não venha achar que pode tentar manipular por que você foi detectado.
    O Brasil não vai imprimir dinheiro por que o PT roubou o papel, a máquina de imprimir dinheiro e mandou para Cuba que os pariu.

    ResponderExcluir
  4. Mas eu não sou socialista cara eu só quero saber os palpites de quem acompanha o blog prq vejo o mercado imobiliaria na maos de poucos manipuladores que em geral são todos funça publicos e amiguinhos do governo e como nao se pode mais imprimir dinheiro eu fiz a pergunta pra saber o que vcs acham.

    ResponderExcluir
  5. Ingraçadu.. kkkkk A econômia está a todo vapor... só o mercado imobiliário... q para muitos gênios daqui ñ é investimento... e neeeem mercado... é que vai mal das pernas...
    Acordem!!!!!.... daqui á pouco as coisas voltam ao eixo... e quem sempre ganhou $$$ irá continuar... e quem sempre perdeu $$$ também irá continuar... inclusive com os mimimimimissss aqui neste blog...

    ResponderExcluir
  6. Feia nada, não temam Temer tem à solução!😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir