Total de acessos

Teste

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Correio do Estado: Crise eleva distratos de imóveis na planta em 30%

“Trata-se de uma situação preocupante. O aumento em relação ao ano passado foi expressivo por conta dessa crise econômica nacional. Em mais de 90% dos casos, as pessoas não têm condições financeiras de manter o contrato [...]"

A recessão econômica e seus reflexos, como aumento do desemprego e a perda do poder de compra, fizeram crescer consideravelmente o índice de famílias que tiveram que adiar planos da casa própria ou até mesmo abrir mão do imóvel já adquirido. O ano de 2016 pode terminar com aumento de 30% nos casos de devoluções de imóveis comprados na planta, os chamados distratos, em Mato Grosso do Sul. A estimativa é baseada nos atendimentos realizados pela Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH).

Conforme Bárbara Grassi, consultora jurídico,  a média de atendimentos de pessoas interessadas em devolver o imóvel adquirido na planta, neste ano, gira em torno de 28 a 35 ao mês, o que corresponde a, ao menos, um atendimento por dia. Enquanto isso, no ano passado, a média era de 15 a 20 consultas/mês.

“Trata-se de uma situação preocupante. O aumento em relação ao ano passado foi expressivo por conta dessa crise econômica nacional. Em mais de 90% dos casos, as pessoas não têm condições financeiras de manter o contrato. Elas priorizam as contas essenciais, água, luz, alimentação, e as parcelas ficam para trás”.

(Correio do Estado - Cidades - 21/11/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

10 comentários:

  1. Ué, em publicações anteriores divulgadas em diferentes jornais, o percentual dos distratos era 41%, abaixou para 30%?. Em diferentes reportagens a informação é que as construtoras estão vendendo imóveis por um valor menor que os contratados. Quero contribuir com a matéria colocando algumas informações adicionais publicadas na internet. Nesse caso não seria melhor o comprador devolver o imóvel e compra-lo novamente?(De cada 100 imóveis vendidos, 41 foram devolvidos às construtoras em 2015: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,de-cada-100-imoveis-vendidos--41-foram-devolvidos-as-construtoras-em-2015,10000006708.). O assistente social J P L comprou um imóvel na planta por R$ 220 mil em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Depois que o apartamento ficou pronto, ele viu um anúncio no site da construtora oferecendo unidades idênticas no mesmo prédio por R$ 180 mil. Decidiu então devolver. “É um grande problema o distrato. Além das taxas e custos, a empresa terá uma unidade vaga e precisará revender com desconto no mercado”, A maior parte dos imóveis vendidos com descontos nos últimos anos veio de unidades devolvidas,
    (http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/02/imovel-com-desconto-e-crise-motivam-boom-de-pedidos-de-devolucao.html).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil a resposta. Aumento do desemprego. O cara perdeu renda e não consegue nem pagar o valor mais baixo e o principal GRANDE PARTE, MAS GRANDE PARTE SÃO DE PSEUDO INVESTIDORES QUE COMPRARAM PARA FOMENTAR O 30% DE LUCRO AO ANO FOREVER E LEVARAM FERRO.

      Excluir
  2. Detalhe importante, aumento 30% em relação à 2015 que já era alto. Número de distratos está fácil acima de 50%. Bem feito para construtoras e pseudo investidores gananciosos e principalmente para os mutuotários que estão aprendendo na marra a não chamar de casa própria o que é do Banco.
    Quem lucra com isso? Apenas os Bancos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade colega, gostei da parte que vc fala dos incautos encherem o peito e gritar: minha casa própria kkkkkkkkkkk com 30 anos à frente para pagar.
      Mas não vejo tanto problema nisso, o maior problema é o cara pagar um mico de um apartamento de 40 metros quadrados por 190.000 e depois descobrir que não vale 50.000 kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk isso não é um mico, isso é um King Kong. Meu apartamento? É da Caixa o mané.

      Excluir
  3. Eu nao tenho pena das construtoras, muito pelo contrário, torço contra mesmo, e tem que deixar quebrar, ficar usando dinheiro público para segurar essas raposas, nem a pau.
    Imóvel é necessidade social, querem especular com pessoas que não tem onde morar, tem mais que levar ferro mesmo, tomara que quebre TUDO. E quem entrou nessa para especular, que pague a conta por ter feito tal coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só precisa deixar como está. Selic alta, renda em baixa, governo fraco e incompetente (desde 2014 pelo menos), entre outros fatores tornam o estouro da bolha cada vez mais inevitável e inadiável. Aliás, já até começou. Quem tem dinheiro guardado em dólar sabe do q estou falando. Deixa sangrar, investitrouxas vão passar fome dentro de seus cubículos gourmet. Destrutoras quebrando a rodo, com prédios q vão lembrar Chernobyl (se derem sorte de encontrarem visitantes).2017 será um ano maravilhoso, q delícia!

      Excluir
  4. Acho que os distratos chegarão a 80%. Os 20% ainda não enxergaram ou não admitem que fizeram um mau negócio.Construtoras ficarão com estoques elevados e vão ter que reduzir os preços dentro da realidade atual: Renda em baixa, inflação, estoques elevados, financiamentos com taxas elevadas, etc.

    ResponderExcluir
  5. Moro no interior de São Paulo... estou procurando um apto de 50 m2 para passar final de semana em Ribeirão Preto. Tenho o $$ para pagar a vista... ñ consigo por menos de $180 mil.. (região nobre - zona sul)... Seja particular, construtora ou imobiliária.... ninguém baixa o preço... vai entender...

    ResponderExcluir
  6. Os Super descontos ja diminuiram muito pois foi vendido grande parte do estoque
    Agora e hora de aproveitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito em papai noel, fada madrinha, saci, corretor honesto....

      Excluir