Total de acessos

Teste

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Exame: Preço do aluguel cai pelo 18º mês seguido, com queda real de 10,82%

Ou seja, os demais preços da economia subiram mais do que os imóveis para alugar, e a queda real foi de 10,82%. [...] Em todas as cidades pesquisadas, o preço médio dos apartamentos anunciados para locação ficou abaixo da inflação

Pelo 18º mês seguido, o preço médio de imóveis para alugar caiu, segundo o Índice FipeZap de Locação, que acompanha a variação nos valores de apartamentos anunciados em 11 cidades brasileiras. 

O aluguel caiu 3,1% no acumulado de 2016 e 3,8% nos últimos 12 meses. Essa variação no último ano foi menor do que a inflação no período, de 7,87%, segundo o Boletim Focus do Banco Central. Ou seja, os demais preços da economia subiram mais do que os imóveis para alugar, e a queda real foi de 10,82%.

A queda real é registrada quando o valor de um determinado bem tem uma alta inferior ao aumento generalizado de preços, medido por índices inflacionários, como o IPCA. Vale destacar que a variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.

Em todas as cidades pesquisadas, o preço médio dos apartamentos anunciados para locação ficou abaixo da inflação, e apenas em Curitiba e em São Bernardo do Campo houve aumento nominal do preço, ou seja, sem comparar com o aumento generalizado dos preços.

Em outubro de 2016, o preço médio [anunciado] do metro quadrado de locação nas cidades pesquisadas foi de R$ 30,03.

O Índice FipeZap de Locação é desenvolvido em conjunto pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo site de classificados Zap Imóveis, com base em anúncios da internet. 

(Exame.com - Seu Dinheiro - 17/11/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Um comentário: