Total de acessos

Teste

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Portal G1: Cade investiga conselhos de corretores por prática ilegal

Segundo o Cade, há indícios de que os conselhos impõem aos corretores a obrigação de atender uma tabela de honorários, o que uniformiza e eleva a cobrança da taxa de corretagem, prejudicando consumidores e também corretores que buscam a livre negociação

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou nesta segunda-feira (31) que instaurou um processo administrativo contra o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) e contra 22 Conselhos Regionais (Creci) por prática anticompetitiva.

Segundo o Cade, há indícios de que os conselhos impõem aos corretores a obrigação de atender uma tabela de honorários, o que uniformiza e eleva a cobrança da taxa de corretagem, prejudicando consumidores e também corretores que buscam a livre negociação.

Em nota, o Cade afirma que o Cofeci publicou resoluções que obrigam os corretores a cobrar os valores previstos nas tabelas e que 22 Creci fiscalizam o cumprimento dessa exigência, inclusive instaurando processos disciplinares contra aqueles que desobecem a orientação.

Procurado pelo G1, o presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro da Silva, informou, por meio de nota, que "a autarquia é legalmente responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais imobiliários no Brasil".

Na nota, afirmou ainda que "o Sistema Cofeci-Creci irá disponibilizar toda documentação e apoio a essa investigação, para que o Cade elucide o caso".

O Cade informou que também apura possível prática de cartelização por sindicatos de corretores e de empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis e de edifícios em condomínios de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Segundo o órgão, há indícios de fixação de valores para cobrança de comissões em contratos de locação e de exigência da obrigatoriedade de cláusula de exclusividade na contratação do serviço de corretagem imobiliária.

Ao final da investigação, a Superintendência encaminha o processo ao Tribunal do Cade, que tem a palavra final sobre caso. Se forem condenados, os citados no processo podem pagar multas que vão de R$ 50 mil a R$ 2 milhões.

(Portal G1 - Economia - Notícia - 31/10/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

4 comentários:

  1. Essa é a pior profissão do Universo inteiro, Arrogantes, trapaceiros, mentirosos,171, enganadores, anti éticos, só pensam no agora, egoístas, maquiavélicos, surrupiadores, por um momento de glória, vendem até a alma para o diabo, são falsos, arrogantes.
    Quem não foi maltratado por eles?
    Quem?
    Quem não se sentiu enganado por eles?
    Quando estamos em um momento delicado, precisando de moradia, eles aumentam o valor para ganhar mais.
    Quando precisamos alugar... são terríveis, põem obstáculos em tudo... aumentam os valores, inventam taxas, etc, etc.
    Mas naquele momento estamos precisando deles...
    Por isso, Deus olhou para todos os que foram enganados e agora chegou a conta para eles pagarem...
    Pessoal, não deem colher para essa categoria, não comprem, não aluguem com eles, vão direto no proprietário.
    Proprietários, vocês não precisam de Corretores para atrapalhar suas vendas... melhor contratar um despachante por um salário...
    Se formos contar as peripécias dessa classe para alimentar a avareza... vamos ficar o dia inteiro testemunhando a maldade para com os pobres e necessitados.
    Agora sobrou o concreto para virar... não estão vendendo nada nem para o cafezinho... ficam o dia inteiro jogando paciência...
    Mas a crista não baixa... quando aparece um cliente... correm igual a urubu na carniça querendo empurrar seus tijolos sujos de gesso por preços impraticáveis.
    Que o Senhor dos Exércitos não poupe o seu juízo sob a cabeça dessa categoria que tanto maltratou pessoas e endividou uma Nação.

    ResponderExcluir
  2. Máfia! Simplesmente este país virou terreno fértil para todo tipo de máfia! Que praga!

    ResponderExcluir
  3. Mais um caso para o juiz Moro apurar!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. O fim bananense chegouuuuuuuuuuuuuuu....

    ResponderExcluir