Total de acessos

Teste

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O Globo: Com o fim da nova classe média, famílias desistem da casa própria

Diminuiu o crédito, as taxas de juros aumentaram, e houve também uma redução dos níveis de emprego e renda. A classe média preponderantemente assalariada foi prejudicada, e isso ocasionou uma parte dos distratos. [...] Na cidade do Rio, de janeiro a novembro deste ano, os leilões de construtoras cresceram 172% e os de bancos, 23%. Já os distratos tiveram alta de 89%

Ao procurar uma construtora para comprar um apartamento na planta, financiado, em 2014, um jovem casal do Rio não imaginava que o sonho da casa própria seria interrompido no início deste ano, antes mesmo da entrega das chaves. O taxista, de 34 anos, e a fisioterapeuta, de 27, que pediram para não ser identificados, tiveram o orçamento drasticamente reduzido com a crise econômica. A família ainda se deparou com taxas de financiamento mais altas do que as da época da fechamento do negócio.

— Fechamos o contrato com um valor inicial de prestações de R$ 1.740. Mas, no fim de 2015, a simulação do financiamento feita com o banco gerou prestações de R$ 3.489. Minha mulher perdeu o emprego, e minha renda começou a diminuir. Meu faturamento diário caiu em torno de 40%, por conta da crise e da concorrência do Uber — contou o marido, que mora com a mulher num apartamento alugado do sogro.

Obrigado a optar pelo distrato do contrato imobiliário, o casal ainda luta na Justiça, com o auxílio da Associação dos Mutuários da Cidade do Rio (Amurio) a reaver 90% do total pago, valor ao qual tem direito.

— Esperávamos que os salários subissem, mas aconteceu o contrário. Minha mulher foi despedida e não consegue arrumar outro emprego. Acho que vai demorar muito para podermos tentar um financiamento de novo. Acho que a situação não vai melhorar antes de seis ou oito anos — lamentou o marido.

Luiz Fernando Moura, diretor da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), explica que as novas aquisições de imóveis, principalmente pela nova classe média, perderam força com a reversão de um quadro que era favorável até 2014:

— Diminuiu o crédito, as taxas de juros aumentaram, e houve também uma redução dos níveis de emprego e renda. A classe média preponderantemente assalariada foi prejudicada, e isso ocasionou uma parte dos distratos. A retomada do emprego, com certeza, vai mudar o cenário.

Cenário de caos
Na cidade do Rio, de janeiro a novembro deste ano, os leilões de construtoras cresceram 172% e os de bancos, 23%. Já os distratos tiveram alta de 89%. Os dados são da AmuRio e referem-se à comparação com igual período de 2015.

Segundo a AmuRio, nos casos em que o consumidor pede a devolução do valor pago, como quando perde o emprego, sem que tenha havido atraso na entrega do imóvel, o percentual de direito de devolução oscila entre 75% e 90% do total já desembolsado. No entanto, as construtoras costumam se prontificar a devolver apenas entre 20% e 50%, o que leva os consumidores a entrarem na Justiça. Este tipo de ação, no Rio, leva pelo menos um ano.

(O Globo - Economia - 22/12/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

23 comentários:

  1. "Acho que vai demorar muito para podermos tentar um financiamento de novo", o povo não aprende nunca.

    ResponderExcluir
  2. Essa "nova classe média" nunca existiu, sempre foram pobres maquiados pelo crédito farto. Foi inventada pelo 9-fingers, que sempre vinha a público incentivando os acéfalos : "gastem, gastem, para fazer a economia girar". Deu no que deu.

    Paguem meus juros!

    ResponderExcluir
  3. Imóveis terão que abaixar no mínimo 50% no cenário atual. É a Lei da oferta e da procura que nunca falha!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero comprar um imóvel para morar, porém estou esperando os preços ficarem compatíveis com a realidade atual. Só comprarei quando houver uma redução de 40%.

      Excluir
    2. Difícil hein. Não querem baixar os preços nem a porrada. Preferem ganhar 100% de nada do que 10% de alguma coisa.

      Excluir
  4. Eu tinha certeza disso... o Brasil tava igual ao Titanic... muitos tentaram alertar que o barco ia afundar... na verdade em toda a mídia paga e livre, os únicos sensatos, austeros e inteligentes estavam nesse Blog Observador do Mercado e o Bolha Imobiliária.
    Que Deus possa abençoar ricamente esses nobres que dedicaram suas vidas a serviço da verdade e não se curvaram diante dos poderosos.
    Hoje vemos que estavam certos... Grandes construtoras afundando feio... quem diria que o todo poderoso Hodebrecht pegaria 19 anos... o cara tá entregando até a mãe...
    Camargo Correia... Mendes Júnior... etc, etc...
    Empresas sérias mas que eram obrigadas a se corromper diante de seu maior cliente: O PT...
    Falta agora abrir a caixa preta da Caixa Econômica Federal, BNDES. Esse último vai dar pano pra manga.
    Agora fica uma pergunta que não quer calar... Quem vai pagar a inadimplência, prejuízo, a falência da CEF? Quem?
    Vão ter que chamar os Ex Presidentes da Caixa e todos que se omitiram diante do crédito farto.
    Agora meus amigos é aguardar o Titanic afundar de vez, porque só estamos no começo, infelizmente.
    Classe média do PT afundou junto... dormiu rica, acordou pobre com as contas para pagar, afinal de contas não dá para misturar socialismo com capitalismo, dinheiro não nasce em árvores... para alguém que está ganhando apartamento superfaturado, alguém está pagando... para os bibibilhões que vão para uma parcela da população que não quer saber de trabalhar, só criar filho e ir para a fila da CEF receber seus salários em forma de bolsa... alguém está pagando...
    Por essas que eu categoricamente afirmo: O PT afundou na lama do abismo o nosso Brasil, e vamos demorar uns 20 anos (com muita austeridade) como fez o FHC em 1992 para voltar a crescer.
    Diante de tanta desgraça, é que queremos esses bandidos na prisão, toda a quadrilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nós pagaremos a conta (Caso o dinheiro público seja utilizado). como o dinheiro não é volátil quando alguém perdeu é porque alguém ganhou (O dinheiro não desaparece, apenas muda de dono).

      Excluir
    2. A nova classe média foi pura invenção do governo do PT, assim como o LILS diz que tirou (40 milhões da miséria (Tirou e pôs aonde?), com esse blá, blá, blá muitos acreditam e vão tentar coloca-lo novamente na presidência.

      Excluir
    3. Milhares de compradores de imóveis devem estar em situação semelhante ou pior que a do casal (O taxista, de 34 anos, e a fisioterapeuta, de 27). infelizmente foram inocentes acreditando nas palavras de corretores (Muitos dizem coisas que nem mesmo eles acreditam), como os compradores estavam ávidos para ter o seu imóvel, poucas informações são suficientes para convence-los. Não é dito muitas vezes que o financiamento só ocorrerá se o salário for compatível e que à partir da assinatura do contrato com a construtora o saldo devedor irá aumentar mensalmente, mesmo que imóvel semelhante no mesmo prédio seja vendido por um valor bem menor (Muitas vezes ocasionado pelos distratos)

      Excluir
    4. Cadê o milagre econômico do Temerda? Não tô vendo

      Excluir
  5. So espero q não venha uma onda de violência pq a tendência é piorar em todos as áreas, setores e sentidos !!
    Com essa crise politica e econômica acredito que será no mínimo 3 anos de decadência!!....
    Desculpe os corretores, mas podem caçar outra coisa pra fazer pq a vida boa acabou....ja era...foi-Se a farra....agora nem gorjeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos corretores já mudaram de profissão, já viram que se persistirem irão passar fome.
      Absurdo a corretagem que as imobiliárias cobram, querem ganhar na compra e na venda, só comprarei de particular, contratarei um advogado para analisar a documentação. ficará bem mai barato.

      Excluir
  6. Esse casal ainda está no "lucro". Já contei esse caso aqui: meu vizinho comprou na planta um novo apto, 2 carros, viajou pros EUA-Disney etc. Eu ainda tentei avisar mas acabei virando o chato. Fiz contas e elas não fechavam. Hoje ele voltou a ser meu vizinho e ainda está todo enrolado. Já perdeu 1 carro e vai perder o outro.
    Incentivaram o consumo como se não houvesse que pagar. Agora veio a conta!!
    Estou tranquilo, aguardando a redução. Vai reduzir, forçado mas vai.
    Obs: Liguei essa semana para uma pousada e tinha vagas. Até o ano passado era tudo lotado, tudo pagando no cartão em 10x. A situção do pais ainda vai piorar mais um pouco. Triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema que a maioria que estão comprando não pensam no futuro. Acham que irão melhorar, porém muitos acabam tendo a situação pior (perda de emprego, aumento dos custos para sobrevivência, conserto do carro, doenças, etc.), aí não conseguem honrar os compromissos assumidos.

      Excluir
  7. Por que será que a mídia não publica diariamente a realidade do mercado imobiliário? Existe algum interesse em não publicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é claro que sim, né. Pense no tanto de dinheiro que as emissoras recebem dessas empreiteiras pelo tempo de anúncio.

      Excluir
  8. Acho que deveriam publicar um histórico, desde a tulipas em que houve o efeito manada na Holanda, onde todos tinham a certeza que ganhariam muito dinheiro (Ganhar dinheiro significa que alguém perdeu? quando dividimos um bolo de forma que cada um ficará com um pedaço, se alguém ficar com 2 pedaços certamente alguém ficará sem nenhum pedaço), passando pela ENCOL e Chegando até os dias de hoje seria muito didático. Na holanda os preços da tulipa subiu absuradamente. Grande parte dos investidores e amadores adquiriram as tulipas elevando mais os preços até que chegou um dia que não haviam mais compradores e aqueles que tinham as flores ficaram com o mico nas mãos e dessa forma perderam muito dinheiro. quem comprou imóvel com a intenção de obter lucro na revenda não está vivendo uma situação semelhante?

    ResponderExcluir
  9. Bem feito para quem acreditou nas mentiras daquele bêbado safado.
    Quem saiu realmente trilhardario dessa história foi o analfabeto do Lula e sua quadrilha.

    ResponderExcluir
  10. Uma medida que reputo necessária e que evitaria boa parte dos problemas atuais é a regulamentação da aquisição de imóveis na planta. O sistema atual é muito precário.
    O negócio ainda é muito arriscado para o comprador. Deveria haver a intervenção do banco (caso o financiamento seja necessário), já neste momento, e todos os empreendimentos em que houvesse a negociação de imóveis na planta deveriam adotar o instituto do patrimônio de afetação ou ser obrigados a contratar um seguro que garantisse a sua conclusão.

    ResponderExcluir
  11. Perfeita sua explanação. O porém é só que com essas garantias iriam vender imóvel na planta pelo valor de pronto. Na verdade, hoje, sem tais garantias, os preços de imóveis na planta já são quase os mesmos em relação a imóveis prontos.

    ResponderExcluir
  12. só será garantido com o dinneiro público como por exemplo FGTS?

    ResponderExcluir
  13. Nunca na história desse país se viu uma crise política/econômica - política -política nessas proporções... daqui a pouco a população se volta contra a lava-jato, assim como aconteceu na Itália (mãos limpas), porque irão vender a idéia de que a raiz da crise é a lava jato e enquanto estiver em andamento a econômia e a política não irão se recuperar.... é questão de tempo...
    O capitalismo está sendo questionado em todo o mundo...se analisarmos detidamente a Europa e etc... praticamente todos os países possuem grandes problemas... inclusive político... não temos um sistema político/econômico justo, seja ele qual for... ainda ñ inventaram... já disseram por aí.. "o capitalismo não se socializou e o socialismo não se capitalizou"...
    Uma coisa é certa... na crise quem sofre são os mais pobres... evidentemente, pois os ricos deixam de ganhar ou ganham menos que o de costume...
    Ascensão social no Brasil pela via do trabalho é impossível.... repito... impossível.
    Quem nasceu pobre vai morrer pobre....evidentemente que, se o cidadão conseguir comprar uma casa ou duas, ter um bom carro na garagem (quitados), não pode ser considerado rico...é verdade tambem que o conceito de riqueza é um tanto quanto subjetivo.
    Enfim... nós brasileiros e brasileiras que ñ nascemos em berço esplêndido se trabalharmos muito e tuuuudo der certo, conseguiremos no máximo, um pouco mais de conforto que nossos pais tiveram... o assunto demanda mais profundidade... enfim... é mais ou menos isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Ter um imóvel, carros todos quitados, bom colégio para os filhos são confortos que adquirimos com muito trabalho, mas não é riqueza!! Incentivaram pessoas a terem esses confortos para os que não tinham e pior, tudo parcelado. E ainda falaram: "agora vc's podem". Não tenho nada contra a pessoa melhorar de vida. Mas melhorar de vida é com muito trabalho. Não comprando tudo parcelado. Agora veio a conta!!

      Excluir