Total de acessos

Teste

sexta-feira, 10 de março de 2017

Áudio CBN: Preço dos imóveis está em descompasso com a renda


Alerta do economista Mauro Halfeld sobre o mercado imobiliário, um dia após o governo anunciar a elevação do teto dos imóveis do Minha Casa Minha Vida, em fevereiro. Vale a pena ouvir.




VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

19 comentários:

  1. Exatamente. Há um gigantesco descompasso. Os reajustes salariais perderam para a inflação nos dois anos. Quem trocou de emprego, viu sua renda diminuir pela metade!
    Além disso, quem tem dinheiro para comprar imóvel hoje?
    Quem é trabalhador da iniciativa privada ou está desempregado ou está com medo de ficar desempregado.
    Quem é trabalhador do setor público está recebendo parcelado (em muitos estados e municípios), está perdendo direitos conquistados anteriormente, está com salário estagnado, está sendo ameaçado com privatizações (CLTistas de empresas e fundações públicas) e/ou está pensando em aderir a planos de demissão voluntária ou aposentadoria.
    Quem é profissional liberal está com recursos financeiros limitados pois depende da renda dos demais.
    E os imóveis? Incrivelmente continuam tendo seu valor corrigido nas imobiliárias. Tudo bem, é um truque dos corvetores para tentarem convencer que os imóveis ainda são bom investimento. De qualquer forma, os valores subiram MUITO durante o boom imobiliário e precisavam ter seu preço reduzido na mesma proporção agora (ou até mais devido a crise).

    Essa crise imobiliária vai longe. E por culpa da GANÂNCIA das construtoras e imobiliárias! Só retardado mental para financiar um imóvel por 30 anos pagando um juros elevadíssimo (mesmo que volte aos 7,5% ao ano, ainda seria um absurdo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! O Governo como sempre está na contra mão da solução. Aumentar o teto de imóveis do minha casa minha vida atende apenas aos interesses das Construtoras e imobiliárias. Subindo o teto, aumenta a margem de lucro das construtoras. Ex: supondo que o limite seja 200.000 e é aumentado para 230.000. O que vai acontecer? Aquele mesmo imóvel que era 200.000 vai passar a ser vendido por 230.000. O custo de construção dificilmente é mais de 100.000.
      A solução é muito simples reduzir o limite do minha casa e minha vida e reduzir o tempo de financiamento para no máximo 15 anos. Isso vai obrigar uma redução das construtoras e vai melhorar o giro de imóveis.

      Excluir
    2. Resumo:Ou cabe no bolso do bananense ou nao vende mesmo...simples assim.Nao tem saida.
      logo tera que ter a "reforma imobiliaria' onde os preços serao 800,00 o m2.
      Preju de quem comprou...

      Excluir
  2. Os preços vão ficar estagnados, a correção virá pela inflação que não será repassada aos preços.
    Paguem meus juros.

    ResponderExcluir
  3. Mauro Halfeld economista com renome forte no Brasil, deixando esse recado!!!

    Setor imobiliário nem começou a sofre ainda.

    ResponderExcluir
  4. Uma bela virada de mesa para que vivia falando dos imóveis como um ótimo investimento até bem pouco tempo atrás.

    Prefiro a postura constante do Samy Dana, que banca desde 2014 que o mercado imobiliário estava fora da realidade.

    ResponderExcluir
  5. O pessoal tem que entender que a lavação de dinheiro público ou proveniente do propinoduto, caixa 2, corrupção, etc, acabou meus amigos, as construtoras vão vender pra quem?
    Acabou o Lobby na Caixa Econômica para liberar a dinheirama para subsidiar obras de particulares.
    Empresas de renome como PDG, Odebrecht, Camargo Corrêa, Tenda, etc pararam de jorrar dinheiro para os corruPTos.
    Era esse dinheiro sujo, misturado com os lobbys que eram injetados nas obras, agora acabou meus amigos.
    Corvos em desespero... não vendendo nada...

    Ganhar R$50,00 agora tem que suar o suvaco... descarregar caminhão de pedras e 500 sacos de cimento.

    Agora os corvos vão pensar mil vezes antes de inflar os preços para ganhar (momentaneamente) os 6%.

    Pobres diabos...

    ResponderExcluir
  6. Com tudo isso os preços continuam altos , gostaria de saber quando vai baixar realmente já passou a olimpíada e até agora nada ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vai demorar um pouco.
      Aqueles que compraram na planta para moradia, se deram muito mal e já estão perdendo muito (talvez tudo!).
      Quem comprou para revender nas chaves, lamento, já era! Vão pro ralo rapidinho. Bancos e construtoras cheios de imóveis encalhados. Não sei como chamam isso de ativo. Na realidade é passivo.
      É preciso que um evento desencadeador aconteça para assustar a manada, e então, ela comece a correr em direção ao abismo. Talvez com a falência da PDG outras também entrem em colapso e a coisa fique mais visível. Os bancos terão que se desfazer desses lixos que pesam em seus balanços num prazo de 1 a 3 anos.
      Compre um toddynho gelado, estoure um pipoca e assista ao desastre que se aproxima para os investiotários, é claro.

      Excluir
  7. Resumo: PLOOOOOC..explodiu...falencias a vista de todos...KD os corvos hein?...

    ResponderExcluir
  8. Estão caindo, sim. Inclusive os valores nominais. Até em Florianópolis, onde o mercado é limitado e menos favorável ao comprador, em vários dos melhores bairros da ilha os preços caíram muito. Os valores dos negócios estão muito abaixo dos valores negociados.

    ResponderExcluir
  9. Nada de baixar. Passou Copa, passou Olimpiadas, estamos numa crise total e nada de baixar os imóveis e nem aluguel, as vezes tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está baixando SIM!! Não sei se aonde vc está vendo preço esse dado se reflete, mas aqui onde eu moro, no meu estado está baixando bem.
      Alias, é preciso tbm ver que o preço pedido hoje é diferente do preço em que é vendido, por conta da negociação que ocorre.
      Tem pessoas que se interessaram por um imovel de 200k no anuncio, mas durante a negociação, propostas o mesmo acabou fechando a venda por 170k.
      Cada venda que é fechada hoje, que são pouquissimas, sao fechadas com valor abaixo do anuncio justamente por conta da contra proposta.

      Excluir
  10. Imovel de 450k a venda desde 2010 vizinho meu, foi vendido por 350k no fim do ano passado isso onde moro.
    Também depois de quase 7 anos fechado bolor só moço.

    ResponderExcluir
  11. Na cidade de SP noto que os preços continuam altos, baixou muito pouco, e se baixou...
    O que me espanta é que os imóveis usados estão com preços absurdos comparado aos novos. Imagino que haja uma grande diferença entre o preço anunciado e o preço de venda, mas de qq forma, o preço dos usados em SP é assustador!
    Alguém sabe explicar qual o motivo de os usados não estarem muito, mas muito mais baratos que os novos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oportunidades com melhores preços so em leilão, com construtor ou construtora q esta necessitando de dinheiro e precisa vender rapido, proprietario geralmente tem amor ao seu imovel e talvez por isso essa diferença

      Excluir
  12. Resposta: Culpa dos corvos.

    Na Europa e países evoluídos, qualquer bem usado tem seu valor depreciado, por exemplo, um imóvel novo custa R$200.000 depois de um ano aplica o cálculo de depreciação, ou seja, a cada ano vai caindo o valor.
    Nas Bananas Dilmetas e Lulocity, os imóveis sobem em direção ao buraco negro.
    Coisa de um povo que só pensa no hoje, ganhar 6% não importa o amanhã, só que o dinheiro sumiu, ninguém vende, ninguém compra.

    ResponderExcluir
  13. Ninguém vende, ninguém compra, o dinheiro sumiu e os preços e anúncios continuam altos, ou seja, lei da oferta e da procura só vale qdo convém... Só vale para subir preços, para baixar nada...

    ResponderExcluir
  14. concordo em gênero, número e grau. Preços subiram demais (terreno que custava 25.000,00 em 2010 está custando 200.000,00 em 2016, terreno que custava 100.000,00 em 2010 está custando 500.000,00 em 2016), generalizado.... e continuam dizendo que está tudo bem. Tudo bem encalhado, eu diria... Mercado contaminado pelas notícias mentirosas plantadas de tudo que é lado, para que o povo brasileiro não saiba da verdade dos fatos..... Como vai ficar isso ? Não tem fiscalização ? Não tem regra ? Não tem nexo !!!!!!

    ResponderExcluir