Total de acessos

Teste

quarta-feira, 15 de março de 2017

Folha: Com demanda fraca, lançamentos de imóveis despencam em SP

Na região metropolitana de São Paulo (exceto a capital), a queda nos lançamentos em 2016 foi ainda maior, de 40,5% sobre o ano anterior. Em relação às vendas, foram comercializadas 9 mil unidades, uma variação negativa de 31% na comparação com 2015

O lançamento de imóveis residenciais na cidade de São Paulo caiu 23,3% em 2016 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados do Secovi-­SP (sindicato do mercado imobiliário) divulgados nesta terça-­feira (14).

Foi o segundo ano consecutivo de forte retração nos lançamentos. Em 2015, porém, o tombo foi maior, de 32,4% ante 2014.

Com demanda baixa e estoque alto, as construtoras seguraram os novos empreendimentos. Foram 17,6 mil unidades lançadas em 2016 — contra 23 mil no ano anterior —, o menor patamar desde 2004, início da série histórica atual do Secovi.

Os lançamentos se concentraram na tipologia tida como mais "segura" pelo mercado: apartamentos de dois quartos entre R$ 225 mil e R$ 500 mil.

O preço dos imóveis lançados permaneceu praticamente estável entre 2015 e 2016, com o metro quadrado custando, em média, R$ 8.800. "Para 2017, prevemos um crescimento de 5% a 10% nesse valor, dependendo da unidade", diz Emilio Kallas, vice­presidente de incorporação e terrenos urbanos do Secovi.

A venda de imóveis novos na capital paulista também recuou drasticamente em 2016 (20%), com 16 mil unidades comercializadas, o menor volume da série histórica.

"O ano passado foi o pior do nosso setor, nos últimos 12 anos pelo menos", diz Kallas.

Estoque alto
A cidade fechou o ano com 24 mil unidades novas em oferta. Para zerar esse estoque, o Secovi calcula que seriam necessários 19 meses.

O VGV (Valor Global de Vendas) — que soma o valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento que será lançado— passou de R$ 10,5 bilhões em 2015 para R$ 8,6 bilhões em 2016, uma queda de 18%.

"As unidades foram reduzidas, e, assim, comercializadas mais baratas. Foi uma adequação do mercado, que diminuiu o tamanho dos imóveis mirando um comprando com um ticket médio menor", explica Celso Petrucci, economista­chefe do Secovi. Segundo ele, devem faltar imóveis maiores na cidade nos próximos anos.

Para Flavio Amary, presidente da entidade, inflação e taxa de juros em queda podem ajudar o setor a se recuperar gradualmente a partir de 2017.

Grande SP
Na região metropolitana de São Paulo (exceto a capital), a queda nos lançamentos em 2016 foi ainda maior, de 40,5% sobre o ano anterior.

Em relação às vendas, foram comercializadas 9 mil unidades, uma variação negativa de 31% na comparação com 2015.

(Folha de São Paulo - Mercado - 14/03/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

20 comentários:

  1. Lançamentos direto e reto ao "BURACON"..sem fundo.Alias, comprar imovel hoje e = BURACO.
    KD os corvos hein...?

    ResponderExcluir
  2. Os Corvos que ficavam dando maus conselhos sumiram, como não estão vendendo nada, nem para um cafezinho, foram vender drops nos semáforos para ganhar R$10,00 ao dia.
    Outro dia vi um corvo na TV chorando lágrimas de crocodilo dizendo que não tinha dinheiro para continuar a vida boa que tinha antes...
    O Corvo jactava-se e chorava por ter tido um Mercedes nos tempos áureos e que morava em uma cobertura de luxo na Savassi em BH, que ganhou muito dinheiro com as vendas no período PTralha, mas agora com o novo governo não conseguia manter o status pois nesse ano não fechou nenhuma venda...
    Senta e chora corvos...
    Riram da nossa cara né, agora chegou a conta para vcs pagarem, vão ter que trabalhar o mês inteiro para ganhar R$800,00 e andar em pé nos ônibus lotados.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu ganho hoje, na mesma função, seis vezes mais (levando em conta os valores nominais) do que ganhava em 2004. O meu poder aquisitivo, entretanto, não é nem quatro vezes maior do que era...
    Esqueçam os valores históricos. Todos os custos subiram... Os preços, nas negociações, podem cair até uns 40%, dependendo da unidade, da necessidade de quem vende e da capacidade de negociação do comprador, mas queda generalizada do mercado, com o retorno dos os preços aos patamares de 5 a 10 anos atrás, isso não vai ocorrer...
    E antes que os burros me chamem de corvo, informo: sou funcionário público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou funcionário público do alto clero, sentido figurado para vc entender, e você pode até não ser corvo, mas pensa como tal, pois se você acha que um apartamento de 40 metros quadrados em nosso país (que é maravilhoso) mas que atualmente é um favelão, por R$ 250.000,00 enquanto o valor dentro de uma realidade deveria custar no máximo R$15.000,00.
      40% está pouco pois tem muita gordura para queimar ainda.
      Como vc chamou todo mundo de burro, porque está na cara que vc é um corvo, vc deve ser um desses funcionários públicos esquerdopata aparelhado pelo PT.

      Acorda o mané e vai estudar o assunto não venha querer dar palpite em assunto que vc não domina, vai estudar, ler muito antes de ficar dando palpite errado.

      Excluir
    2. Também sou funcionário público e te afirmo está havendo queda generalizada sim. Isso sem contar a desvalorização perante a inflação e perante o rendimento de aplicações. É um processo lento e compreensível. Quem comprou por 400.000 e ter que vender por 300.000 é difícil de admitir. Para as pessoas que acompanham o mercado e são perceptivas sobre o assunto já sabem é melhor amargar o prejuízo agora do que deixá-lo crescer ainda mais.
      Exemplo um imóvel em meados de 2015 que custava 400.000 e for vender agora, talvezzzzzz consiga vender por 400.000. Uma pessoa que tinha os mesmos 400.000 aplicados em 2015 terá hoje pelo menos uns 510.000.
      Percebeu? Sem nem falar em negociação na hora de fechar o negócio, o seu imóvel já quase desvalorizou 30% em relação ao rentismo. Olha que nem inclui os 6% dos corretores e documentação etc.
      A situação que citei acima é verídica referente à minha vida. O exemplo de valores são do que eu tenho rendendo. Moro de aluguel e pago o mesmo com o meu salário sem precisar tirar do investimento e ainda coloco mais um pouquinho todo mês. Na época propus ao dono 300.000 e o mesmo não aceitou. Depois de um ano vendeu por menos de 400.000 e novo proprietário viu que fez mal negócio e está tentando vender até então pelos exatos 400.000 e não consegue. Eu poderia comprar, mas moro um quarteirão acima em um apartamento do mesmo tamanho e pago 1.800 de aluguel mais condomínio. É muito mais cômodo continuar do jeito que estou.

      Excluir
    3. Anônimo 11:36.Pra que misturar política com tudo? Nosso colega em algum momento falou do PT? Pra que falar que o cara é esquerdopata? Meu amigo se o cara é de esquerda ou direita, ou de lado nenhum e dai? O que isso muda na sua vida? O cara não chamou todo mundo de burro, ele só direcionou para pessoas como vc que acham que todo mundo que tem uma opinião diferente da asneira que vc disse de ap por 15 mil reais é um corvo. Simples assim!

      Excluir
    4. PTralha detect, PTralha detect.
      Corvo detect, corvo detect!

      Excluir
    5. BOLSONARO PRESIDENTE!

      Excluir
  4. Anônimo 20:22. IMBECIL DETECTADO, IMBECIL DETECTADO!!!
    BURRO DETECTADO!! BURRO DETECTADO!!!
    FRACASSADO DETECTADO!! FRACASSADO DETECTADO!!
    UM BOSTA DETECTADO!!! UM BOSTA DETECTADO!!!
    SEM GRAÇA DETECTADO!!! SEM GRAÇA DETECTADO!!!
    POBRE DETECTADO!!! POBRE DETECTADO!!!
    VAGABUNDO QUE SÓ VIVE NESTE BLOG DETECTADO!!! VAGABUNDO QUE SÓ VIVE NESTE BLOG DETECTADO!!!
    DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO, DETECTADO... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...opa acordei e o mesmo animal continua no blog escrevendo as mesmas coisas!!!! Que burro da zero pra ele!!!! FRACASSADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz! Que isso velho... olha a reação do cara quando ouve o nome do Bolsonaro kkkkkkkkkk meu Deus, tô de cara velho.

      Excluir
    2. Seu energumeno 13:36, não, não vamos parar nunca de denunciar os desmandos de vcs Corvos.
      Esse Blogue é a pedra no sapato de vocês.
      Enquanto existir Internet livre estaremos aqui, e olha que são poucos que denunciam, mas que através de nós, o povo está acordando. Alguns a tempo, outros porém, não tiveram a mesma sorte, pois não tinham ninguém para informar.
      Portanto, meu amigo, pára de ficar assistindo BBB e vá se informar.
      #nãovamosnoscalarbolsonarojá

      Excluir
    3. Anônimo 14:23. Eu tô de cara de como vc é burro... em algum momento eu falei de bolsonaro? Vc é burro demais...eu no início do comentário anterior escrevo para o anônimo 20:22...deixa de ser burro cara eu não estou nem ai para bolsonaro!!! E anônimo 16:37 eu estou pouco me lixando em quem vc vai votar!!! Pare com esses seus achismos de que a pessoa assisti BBB ou sei la o que...não assisto pq não sou um bosta igual a vc que fica falando de política achando que é o sabichão!!! Fique ai dando uma de trouxa defendendo político (seja ele qual for) que está defecando e andando pra vc!!! Deixa de ser burro!!!

      Excluir
  5. Meia dúzia de bostas que vem aqui no blog para defender político...como vocês são trouxas!!! Parem de pagar mico pq nenhum deles presta seus inocentes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá voar em outro milharal, corvo passa fome, filhote de Satanás PTralha.

      Excluir
    2. Anônimo 20:04.

      "Vai voar em outro milharal" - Como vc é o idiota deste blog e só fala idiotices como essa eu só posso dizer que isso se trata de um dialeto que vc fala na sua cidadezinha de bosta.
      "corvo passa fome" - Aqui este acéfalo acha que todos são corretores... até agora eu não entendi muito bem isso...deve ser uma tara enrustida por corretor sei la...
      "filhote de Satanás PTralha" - ??????????????????????????????? Do que se trata? to tentando ligar uma coisa na outra mas não consigo... todo mundo pra vc é PTralha...mas um imbecil comentarista político de buteco que rotula as pessoas...estou cagando e andando pra PT meu filho ou qualquer outro seu limitado!!!

      Excluir
    3. Ei! Psiu! Não fica furioso contra mim meu filho... descarregue suas frustrações em quem te faliu... não tá vendendo nem pro cafezinho? Já fez seu cadastro na prefeitura para pegar a Banha e 1 kg de fubá?
      Anencéfalo energúmeno idiota! Vá ler, se informar, se contextualizar.

      Acho que vc está no lugar errado... seu lugar é com aqueles adestrados comunistas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Cara vc é muito imbecil... "frustações de quem me faliu"...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cara vc tomou chá de lírio? fumou maconha???? que viagem do que vc esta falando?????.... que pessoa bizarra... "adestrado comunista"??? Velho na boa tem uma lista aqui de psiquiatras que eu vou te passar pq não é possível... o que tem haver falar de comunismo??? eu abordei algum assunto a respeito????? que mente de bosta que vc tem... só sabe falar de PTralha, comunismo, bolsonaro....kkkkkkkk meu amigo vc é muito bizarro... é mais um bosta que fica na internet falando de política e rotulando as pessoas..."cadastro na prefeitura para pegar banha e fubá"?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????... vendendo nem pro cafezinho???????? vendendo o que sua ameba se eu não sou vendedor de nada... kkkkkkk moderador na boa é pegadinha né vc deixar um bosta desses por aqui comentando no seu blog...

      Excluir
    5. Eu sinto cheiro de Corvo PTralha de longe...
      Sabe como sei?
      Eu joguei a isca abestado, falei do Bolsonaro e vc saiu do armário na hora kkkkkkkkkkk odeia o Bolsonaro hsujsujdushdusjdududydyhhushshy hahahahaha rindo rios desse energumeno mortadela.

      Excluir
    6. Pessol alguem sabe dizer se existe vacina para doentes maníacos que possuem taras enrustidas por PTralhas e corretores? Se alguem souber favor avisar ao anônimo 12:30!!!!
      Meu amigo mamae te deu leitinho hj? Ja escovou os dentes? Não esquece da merenda que mamae preparou pra vc... E não esquece: se fizer malcriação não vai jogar videogame hj ein...

      Excluir
  6. Anônimo 11:08. Ler o que? me informar sobre o que? e me contextualizar de que? Me dê exemplos... porque o que vc está lendo eu quero passar longe pois vc é um completo imbecil que tem idéias fixas bizarras, fica rotulando as pessoas e acha que ninguem sabe o que vc diz aqui neste blog sobre investimentos... me de exemplos se vc é o sabichão da leitura e do conhecimento...exemplos de leituras vai eu quero ver!!! Ou vai amarelar e ficar falando de milho, fubá, corvo e seus dialetos como vc sempre faz?????

    ResponderExcluir