Total de acessos

Teste

segunda-feira, 20 de março de 2017

Folha: Com desvalorização de imóveis, São Paulo não terá aumento de IPTU

"Houve uma queda real de 13,8% no valor dos imóveis no período, resultado do declínio econômico, com aumento de juros e enxugamento do crédito", disse Caio Bianchi, diretor do ZAP Imóveis. [...] Bianchi afirma que, devido à depreciação dos preços, a expectativa é que não haja aumento do valor do IPTU

Após dois mandatos com aumentos de IPTU (imposto sobre imóveis) acima da inflação, a gestão João Doria (PSDB) deve ser beneficiada pela retração do mercado imobiliário e anunciar no final deste ano um reajuste do tributo que não deve ultrapassar a correção inflacionária.

A expectativa é da própria administração, que, por lei, deverá mandar para a Câmara Municipal até outubro a nova Planta Genérica de Valores (PGV), que é a base de cálculo para a cobrança do imposto, com os valores de reajustes previstos para 2018.

Os técnicos que compõem a Comissão Municipal de Valores Imobiliários (CMVI) já estão debruçados sobre esse tema desde janeiro.

A meta do tucano é se livrar do desgaste sofrido pelo antecessor, Fernando Haddad (PT), que tentou promover um reajuste de até 35% em 2014. A alta foi barrada na Justiça depois de pedidos do próprio PSDB e da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).

"Não resta dúvida que essa análise [da comissão] leve a valores de IPTU mais brandos queos [de gestões] anteriores", disse à Folha Pedro Ivo Gandra, subsecretário da Fazenda de Doria.

"Se teve um arrefecimento do mercado imobiliário, a tendência é que haja o acompanhamento desse mercado e, consequentemente, a atualização [da PGV] seguindo o mesmo conceito", afirmou.

Queda real e volta à realidade
Segundo cálculo do índice FipeZap feito a pedido da Folha, os imóveis tiveram valorização de apenas 8% nos últimos três anos, contra uma inflação de 25,4% pelo IPCA.

"Houve uma queda real de 13,8% no valor dos imóveis no período, resultado do declínio econômico, com aumento de juros e enxugamento do crédito", disse Caio Bianchi, diretor do ZAP Imóveis. Segundo ele, a expectativa para o resto do ano é de ligeira valorização acima da inflação.

Bianchi afirma que, devido à depreciação dos preços, a expectativa é que não haja aumento do valor do IPTU.

Para o diretor da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), Reinaldo Fincatti, a prefeitura deve se ater à realidade do mercado para não enfrentar uma avalanche de processos.

"É claro que a prefeitura tem interesse em ter essa receita, mas qualquer cidadão que se sentir prejudicado por uma taxa de IPTU elevada não representativa pode fazer um laudo técnico para provar que o valor está acima [do real]", afirmou.

Os aumentos de IPTU baseados nas atualizações das plantas em 2009 e 2013 foram motivados por alta valorização dos imóveis num período em que a política econômica incentivou esse crédito.

Isso ocorreu especialmente no primeiro e segundo mandato de Lula (PT) e primeiro de Dilma Rousseff (PT)–, dando início a uma série de lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo.

(Folha de São Paulo - Cotidiano - 17/03/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

15 comentários:

  1. O Dória vai entrar na história (de novo) porque descobriu o óbvio: "Não vale quanto pesa".

    Ele sabe que os preços dos imóveis estão fora da realidade, consequentemente, os valores do IPTU não estão de acordo.

    Por exemplo: IPTU de um apartamento de 01 quarto com 30 metros quadrados (muito comum esses kitnets em SP) baseado no valor do bem em R$250.000,00 a R$300.000,00, está fora da realidade.

    O bom dessa história é que não foi o povo que reclamou por seus direitos, bateu panela, fez abaixo assinado, nada disso, foi um empresário-político que sabe que 2+2= 4, que matemática não erra... que o valor do IPTU desses minimini apartamento deveria ser baseado em valores reais e não irreais.

    Sou Mineiro, eleitor de Aécio, mas estou começando a gostar desse Dória... interessante... eu votaria nele para Presidente se continuar assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...Eleitor do Aécio cheirador de pó??? Aquele que foi delatado 48 mil vezes na Lava jato??? Entendi... meus parabéns filhão... vc é um mineiro burro mesmo ein... premio de burro do blog!!

      Excluir
    2. É filhão... seu chefe vai ser preso kkkkkk kkkkkk kkkkkk a fonte está secando?

      Quem são os burros? São os adestrados pelo encantador de burros kkkkkk kkkkkk kkkkkk Lula dão.

      Esse blogue está infestado de corvos...

      Corvo passa fome.

      Vcs são cômicos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Está difícil ganhar 50 mango? Ninguém está te dando esmola? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu acho incrível esses corvos mendigos.

      Excluir
    3. O comentário acima mostrou a "inteligência" do eleitor do Aécio. Se não votar no drogado que ele apoia, vc é petista por tabela. Jênio! kkkk Vai assistir mais Globosta e pagar meus juros, vai!

      Excluir
    4. Anônimo 22:37. EXATAMENTE!!!!!! Esse cara é um animal que frequenta este blog e rotula as pessoas... é burro esse acéfalo ein... vou tentar explicar para esse bosta:

      Vc votou ou vota em quem?

      a) Aécio Cheirador de pó
      b) Lula ladrão
      c) Outro candidato
      d) Não voto em ninguém

      O seu burro sabia que vc pode marcar as opções c ou d????????? É difícil para sua mente doentia entender isso???? Mas é burro ein... Moderador me ajuda ai com esse cidadão...

      Excluir
    5. Não adianta discutir com essa turma anencéfalo, criado na escola Leninista Marxista.
      Eu conheço de longe um PTralha e esse cidadão acima, atesto com toda a certeza que é um BURRO, eleitor de Dilma, portanto.. não tem como discutir com esses mortadelas que destruiram o Brasil.

      Excluir
    6. "criado na escola Leninista Marxista" - KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...cara da onde vc tira essas coisa? É sério do que vc esta falando? Olha a viagem do cara... Cara tenho aqui uma lista de psiquiatras pra vc: Doutor Roberto Silva atende nas terças e quintas, Doutor Valter Bueno atende ás segundas e quartas, doutora Rozangela atende dia de sábado, mas também tem a opção do retiro para tratamento de dependentes químicos, se vc quiser te passo o telefone deles tb...acho até que é o seu caso e é bom que vc fica um ano la no retiro e não enche o saco dos outros...pessoal do blog vamos fazer uma vaquinha pra internar esse maníaco!!!
      "Eu conheço de longe um PTralha" - Meus amigos do blog vamos fazer um bolão da mega sena com esse sabichão pq ele advinha as coisas de longe...moderador organiza o bolão ai!!! Serão quantas cotas?
      "eleitor de Dilma, portanto.. não tem como discutir com esses mortadelas que destruiram o Brasil" - Vou desenhar pra vc desta vez pq vc é muito burro e limitado:

      Vc votou ou vota em quem?

      a) Aécio Cheirador de pó
      b) Lula ladrão
      c) Outro candidato
      d) Não voto em ninguém

      O seu burro sabia que vc pode marcar as opções c ou d????????? É difícil para sua mente doentia entender isso???? Mas é burro ein... Moderador me ajuda ai com esse cidadão...

      Resumindo: vc é um BOSTA...aquele cara chato que só fala de política, rotula as pessoas e que todo mundo tem que ficar aturando!!!!!!!

      Ansioso para ver a tréplica dele... vai falar que eu tenho que ir pra Cuba, vai falar novamente que eu votei no PT, vai falar que acabou o pão com mortadela...KKKKKKKKKKKKKKKKKK Eu aposto com vocês...querem ver????

      Excluir
  2. O absurdo começa em usar como Baseline o índice Fingezap, baseado em preço de anúncio e não de compra concretizada !! Só nesse país mesmo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo assim é importante. Pq se até no Fingezap, o preço tá caindo, imagina então na realidade.

      Excluir
  3. Tinha que cobrar IPTU sobre valor dos imóveis similares anunciados, baseado no FipZap. Afinal, se "vale" 1 milhão, então que pague imposto referente a 1 milhão!

    ResponderExcluir
  4. Por mim, o IPTU deveria ser cobrado em cima do valor de mercado, coisa de 6% aa. Queria ver o camarada encher a boca para falar que meu imóvel vale tantos.

    ResponderExcluir
  5. Verdade, enchem a boca pra falar que meu irmovi vale 1 milhão. Então, pague os meus juros filhão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk dinheirinha rendendo muita na bolsa do titio Salim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk corvos entrando em total desespero, suicídio geral.

    Se quiser ganhar dinheiro vai ter que suar o suvaco meu amigo, o propinoduto secou, chefe Mor lula e comparsas vão fazer churrasco Friboi do filhote lulinha no xadrez.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "corvos entrando em total desespero, suicídio geral" - Bem se os corvos estão se suicidando mesmo é uma ótima notícia pq vc pode aproveitar e ir junto com eles...faria um bem danado para este blog!!

      "Se quiser ganhar dinheiro vai ter que suar o suvaco meu amigo, o propinoduto secou, chefe Mor lula e comparsas vão fazer churrasco Friboi do filhote lulinha no xadrez.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk" - Vai mudar alguma coisa no seu dia-a-dia o mulusco ir para cadeia ou ficar solto? Pq na minha vida não faz a menor diferença então estou cagando e andando pra isso...

      Excluir
  6. Brasil e um pais bolhudo.. e onde tem bolhas, nada vinga...aliás vinga sim...corrupçao em tudo.

    ResponderExcluir
  7. O ajuste está acontecendo já...

    ResponderExcluir