Total de acessos

Teste

quarta-feira, 22 de março de 2017

Zero Hora: Nada de otimismo no setor de construção para 2017

A expectativa é de termos um ano de 2017 melhor que 2016, porém sem otimismo

Após aumentos consecutivos ao longo dos últimos meses de 2016, o Índice de Expectativas do Mercado Imobiliário de Porto Alegre, em novembro, apresentou um recuo de 4,6%, passando de 112,1 pontos para 107,1 pontos, ou seja, ainda acima da linha de estabilidade da pesquisa, conforme o Sinduscon-RS. O índice que exibiu maior contração foi o do Mercado Atual, que recuou 12,5% em relação a outubro, ficando em 83,7 pontos. O Índice de Curto Prazo, que capta as expectativas para os próximos seis meses, contraiu 3,2% frente à última pesquisa.

Já o Índice de Médio Prazo, que mede as expectativas para um prazo de 12 meses, ficou praticamente estável, variando 0,1% em relação ao resultado do mês anterior. Para saber sobre uma perspectiva de panorama do setor em 2017, o caderno Teu Imóvel conversou com o presidente da entidade, Ricardo Antunes Sessegolo. Confira as impressões dele:

Zero Hora — Qual a expectativa para construção civil para este ano? Há otimismo?
A expectativa é de termos um ano de 2017 melhor que 2016, porém sem otimismo.

Zero Hora — Quais as medidas que poderiam ser adotadas para impulsionar o setor diante da crise que vive o país?
Aprovar as reformas que estão em andamento no Congresso Nacional e que a área econômica do governo continue a implementação da redução da taxa de juros básicos, estimulando a retomada dos investimentos na economia brasileira.

Zero Hora — O que há de novo no mercado da construção civil no RS que o coloque na frente de outro Estados?
Não existe nada a destacar no mercado da construção civil gaúcha.

Zero Hora — Quais as últimas tendências do setor em materiais?
Materiais que se adequem à nova norma de desempenho, ou seja, materiais que privilegiem o isolamento acústico entre os apartamentos e materiais que atendam um conforto térmico melhor.

Zero Hora — Cite inovações da construção civil em mão de obra?
A principal inovação dos últimos anos é a evolução dos equipamentos de proteção e segurança do trabalhador da construção civil.

Zero Hora — O tipo de construção muda conforme o tipo de projeto. Qual o tempo médio de construção de um empreendimento?
Não muda. O tempo médio de um empreendimento médio é de 24 meses e um grande empreendimento até 30 meses.

(Portal ClicRBS - Vida e Estilo - Imóveis - Notícia - 03/03/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

27 comentários:

  1. Kkkkkk
    Falou...falou....e não li nada de interessante, nada diferente..
    Quer dizer...a bolha está começando

    ResponderExcluir
  2. Que comecem os comentários do dia do tipo: O mercado de imóveis só vai melhorar em 2089 e olhe lá... um imóvel deve valer no MÁXIMO 5 reais o metro quadrado...fim do bananal corram daqui pelo amor de deus, meu deus, meu deus, meu deus... se mudem para o Haiti ou para Somália que é MUITO melhor do que isso daqui....corvos esfomeados voces são os inimigos da nação, o fubazinho de vocês acabou, ahhhhh vc é PTralha só pode não tem como vc não ser PTralha...comunista, comunista...por causa de voces mortadelas o brasil acabou, ACABOU...não posso fazer mais nada pq tudo acabou...não existe mais nada, estão todos nas ruas vagando como zumbis, ACABOUUUUU tudo...fecharam os comércios, fecharam as escolas, fecharam os hospitais, fecharam todas as empresas, fecharam todos os serviços publicos, ACABOU gente... saiam enquanto da tempo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardemmmm...The walkind Dead...BANANENSE TUPINIQUIM,THE END.KKKK.....

      Excluir
    2. Faltou o "Corvo detected"
      Aproveitando:
      Corvo detected!

      Excluir
    3. Calma, abaixa o preco que vende.

      Excluir
  3. ... 3, 2, 1... aguardando comentários dos Corvos para se defenderem ou bater penas...
    Já vou de sola... se o mercado não melhorar, podem ir na CEASA que estão contratando chapas para descarregar carreta bi-trem com 50 toneladas de trigo, por R$100,00. Ou se preferir podem vender água mineral no semáforo.
    Aguardando os corvos se defenderem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz tenho interesse nesse emprego ai... me indica la amigo...cansei de vender água no semáforo...muito sol na cabeça, gente mal educada...enfim vou mudar né pq as oportunidades estão ai e eu fiquei muito interessado nessa que vc citou!!!

      "Já vou de sola" - Onde é o futebol? me coloca na lista ai tb pô!!!!

      Excluir
    2. Falando em "chapas",estava indo a sampa pela Bandeitantes, e havia um monte de chapas pelo acostamento da rodovia...seriam corvos esfomeados?...e possível sim,na próxima ida, vou parar e perguntar, espero não não ser atacado com bicadas...kkkk

      Excluir
    3. Um fato: Tenho amigo que era "Almofadinha engravatado" hoje senta em saco de cimento,virou chapa...Muito triste isso.Não pela função..mas pela decadência economica bananense.
      Sorte a todos....

      Excluir
  4. Temer tem a solução: "O povo que se exploda ainda mais".
    Um prato cheio para o PT voltar à administrar a pobreza.Ou alguém duvida?
    Que sonho ruim....oh! loko meu.....

    ResponderExcluir
  5. O mais engraçado e que os corretores entram aqui no blog e tentam rebater o q escrevemos mostrando uma realidade q só está na cabeça deles....
    Se acha q vai voltar a vender então compra sozinho po!!
    Se acha q vai valorizar..investe sozinho po!!
    Mas não vem aqui tentar afundar os poucos que sabem da verdade, digo poucos pq ainda temos muitos desinformados da real situação....o povo sabe q o mercado está ruim, mas nós sabemos q está um caos!
    Pq não entram aqui pra falar a verdade??? Pra falar q os preços tem q baixar no minimo 40% e q a comissão tem q ser no maximo 1%.... isso não querem ne??
    Ate no projeto do governo mcmv querem sulgar o bolso do povo com corretagem mais car q o imóvel...selokkkooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O mais engraçado e que os corretores entram aqui no blog e tentam rebater o q escrevemos mostrando uma realidade q só está na cabeça deles" - Já parou para pensar na possibilidade de que corretores não frequentam este blog e sim gente que gosta de rir da cara de voces???? Pense nisso meu filho mas pense com carinho...

      "Se acha q vai voltar a vender então compra sozinho po" - Parece aquelas crianças mimadas querendo danone e pedindo para mae... Pô mae me da um pouco de danone ai!!!

      "Se acha q vai valorizar..investe sozinho po" - KKKKK de novo? Ahhhh conta tudo para sua mãe Kiko!!!

      " Mas não vem aqui tentar afundar os poucos que sabem da verdade, digo poucos pq ainda temos muitos desinformados da real situação....o povo sabe q o mercado está ruim, mas nós sabemos q está um caos" - KKKKK que bizarro parece que esta dando uma palestra... quem aqui ta querendo afundar alguma coisa amigo??? eu to só zuando a sua cara mesmo!!!!

      "Pq não entram aqui pra falar a verdade??? KKKKKKK Que verdade? do que vc esta falando??? me ajuda ai produção!!!

      "Pra falar q os preços tem q baixar no minimo 40% e q a comissão tem q ser no maximo 1%" - Da onde vc tira esses valores? Vc sonha com eles e vem aqui escrever? Ou é seu amigo imaginário que te passa? No mínimo não sei quantos %...no máximo tantos %....KKKKKKKKK vou te contratar para ser colsultor sênior na minha empresa!!

      Excluir
    2. Ai sangue-suga ...sabe da real.....vc é corvo.
      pra ajudar ta juntando moeda no semáforo e indo na lan hause pra ficar 30 minutos mandando curriculum e entrando no blog ...kkkkk
      Sai daqui ...passa...passa!!! Kkkk

      Excluir
    3. Os corvos piram kkkkkk

      Excluir
    4. "Ai sangue-suga ...sabe da real.....vc é corvo" - ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...alguem me acorda depois que esta anta entender isto: Já parou para pensar na possibilidade de que corretores não frequentam este blog e sim gente que gosta de rir da cara de vocês???? Pense nisso meu filho mas pense com carinho...

      "pra ajudar ta juntando moeda no semáforo e indo na lan hause pra ficar 30 minutos mandando curriculum e entrando no blog ...kkkkk" - Gosto de entrar neste blog para rir da cara de pessoas patéticas como vc... é muito bom!!! Não tem preço!!!

      Excluir
    5. Ah que isso! As corvas estão descontroladas....kkkkk

      Excluir
  6. Anônimo 08:32 Que medo de vc!!! Não venha de sola não por favor, pelo amor de deus não faz isso comigo não...caraca meu que medo!!!!! Que impactante a sua sola..agora não vou nem dormir mais...acabou a minha vida!!!

    ResponderExcluir
  7. Todas as reportagens mostrando números piores em relação a 2016 no mercado de imóveis. Onde que a reportagem tá vendo melhora. Mais uma típica reportagem enche linguiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a famosa frase: "Vai que cola né"...kkkk...Será que ainda tem "bobo alegre" que cái nessa ainda? Porque imóvel hoje = Buraco na certa.

      Excluir
  8. eu to esperando a bolha explodir kkkkk já fazem quase 6 anos q escuto isso e até agora nada, o preço dos imoveis continuam altos, melhor torcer mesmo para a redução dos juros para a prestação caber no bolso da maioria aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mais de 1 ano a primeira bolha explodiu no bolso dos corretores...kkkkk
      Vai ficar pelado se não arrumar outra profissão...
      Agora a próxima bolha imobiliária é só comprar a pipoca, sentar e assistir...
      Explicação simples: cadê o dinheiro??? Cadê bons salários??? Cadê bons empregos?? Cadê etica desse mercado sujo??
      Paguem meus juros...

      Excluir
    2. O pior cego é o que não quer ver sr. corretor. É só filtrar o histórico dos comentários nas outras reportagens que achará muito coisa útil, inclusive matematicamente. Mas acredito que já sabe disso.

      Excluir
  9. A recessão acabou e a bolha não estourou...
    Os juros vão cair e o mercado vai se estabilizar...
    A renda fixa já não é mais a mesma de 2015-2016...
    Até quando alugar vai valer a pena?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebatendo:
      Desemprego recorde/distratos record/preços record # recessão acabou;
      Juros ainda são um dos mais altos do mundo # juros vão cair e mercado se estabilizar;
      Investimentos ainda rendem mais de 1% # renda fixa não é mais a mesma de 2015-2016;
      Há muitos investimentos que não são baseados na SELIC # renda fixa não é mais a mesma;
      Alugar vale a pena para o inquilino e é péssimo para o proprietário. Aluguel vai valer a pena (proprietário) até o preço do mesmo equivaler a mais de 0,006 do valor do imóvel (hoje equivale a 0,003 e olhe lá).
      Investimentos rendem acima da inflação = ganho de capital;
      Investimentos rendem muiiiiiiiiito acima da atual valorização dos imóveis = pagar mais barato a vista no futuro e não precisar financiar.

      Contra números não há argumento, não adianta criticar o rentismo atual. O péssimo negócio atual são os imóveis.

      Excluir
  10. A turma diz que corretor de imóveis é bandido e só quer enrolar os consumidores, mas vive repetindo o mantra dos corretores de valores: não compre imóvel para morar, opte pelo aluguel e invista nos fundos e nos títulos da dívida e de valores mobiliários (que eu negocio)... Dãããã

    ResponderExcluir
  11. Resumo:O preço tem que couber no bolso do brazuka,senão nada feito,simples assim...

    ResponderExcluir
  12. DIficil esse setor melhorar no curto e médio prazo. Obviamente que os preços ainda estão deslocados da atual realidade, acha vista que com a crise o poder de compra caiu,não haverá reajuste no salário mínimo acima da inflação como era pois o governo acabou com a política de valorização do salário, no máximo o que vai acontecer é acompanhar a inflação, com isso poder de compra fica estável pra não dizer estagnado.
    Outra coisa é que já existem imóveis com descontos por aí, isso pode variar de cidade para cidade, varia até de bairro, mas já existe uma queda substancial.
    Em leilões vc encontra queda de 40%, 50% ou até mais, dependendo do estado e da região do mesmo.
    2018 é só mais um ano como foi os outros para esse setor, ano de eleição e muita atenção do mercado financeiro sobre o que vai dar.
    O mercado da construção, é o último a se recuperar num futuro crescimento.
    Uma coisa que precisa ficar clara, é que o Brasil consiga chegar ao seu crescimento de 2% ao ano, mais ou menos, isso por volta de 2022, que não está tão longe assim, mas tbm esse crescimento não vai nem de longe fazer alavancar esse setor como ocorreu no passado, e isso precisa ser aceito pq é a realidade. Pleno emprego, juros baixos,poder de compra do salário alto, crédito farto e fácil (que foi um dos grandes impulsionadores desse setor) são coisas que ficaram para trás, ao menos por um bommm temmmpo.
    No final, eu acredito que o setor vai se recuperar, mas não vai ser essa farra do boi como foi no passado e os preços irão se adequar a uma nova realidade. Claro, cada região com seu preço próprio do metro quadrado.
    No final das contas, quem comprou e se quiser vender ou vai ter que aceitar a nova realidade ou simplesmente não vai vender, os compradores estão pesquisando mais, estão negociando mais os preços, até pq o valor da documentação está um absurdo, em alguns casos chega a 10 mil ou mais.
    Bem, boa sorte a todos, seja corvo ou não, se bem que muitos corvos são vítimas de si mesmos né.

    ResponderExcluir