Total de acessos

Teste

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Portal G1: Fim da linha pró-cotista torna financiamento imobiliário mais difícil

A alternativa encontrada pelos bancos para suprir essa diminuição de verba para financiamento foi barrar algumas propostas de crédito para financiar um imóvel. Ou seja, ainda que as pessoas escolham uma modalidade que abranja um residencial de maior valor, ele ainda pode não conseguir o dinheiro por não conseguir comprovar a renda, por exemplo

No final de junho de 2017, a Caixa Econômica Federal suspendeu a liberação de crédito imobiliário da linha pró-cotista mais uma vez. Essa era a linha mais barata de empréstimo para compra de imóveis depois da Minha Casa Minha Vida e essa mudança acaba afetando o planejamento de muitas pessoas que pensavam em comprar casa esse ano. Algumas alternativas fora dos bancos tradicionais mostram opções para driblar esse impeditivo.

A linha da Caixa que fora cortada é aquela destinada a trabalhadores com mais de três anos de contribuição ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ela era responsável pelo financiamento de residenciais de até 800 mil em alguns estados e até 950 mil em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, em entrevista, afirmou que não é fim definitivo da linha, mas não deu um prazo para retorno.

Mas, além da limitação pelo recurso do FGTS, existe outro fato que está dificultando a aprovação do crédito nos bancos – não só na Caixa. As instituições bancárias costumam utilizar o saldo de poupança dos clientes para oferecer o financiamento imobiliário. Com o passar dos anos, essa modalidade de investimento foi ficando cada vez menos atrativa e perdeu-se muito da quantia que tinha disponível para tal. Esse fator foi, inclusive, um dos agravantes da crise econômica brasileira.

A alternativa encontrada pelos bancos para suprir essa diminuição de verba para financiamento foi barrar algumas propostas de crédito para financiar um imóvel. Ou seja, ainda que as pessoas escolham uma modalidade que abranja um residencial de maior valor, ele ainda pode não conseguir o dinheiro por não conseguir comprovar a renda, por exemplo.

Uma das barreiras mais comuns, nesses casos, é a comprovação de renda e isso acontece principalmente para os profissionais liberais e autônomos – que tem a renda de pessoa física e jurídica atreladas. Nesses casos, a pessoa acaba não atingindo a renda esperada para contratar um crédito referente à um imóvel de valor mais alto.

(Portal G1 - Paraná - 07/08/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

7 comentários:

  1. Conforme estatísticas da Receita, apenas 0,017% da população brasileira ganha acima de 20.000. Veja bem, não é 1% é 0,017, ou seja, a cada 1.000 brasileiros, apenas 2 recebem esse salário. Como querem vender apartamentos pequenos por mais 1.000.000 no Rio de Janeiro. Obviamente não gente suficiente para tanto imóvel a venda. Quem ganha nessa faixa salarial costuma ter mais estudo e não vai entrar na furada de imobilizar capital.

    ResponderExcluir
  2. FIM...da Bolha cheia...inicio da Bolha explodida...e o mutuário que se exploda junto.

    ResponderExcluir
  3. Uai sô! Acabou a lavanderia? Qualquer um poderia entrar na madrinha dos jogadores de futebol brasileiro... a CEF e dizer que tinha condições de arcar com as prestações e era autorizada a transação.
    Daí o dinheiro público saia limpinho limpinho para o bolso das lavanderias...

    Agora se quiser beber, vai ter que ser o Q-Suc, por que a laranjada já era...

    ResponderExcluir
  4. KD os corvos da " A Bolha,Negócios imobiliários Ltda" hein?....kkkkk
    Anúncio: Vendo apto Ex-bolhudo de 600 mil por 80 mil...kkkkk

    ResponderExcluir
  5. A caixa elevou a taxa de juros e retirou o programa pró cotista pelo retorno de imóveis retomados por falta de pagamento.

    ResponderExcluir
  6. Só dá recalcado aqui...
    A recessão já acabou, a crise econômica vai acabar já em 2018, basta dar tempo à estabilização da economia, ainda que o problema fiscal demande muito tempo...
    Não adianta gritar, torcer contra, comemorar notícia ruim ou, tampouco, falar bobagem, como culpar a apenas a ganância pela não-queda dos valores dos imóveis.

    ResponderExcluir
  7. Rombo de 150.000.000.000. Mais de 15.000.000 milhões de desempregados. Renda média da população brasileira é de 2.000. Estão atrasando até penduricalhos de juízes e promotores.
    Em que galáxia você vive? Como uma economia está estabilizada sem equilíbrio fiscal?
    Isso é mentalidade do PT que simplesmente empurrou a conta para depois e esse desgoverno está conseguindo ser ainda pior.
    A economia brasileira somente estará estabilizada quando:
    - Reduzir impostos e mordomias;
    - Cumprir a lei;
    - Investir em produção e não em especulação financeira;
    - Reduzir a corrupção.

    ResponderExcluir