Total de acessos

Teste

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Valor: Empresas têm receio de investir, afirma entidade do setor imobiliário

A relação de distratos sobre as vendas está em 40% atualmente. "Isso é um absurdo e não existe em nenhum lugar do mundo", afirmou

O presidente da Federação Internacional Imobiliária no Brasil (Fiabci-Brasil), Rodrigo Luna, afirmou nesta segunda-feira que iniciou o ano com expectativa de que o setor teria um pequeno crescimento em relação a 2017 na cidade de São Paulo, mas que o momento atual é de muita insegurança jurídica e política. "O setor privado está com receio de fazer investimentos. Com a mudança de regras no meio do caminho, os empresários perdem a confiança no que foi dito e combinado", afirmou Luna.

As duas questões que mais provocam insegurança jurídica, atualmente, são a falta de regulamentação dos distratos e a liminar que suspendeu o direito de protocolo, na avaliação do presidente da Fiabci-Brasil. O direito de protocolo possibilitava que projetos protocolados na Lei de Zoneamento anterior poderiam manter as regras antigas.

"Há 88 lançamentos previstos para acontecer ao longo de 2018, em São Paulo, que estão parados devido à mudança das regras", disse, ressaltando que foi possível o setor lançar mais no ano passado do que em 2016 por causa dos projetos protocolados na Lei de Zoneamento anterior. "Se o direito de protocolo não for preservado, afirmo que 2018 será pior do que 2017 na cidade de São Paulo", disse o presidente da Fiabci.

Distratos
Para o presidente da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz Antônio França, falta um marco regulatório para os distratos. Ele também criticou a liminar que suspendeu o direito de protocolo na capital paulista. "Cada dia em que a gente acorda, há uma bomba para desmontar. Não parece que estamos aqui para produzir e gerar empregos", disse.

Segundo ele, a relação de distratos sobre as vendas está em 40% atualmente. "Isso é um absurdo e não existe em nenhum lugar do mundo", afirmou.

Na avaliação de França, o momento é de "virada", e o setor está pronto para a retomada do ciclo imobiliário. "Empreendimentos de ponta já ressurgem nas áreas nobres de São Paulo. O caminho será mais firme com a regulamentação dos distratos", afirmou durante Summit Imobiliário 2018, evento realizado nesta segunda-feira em São Paulo.

Para a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, em todos os setores da economia, incluindo o imobiliário, há necessidade de atenção a questões estruturais. "A regulamentação dos distratos é o tipo de agenda que precisa avançar no setor", disse também presente ao evento.

Ela ressaltou que a crise econômica dos últimos anos foi "muito severa e atingiu o balanço de empresas e famílias". "A digestão da crise é, naturalmente, mais lenta", afirmou. A representante da XP destacou que há uma restrição fiscal "enorme, que só vai piorar se não houver reformas".

Segundo a economista, se o Brasil errar, nesta eleição presidencial, estará comprometendo o futuro. "Espero que, até lá, o país esteja mais coeso, porque é mais fácil aprovar reformas em um país unido", disse a economista durante o Summit Imobiliário 2018, realizado nesta segunda-feira em São Paulo.

Expectativa
De acordo com Zeina, ainda assim, a expectativa para o setor imobiliário é positiva. "O corte da taxa de juros leva dois trimestres para ser sentido de forma clara na economia. Ainda há um impacto para se materializar", afirmou.

Na avaliação do economista da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) Eduardo Zylberstajn, a taxa de juros pode seguir em queda em 2019 se for eleito para o cargo de presidente da República um candidato comprometido com a continuidade das reformas, o que abriria espaço para aumento de preços dos imóveis.

"Com os juros atuais, preços dos imóveis estão muito próximos do valor justo", disse o economista. Não há como falar de investimentos no mercado imobiliário sem abordar a queda da taxa de juros, segundo Zylberstajn. De acordo com o economista, como o juro real caiu pela metade, na última década, é natural que preço dos imóveis tenha dobrado.

De acordo com o sócio da Hemisfério Sul Investimentos (HSI), Máximo Lima, tem faltado cautela ao mercado de escritórios de padrão triple A em SP. "Os preços de venda em São Paulo não fazem o menor sentido", disse Lima, ressaltando que os valores das operações recentes de compra e venda, consideram que o aluguel vai dobrar.

Não deve haver mudanças muito grandes nos patamares de locação de escritórios até que a oferta disponível seja ocupada, segundo ele. A gestora concentrou aquisições em shopping centers nos últimos dois anos, considerando que a retomada do consumo ocorre antes dos demais segmentos imobiliários.

Para o diretor-executivo do mercado imobiliário da Blackstone, Marcelo Fedak, na definição de aquisições, é preciso buscar imóveis baratos e melhora operacional, pois não há clareza de como ficarão os preços de locação. "O que tentamos achar são oportunidades apoiadas em negócios possíveis em que oferta e demanda estão equilibradas", disse.

(Valor Online - Empresas - 09/04/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

27 comentários:

  1. Os caras não querem vender, só pensam em aumentar preço! Ainda reclamam que em SP falta cautela pq tão vendendo a qq preço hahahaha economistas só falando bobagem... Já era minha gente!

    ResponderExcluir
  2. ¨O mercado imobiliário na capital paulista teve crescimento nas VENDAS e nos lançamentos de novos projetos em fevereiro, de acordo com pesquisa SECOVI-SP, divulgada no dia 12 de abril(ontem).As vendas de imóveis residenciais novos atingiram 1.448 unidades, o que representa um aumento de 81,5% em comparação com o mesmo mes do ano passado.No acumulado dos ultimos 12 meses até fevereiro as vendas totalizaram 25.329 unidades.São dados do SECOVI-SP.¨ E ai? em quem vou acreditar? Pretendo comprar uma casa, será que esse é o momento certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vendas aumentaram 88%??? venda do quê?
      Se a construção civil está em plena queda livre, se a renda está caindo, se o emprego esta caindo, se o crédito ficou mais caro, mais curto, mais exigente, se a inadimplencia de pessoas e empresas estão no ápice histórico, se a poupança sobre pib nunca esteve tão baixa???

      Vendeu o quê? E pra quem? Com que dinheiro???

      Te respondo: Venderam assinaturas de contratos "na-planta"
      Esses numeros refletem vendas-fake, fake news de uma mídia comprada

      Excluir
  3. "Segundo ele, a relação de distratos sobre as vendas está em 40% atualmente. "Isso é um absurdo e não existe em nenhum lugar do mundo", afirmou.
    Obs:Imovel na planta tambem não existe em nenhum outro lugar do mundo kkkkk...

    ResponderExcluir
  4. O que dizer da nova geração, que na próxima década estará procurando o primeiro imóvel?

    Os representantes desta nova geração Z já nasceram, praticamente, com tablets nas mãos. São muito desapegados, embora exibam um grau de maturidade respeitável. Eles, geralmente, não possuem uma conta de e-mail e são heavy users das redes sociais. São autônomos, mudam de emprego com frequência e preferem experiências a acumular coisas. Inclusive, já existem pesquisas que apontam que estes jovens não almejam um imóvel próprio.

    E se a nova geração não sonha com a casa própria, quem serão os nossos clientes nas futuras operações de compra? Os investidores. Ou seja, venderemos para o investidor e alugaremos para o morador. Isso é uma tendência.

    https://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/qual-o-futuro-do-mercado-imobiliario/124445/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí eles amadurecem com os anos e vê que tudo isso foi ilusão, que foi um erro e querem algo mais concreto e não ilusório, algo mais seguro como a casa própria, onde tem um endereço para dar......

      Excluir
  5. Esta geração não quer receber de herança um imovel, que para eles é sinonimo de despesas, antiquado, alem de deixa-los verdadeiramente imoveis. Eles gostam de viajar, adquirir novas culturas, se aventurar, buscar a realização profissional conciliada a realização pessoal.
    Em resumo aproveitar a vida ao maximo, e isto não inclui ter um imovel.
    Vamos ser sinceros, se te perguntassem o que voce prefere que lhe deixem como herança:
    um imovel com bide rosa, vaso azul calcinha, que voce acha que vale 1 milhão e meio, ou uma aolicação financeira no valor de 1 milhão e meio, que lhe garantira na pior das hipoteses uma renda mensal de 7500,00. Este valor associado ao seus rendimentos lhe garantiram uma vida de otima qualidade em qualquer lugar do mundooooooooooooooooooo

    FAÇAM A VOCES MESMO ESTA PERGUNTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinjeiro é como gelo, ao longo do tempo ele derrete.Tenho um tio,que vendeu um imóvel,aplicou o dinheiro a alguns anos.O dinheiro desvalorizou e ele não conseguiu comprar mais nada. Está morando em uma casinha da Cohab,doada pelo governo.

      Excluir
    2. Tem razão..o negocio e vender tudo e cair fora dessa terra do nunca...

      Excluir
    3. Seu Tio deve ser um retardado que nem tu tatu, gosta de morar em buraco, quer dizer que se ele tivesse comprado um imovel hoje era milionario kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Milionario sem dinheiro nem para ir na esquina kkkkkkkkkkkkkkkk
      Casa caindo aos pedaços, e ele se achando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      O fato dee ser burro, sem educação financeira não serve de regra para ninguem

      Sobrinho burro, foi te mostrar com dados que quem compra terra erra:

      https://estadodeminas.lugarcerto.com.br/.../lote-em-condominio-quintas-do-sol-nova-
      9 de mai de 2010 - Lote à venda no Condomínio Quintas do Sol em Nova Lima. Lote com 1200m² por R$600.000,00. ID 10297353447

      https://estadodeminas.lugarcerto.com.br/imovel/lote-em-condominio-quintas-do-sol-nova-lima-800m2-compra-e-venda-rs320000-id-21519723
      Terreno à venda com 0 , Quintas do Sol, Nova Lima - R$ 350.000 - ID ...
      www.imovelweb.com.br › ... › Comprar › Minas Gerais › Nova Lima › Quintas do Sol
      Lote em condomínio fechado com a melhor infra-estrutura da região. Clube com quadras de tênis, portaria 24 hs e sistema de segurança.

      QUE SUPER VALORIZAÇÃO KKKKKKKKKKKKK fora condominio que pagou durante 7 anos de 1500 reais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    4. Meu tio tambem fumou maconha estragada e esta na camisa de força kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Dinherio é igual gelo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, papo de corvetor kkkkkkkkkkkk
      Quer dizer que o certo é ficar endividado dentro de um barraco KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Ter dinheiro hoje comedia, é para poucos que tem educação financeira, e são inteligentes e percebem onde estão as verdadeiras oportunidades. E com certeza não são em imóveis

      Excluir
    6. Realmente dinjeiro é como jelo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Estudado o rapaz......
      Este é o nível profissional dos corretores do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Esses "especialistas" vivem em uma bolha. Só pode ser. Não enxergam a realidade do povo. Os caras falam como se os imóveis estivessem baratos. Segundo um deles: "Com os juros atuais, preços dos imóveis estão muito próximos do valor justo". O povo faz conta para terminar o mês com comida na mesa e esse comédia manda uma dessas! Por isso as vendas estão estagnadas. E que fique assim por anos, até eles entenderem que quem diz o preço justo é o mercado (consumidor), se não vende é porque está caro para aquela população. Aprendam isso antes de se intitularem empresários.

    ResponderExcluir
  7. Investir wm imoveis é um ótimo negócio,sou corretor e sei das coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe mesmo, esta passando fome kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Fala ai sabe tudo, ja viajou para exterior, qual é sua formação, tem mais de um milhão na conta, ou vive contando as moedinhas KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Teve ter segundo grau, nunca sai nem do seu estado, cheio de financiamentos e carnês,
      Voce é um comedia mesmo

      Excluir
  8. imóvel é passivo. Ele pode até subir de preço ao longo do tempo, mas considerando os custos com reformas e atualização, a conta termina bastante negativa comparado ao aluguel. Lembra daquelas lajotas vermelhas do quintal? Piso de ardósia verde? Eram “top de linha” há pouco tempo atrás. Hoje, ninguém gosta. Certamente acontecerá o mesmo para os porcelanatos e afins.

    ResponderExcluir
  9. maior argumento da compra, pelo que eu entendo, é “não poder quebrar parede” ou “não poder colocar um móvel planejado”. Leva um tempo, mas sempre se encontra para alugar imóveis que atendem a necessidade e já vem com móveis planejados e paredes derrubadas. Novamente, comprar financiado é, praticamente, um suicídio financeiro baseado no que seu cérebro acha que ama no presente. Eu te garanto, o que amas hoje muito provavelmente não amarás com tanto afinco daqui 1 ano, quem dirá daqui 20.
    Procurare um hobbie ou outra coisa que fizesse esquecer essa necessidade de deixar tudo decoradinho-perfeito. Guarde a maior parte dos seus rendimentos, invista sabiamente, espere ter dinheiro para comprar a vista e reavalie a sua situação pessoal, no trabalho e o mercado.

    ALUGAR SEMPRE ...... COMPRAR PARA QUE

    ResponderExcluir

  10. Alugar vai muito alem da análise feita não é só o fator X da locação e compra. Essa é a matemática fria e lógica da coisa. Locar um imóvel é ter liquidez pra se mudar quando o vizinho novo parar de pagar o condomínio e a taxa do seu aumentar exponencialmente. Ou quando a barulheira da igreja na rua não te deixar dormir. Quando surgirem danos estruturais ao prédio e vários outros casos.

    ResponderExcluir
  11. Nesta casa de 107 m2 em Praia Grande
    Lá se foi o sonho do 666 de ter uma casa de praia
    Foi comprada por R$ 201.600 em julho de 2013 em 360 parcelas de R$ 1.935,92 (R$ 696.931 no total)
    Agora sendo vendida por 76K, ou seja, uma suave queda de 62,3% em relação a compra ou de 89,1% em relação ao que teria gasto com o empréstimo
    https://files.zukerman.com.br/I14585lote014matricula.pdf

    ResponderExcluir
  12. Cadê as grandes vendas de tijolos com SELIC A 6%?
    Cadê os amigos ou parentes empolgados comprando na Planta?
    Cadê aquela loucura nos stands … visando o repasse com ágio?
    Cadê nego financiando 200k, 300k, 500k como se fosse troco de pinga?

    ResponderExcluir
  13. Só uma pergunta:Por que os preços dos imoveis não caem nem nessa crise brava???É mais fácil responder se Tostines vende mais porque está sempre fresquinha ou é fresquinha porque vende mais???Tá difícil isso.Galinha morta só no mercado mesmo tô puto!!!

    ResponderExcluir
  14. Tenho a sensação que todo mundo ganhou na loteria,menos eu pqp.As casas aonde moro todas velhas com preços de casas novas e esses construtores tipo mbigucci não pode ver um terreno que compra pra fazer prédios aqui na área,daí não sobra nada.Daí eu me pergunto:por

    ResponderExcluir
  15. Porque um velho,o Sr:Mbigucci quase dono do ABCD quer tanto dinheiro se o futuro é a cova?já ta ricaço e quer nais e mais,esse construtor compra tudo pra fazer mais grana nós que queremos só para moradia fica impossível comprar.Talvez um dia esse senhor vai acordar e vai ver que só fez mal em nome de sua ganância e pior seus filhos jogando ele em um azilo e irá se fazer aquela velha pergunta existencial.Valeu apena???

    ResponderExcluir

  16. Na avaliação do economista da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) Eduardo Zylberstajn, a taxa de juros pode seguir em queda em 2019 se for eleito para o cargo de presidente da República um candidato comprometido com a continuidade das reformas, o que abriria espaço para aumento de preços dos imóveis.

    Aumentar de preco? Mas ta fumando oque?

    ResponderExcluir