Total de acessos

Teste

domingo, 14 de outubro de 2018

Portal EM: FGTS como garantia de empréstimo preocupa mercado imobiliário


“Se o dinheiro ficar escasso, a fórmula bem-sucedida do FGTS para indústria da construção estará em risco”, afirmou o executivo. “Isso nos preocupa bastante, especialmente porque pode afetar mais o segmento de baixa renda, que vinha apresentando um bom desempenho mesmo nos períodos mais agudos da crise dos últimos anos e da alta do desemprego.”

Na tentativa de aumentar o volume de dinheiro em circulação no país e injetar ânimo extra na economia neste último trimestre do ano, ao liberar a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia de empréstimos, o governo poderá prejudicar um outro importante setor produtivo brasileiro: o mercado imobiliário.

Isso porque a destinação de parte dos R$ 190 bilhões que estão depositados em contas da Caixa para outras finalidades ameaça reduzir o volume de recursos que antes eram destinados exclusivamente para habitação, saneamento e infraestrutura, segundo avaliação do presidente da Associação Brasileira das Incorporadoras (Abrainc), Luiz França.

 “Se o dinheiro ficar escasso, a fórmula bem-sucedida do FGTS para indústria da construção estará em risco”, afirmou o executivo. “Isso nos preocupa bastante, especialmente porque pode afetar mais o segmento de baixa renda, que vinha apresentando um bom desempenho mesmo nos períodos mais agudos da crise dos últimos anos e da alta do desemprego.”

De acordo com França, a fórmula de utilização do FGTS precisa ser mantida para também não gerar ainda mais incertezas e, por consequência, desencorajar novos investimentos e lançamentos. “Especialmente no segmento da média e alta renda, há por parte dos consumidores um movimento de adiamento da decisão de compra, em decorrência da crise e do ambiente de insegurança gerado pelas eleições”, afirma o presidente da Abrainc.

Segundo o presidente da Caixa, Nelson de Souza, não há motivos para preocupações. A tese é que, ao colocar um fundo bilionário como endosso para a liberação de crédito, haverá um movimento de reaquecimento da atividade econômica, com redução do desemprego e aumento do PIB. Além disso, argumenta o executivo, vincular o FGTS como garantia de empréstimo representa saque dos valores depositados.

“Mesmo se houver uma inadimplência de 5% a 7%, que é uma média do mercado de crédito, o impacto ao sistema do fundo é pouco significativo”, diz o economista Paulo Pereira Franco, professor da Fesp-SP. “Mas é improvável que essa linha de financiamento tenha problemas com falta de pagamento, já que para ter acesso ao empréstimo é preciso estar empregado e atender a todos os demais critérios de análise dos bancos.”

A utilização do FGTS como garantia de empréstimos está sendo oferecida desde 26 de setembro pela Caixa. O governo já negocia a mesma linha com o Banco do Brasil. Outras instituições financeiras, inclusive as privadas, também poderão adotar a mesma modalidade, desde que firmem convênios com as empresas para que os trabalhadores possam contratar o empréstimo.

Os juros da nova modalidade não poderão ultrapassar, por lei, 3,5% ao mês. Na Caixa, as taxas mínimas no consignado com FGTS partem de 2,46%. O prazo de pagamento é de até 48 meses. Cerca de 37 milhões de trabalhadores no país têm contas vinculadas ao FGTS, segundo dados do Ministério do Trabalho. Pelas contas da Caixa, se metade dos trabalhadores solicitar esse tipo de crédito pessoal, haverá uma injeção de R$ 37 bilhões na economia brasileira.

Perspectiva
Apesar das incertezas em relação às consequências das novas medidas de crédito sobre o setor imobiliário, Luiz França, da Abrainc, acredita que o setor poderá ser beneficiado no próximo ano com a formação de um novo governo, que será definido nas eleições deste mês. Para ele, a necessidade de estimular a economia e a geração de empregos passa pela definição de uma política de estímulo à indústria da construção.

“Tudo dependerá de como o próprio presidente eleito conduzirá a recuperação da economia, mas tenho visto que todos eles concordam que é fundamental reduzir o déficit habitacional e gerar um clima de mais confiança para que as pessoas possam adquirir imóveis e contrair financiamentos de longo prazo.”

(Portal Estado de Minas - Notícia - Economia - 03/10/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

8 comentários:

  1. Baixa o preço do m2 para 800,00 que vende..só isso...acima de 1200,00 esqueçam, pois esse é o salário atual do povo que não tem moradia.

    ResponderExcluir
  2. Analogizando
    cobertor curto
    deixar um santo nu pra vestir outro,

    Resolvem uma crise, mas cria outra.
    é uma versão jabuticaba da crise de liquidez americana, o país inteiro viciado em Estado, necessita dele pra sobreviver, mas aí começa a guerra pelo butim entre os diversos setores, mas o fato é: acabou o dinheiro

    Essa bomba armada pelo PT, o próximo eleito terá que desarmar com todo o cuidado, e algo que me preocupa é o risco de se fazerem vitimas inocentes, mas é o risco que precisamos correr diante do mal maior, diante do colapso certo que seria a revolução esquerdista proposta pelo PT no seu plano de governo, conforme denunciou Marco Antoniop Vila, conforme denunciou economistas do porte de Alex schuarztman e, nas entrelinhas, outros que não podem se expor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Somos reféns de decisões políticas...

    ResponderExcluir
  4. Perfeito anonimo 19:32
    1.200 é o salario do povo sem moradia E que TEM emprego
    Outros 30 milhões Não tem moradia NEM emprego

    ResponderExcluir
  5. Desse 2011 estamos vivendo de : Võo de galinha..PT acabou com o país...messssmo.

    ResponderExcluir
  6. Faltam 17 dias pra bolha imob acabar de implodir de vez

    ResponderExcluir
  7. Invasão de privacidade é crime, será que o que escrevo aqui os esquerdistas sabem de mim? assim como eles sabem dos 180 milhões de brasileiros usando o zapzap???

    ResponderExcluir