Total de acessos

Teste

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DCI: Valor dos aluguéis confirma Bolha

Levantamento do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) indica que os aluguéis no Brasil vêm caindo, embora o valor nominal das locações e o desembolso efetivo dos inquilinos estejam mais altos. "O preço dos aluguéis, tanto residenciais quanto comerciais, não acompanhou a valorização dos imóveis", afirma o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva.

Nos últimos cinco anos, o retorno mensal médio da locação era de cerca de 0,65% do valor do imóvel, contra aproximadamente 0,5% hoje, com casos em que a rentabilidade não passa de 0,3%.

Os aluguéis sempre foram baseados em percentual em relação ao preço de comercialização. Nos últimos anos, isso mudou porque o valor locatício não consegue acompanhar percentualmente a acelerada alta do valor de venda dos imóveis. E essa diferença entre o valor do aluguel e o valor pedido para venda é, para muitos especialistas, a maior prova de que há sim uma bolha imobiliária, pois se não há renda para acompanhar uma valorização dos aluguéis, como haverá renda para comprar ou financiar um imóvel?

Diário do Comércio e Indústria -DCI - São Paulo/SP - Opinião - 09/02/2012

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
 http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f

7 comentários:

  1. Tinha um apartamento e vendi(aproveitei a alta).
    Do "simples" juro da poupança( em 2011 foi melhor do que ações) sobra 60%, os 40% pagam hoje o aluguel e o condominio(teria que pagar mesmo sendo proprietário).
    Em outras palavras tenho capital para outros investimentos e não tenho a depreciação do imóvel.

    ResponderExcluir
  2. Como disse no blog da bolha, o brasileiro tem Síndrome de Matrix. Vive em um mundo virtual irreal....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasileiros, aprendam: preço é diferente de valor, nem tudo vale o que se pede.

      Lembro de uma matéria na Exame: "A fuga da bolsa", tinha um moço que disse que vendeu as ações da oferta da Petrobrás, em baixa, e comprou terrenos em Goiás para investimento(provavelmente com sobrepreço por causa do boom).

      Não que a Petrobrás seja a melhor empresa para se investir, mas comprar imóveis no atual momento não me parece uma boa escolha.

      Vi alguma coisa outro dia sobre um determinado fundo de investimento imobiliário que tinha rendido 53% em 2011. Sinceramente, não acho isso normal, principalmente quando se considera que o risco de se investir em imóveis é baixo (ou será que não é?).

      Como disse o Pablo, a festa parece mesmo estar acabando no mercado imobiliário. As vendas não estão lá essas coisas, valorização diminuiu bastante o ritmo, os preços tem muito o que corrigir e o IGPM de 12 meses, utilizado para reajuste dos aluguéis, está caindo.

      E na hora que o crédito minguar, quem tem caixa vai ditar o rumo do mercado. Vamos aguardar. O tempo premia os sensatos com boas oportunidades.

      Excluir
  3. Hoje saiu duas noticias interessantes. A 1a é sobre o comportamento do consumidor e tomador de crédito com impacto na inadimplência que subiu para 7,5% em 2011. "O brasileiro tomou mais crédito em 2011 e não consegue pagar"
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/25570-financas-pessoais.shtml


    A 2a é sobre o mercado imobiliário com entrevista do novo presidente da Secovi, Claudio Bernardes. Já imagino que estejam pensando que a opinião dele é enviesada por ter interesse no setor e acho que com razão, mas acredito que ele fez análises com bons argumentos.
    "Não há espaço para redução dos preços dos imóveis"
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,nao-ha-espaco--para-reducao-dos-precos-dos-imoveis-,835138,0.htm

    Acredito que essa equação não feche...

    ResponderExcluir
  4. Duas notícias que saíram hoje:
    Na Folha, Finanças Pessoais, "O brasileiro tomou mais crédito em 2011 e não consegue pagar"
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/25570-financas-pessoais.shtml
    No Estadão, em Economia: "Não há espaço para redução dos preços dos imóvei"
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,nao-ha-espaco--para-reducao-dos-precos-dos-imoveis-,835138,0.htm
    Acho que a conta não fecha...

    ResponderExcluir
  5. Prezado Leitor:

    Agradecemos pela sua contribuição e, em relação à matéria do jornal Estadão "Não há espaço para redução dos preços dos imóveis", cabe a seguinte análise:

    1- Como você mesmo constatou, a matéria é um "depoimento" do novo presidente do Secovi, que tem todo interesse em sustentar a tese de um crescimento infinito para o setor e espantar o fantasma da bolha imobiliária.

    2- A matéria é tão tendenciosa que, ao contrário da maioria das reportagens do portal Estadão, ela não abriu espaço para os comentários dos leitores...por quê será? Além disso, você deve ter reparado que o mesmo caderno (Economia) traz outra tendeciosa matéria sobre a incorporadora Rodobens, que tenta passar uma imagem de mercado aquecido, em franco crescimento...coincidência? Dê uma olhadinha no desempenho da construção civil na Bovespa e nas estatísticas sérias sobre venda e alguel que você irá entender.

    Continue nos acompanhando.

    Um abraço,

    Observador

    ResponderExcluir
  6. Prezado observador, não tinha lido a matéria sobre a Rodobens, obrigado.

    Achei interessante a reviravolta da empresa com a contratação de alguém com experiência em mercado financeiro.

    Eu tenho quase 10 anos de mercado e sei do que está falando do desempenho do setor de construção. Muitas das empresas estão mau das pernas, como a Gafisa com fluxo de caixa negativo e captando a taxas insustentáveis no mercado.

    De qualquer forma, ao contrário da manchete da reportagem, não achei o texto tão tendencioso assim. Pelo contrário, achei que tem um tom de desconfiança sobre a capacidade da empresa de voltar a ter um valor de mercado bilionário. Sobre a abertura de campo para comentários não saberia dizer se fecharam para todas as matérias ou somente para algumas. Eu costumo ler as notícias de jornal através de um clipping.

    Enfim, valeu pelo blog, é muito bom trocar ideias..

    Abraço

    ResponderExcluir