Total de acessos

Teste

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pesquisa Ipead: Construção cai pelo 2º ano consecutivo

Vendas do setor caíram 26% somente nos dois primeiros meses de 2012

O segmento da construção civil teve em 2012 o segundo ano consecutivo de queda nas vendas acumuladas do primeiro bimestre. Nos dois primeiros meses deste ano, em comparação a igual período de 2010, a quantidade de imóveis comercializados caiu 26,5%, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).
Alguns especialistas caracterizam o momento como um “amadurecimento”. No entanto, afirmam que é necessário que as empresas revejam as estratégias. Do contrário, os resultados podem ser puxados ainda mais para baixo. “Os investimentos e os planejamentos devem ser compatíveis ao cenário econômico”, afirma o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Luiz Fernando Pires. Entre os reflexos da queda na demanda, ele cita a redução na quantidade de imóveis lançados.

A construtora Mascarenhas Barbosa Roscoe, cujo proprietário é o presidente do Sinduscon-MG, é uma das empresas que confirmaram rever os lançamentos de 2012. No entanto, ele não informou os números da redução.

Pires, que também é proprietário da ETS, empresa de locação de máquinas, afirma que o mesmo aconteceu com o setor de aluguel de equipamentos, um dos termômetros da construção civil. “Se antes alugava 100 máquinas, atualmente alugo 70”, diz.

A Construtora Lider foi outra empresa que admitiu rever os lançamentos. Porém, a decisão chegou após a construtora entrar com pedido de recuperação judicial, já deferido pelo juiz Sálvio Chaves, titular da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte. O passivo da companhia junto a credores soma R$ 67 milhões.

“Antes, as unidades eram quase todas vendidas no lançamento. Hoje, prevemos comercializar 30% na inauguração e o restante com esforço de pessoal”, comenta Rodrigo Guaracy, diretor da Mobyra Incorporações.


 VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f 

Nenhum comentário:

Postar um comentário