Total de acessos

Teste

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Revista Veja: O fim do sonho dourado da construção

O sonho dourado do setor de construção começou a perder o seu brilho reluzente. Isso ficou evidente na semana passada, quando a Gafisa - maior construtora do país no ramo residencial - revelou que, depois de três anos de bonança, teve prejuízo de 1,1 bilhão de reais em 2011.

As causas do tropeço gigantesco são típicas de quem ficou eufórico com a demanda do mercado e com a entrada na bolsa de valores. No ano passado, a construtora reviu todas as suas obras e descobriu que teria que investir mais 440 milhões para concluí-las, além de gastar mais 240 milhões em multas por contratos desfeitos, projetos cancelados e atrasos na entrega de imóveis.

Mas a crise no setor de construção não atingiu somente a Gafisa. Outros gigantes do setor viram seu resultado financeiro piorar. Em 2011 os lucros despencaram para a Tecnisa, Cyrela, PDG, Brookfield e Even. Além disso, a MRV aumentou seu endividamento em 63%.

Porém, o problema não vem de agora. Desde 2008, as queixas registradas contra as construtoras  nos Procons triplicaram: foram 9584 só no ano passado.

Dois exemplos mostram a precariedade do setor: os futuros moradores do Spazio Redentore, da MRV, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, aguardam a entrega do imóvel desde abril de 2010. Já os moradores do condomínio  Prímola, na zona oeste de São Paulo, receberam os imóveis de quase 1 milhão de reais da Gafisa sem ligação definitiva com a rede de esgoto, e durante nove meses encheram suas caixas d'água com caminhões pipa e mandaram seus dejetos para uma fossa séptica.

(Revista Veja - edição 2264 - ano 45 - nº 15 - 11 de abril de 2012 - páginas 76 e 77)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f

8 comentários:

  1. Moro aqui nos estados unidos,sei bem o final deste filme,tenho um apt em sbc paguei 190k com 150m hoje falam em 700k,acho um absurdo quem ganha para pagar um valor destes,sem contar que paguei o dobro com um financiamento direto com a construtora,fico pensando nestes coitados que como eu se matou p pagar mas que no final vao perder tudo.

    ResponderExcluir
  2. Cadê os "vacilão" que ficam falndo que investir em imóveis sempre será uma boa?? Estão sumindo?? Cadê os corretores?? Em BH eles já estão matando cachorro a grito!!

    ResponderExcluir
  3. publica a matéria do CQC sobre a PDG dando golpe em Campinas S.P

    ResponderExcluir
  4. Blog estranho. Só fala em desgraça ... Cuidado com opiniões radicais ...

    ResponderExcluir
  5. Sou corretor e nao acredito em nada dito acima.

    ResponderExcluir
  6. Materia comprada. Tudo mentira. Em 2011 foi o ano que mais ganhei dinheiro.

    ResponderExcluir
  7. Pode-se ler uma frase várias vezes, e dela se extrair várias interpretações. O jornal, a revista, no intuito de venderem, colocam frases de efeito, bombasticas. A curiosidade humana deve ser saciada. Mas quem leu o texto com cuidado, deve ter extraido dele a seguinte verdade: fazer orçamentos com os pés no chão, nunca derrubou ninguem. Aqueles que vendem com prestações baixinhas, vão jogar no colo do comprador financiamentos exorbitantes. E possivelmente vão entregar obras de qualidade duvidosa. Em lugar de guardar na poupança, o negócio é investir em imóveis.

    ResponderExcluir