Total de acessos

Teste

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pesquisa FGV: Confiança da construção tem seu pior resultado

O Índice de Confiança da Construção, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentou o pior resultado dos últimos 18 meses, ao registrar recuo de 9,5%, em junho, ante redução de 7,8%, em maio. É a terceira queda seguida na comparação anual e a mais expressiva desde dezembro de 2011 (-9,9%).

O levantamento mostra a expectativa dos empresários para os negócios tanto no presente quanto no médio prazo, com sondagens feitas em um período de três meses. Em junho, entre os segmentos que contribuíram para o resultado estão as empresas de construção de edifícios e obras de engenharia, com variação de -9,8% ante -7,7%, e as de aluguel de equipamentos de construção e demolição, com 3,9% ante 6,1%.


O Índice de Expectativas passou de -6,5% para -8,6% e o Índice da Situação Atual, de -9,3% para -10,5%. Para 16,5% das empresas consultadas, o quadro é ruim, percentual superior ao de igual período de 2011 (11,9%).


Segundo a FGV, 43% dos entrevistados declararam esperar uma melhora dos negócios nos próximos seis meses ante o índice de 54,3% registrado em maio. Ao mesmo tempo, cresceu o percentual dos pessimistas (de 1,3% para 3,5%).



VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

3 comentários:

  1. Na verdade os preços de imóveis estão absurdos. Aqui em BH existe uma casa muito bem construída mas em frente a um beco de favela e boca de fumo onde proprietário está pedindo 740 mil reais no imóvel. Outro caso é de uma casa de 1 pavimento em um lote 360m construída em uma avenida de médio porte onde o dono pede 850 mil reais pelo imóvel.
    Isso é tão irreal que fica fácil de fazer as contas, veja bem:
    Em qualquer uma das situações acima um lote de 360m custaria a preço de loucura 400 mil e com mais 200 mil você constrói um imóvel de 2 pavimentos muito melhor que estes citados. Portando você teria uma casa muito boa com 600 mil reais!
    A verdade é que a especulação imobiliária tomou conta do mercado.
    Eu creio que muito em breve estaremos comprando imóveis no mesmo padrão com descontos de 30 a 40%.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, acabei de discutir com a minha esposa. A nós estamos procurando um imóveil para comprar, achamos um empreendimento que ainda vai começar a fundação, um apto de 3 quartos no suburbio do Rio de Janeiro, em um lugar com várias favelas próximas. Até aí tudo bem, estava negociando com o corretor, mas continuei pesquisando na internet. Descobri que houve um anúncio do mesmo empreendimento dia 29 de maio, fazendo as contas verifiquei que teve um aumento de 40% em relação ao preço que ele me passou agora no início de julho, exatamente 40 dias depois do anúncio. Entrei em contato com o corretor e ele me disse que houve aumento sim de aproximadamente 22mil e que o mercado esta especulando sim e que a tendência é aumentar mais nos próximos anos. Ora, para me falar isso ele não deve estar acompanhando a queda de vendas notória que está acontecendo desde o fim do ano passado. Cheguei a conclusão que ele está querendo me fazer de trouxa. Desisti do negócio (discussão com a esposa) vou juntar mais dinheiro e vou aguardar o próximo ano, rezando para estar tomando a decisão certa. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor:

      Essa é uma estratégia largamente utilizada por muitos mercados em decadência, e funciona da seguinte forma: ao invés de revisarem os preços para baixo, mostrando que o mercado passa por uma crise, aumenta-se o preço (muitas vezes de forma exagerada, como no seu caso) para passar a impressão de que o mercado continua aquecido e, no momento da negociação, oferecem descontos superiores ao aumento.

      Se você disse ao corretor que desistiu, pode aguardar que ele entrará em contato dizendo que conseguiu uma oferta "exclusiva" para você.

      Para dirimir quaisquer dúvidas sobre o tema, no nosso blog, vá ao espaço "Pesquisar este blog" (canto superior direito) e digite a palavra "desconto". Você vai encontrar excelentes matérias, dos principais jornais do país, que confirmam nossa explicação.

      No mais, um grande abraço, e continue nos acompanhando.

      Observador

      Excluir