Total de acessos

Teste

domingo, 17 de março de 2013

Estadão: Queda dos preços é "nova etapa" do mercado imobiliário

Para quem, nos anos recentes, assistiu a uma contínua alta no valor dos imóveis, o ano de 2013 desponta com significativa novidade para o mercado imobiliário: os preços irão começar a se retrair. Levantamentos recentes feitos pelo Sistema Cofeci-Creci identificam que o boom imobiliário entrará em "nova etapa".

A partir de agora, os preços irão se aproximar mais da realidade mercadológica e, assim, do bolso do consumidor, de acordo com a singular lei de oferta e procura. Esse movimento, que se iniciou em 2012, irá alterar o cenário atual de constantes altas, além de afetar todos os setores do mercado imobiliário, desde a comercialização até o mercado de locação.

O recente boom imobiliário no Brasil reacendeu um setor que esteve, de fato, estagnado, porém causou uma disparada de preços que desequilibrou a lógica e a aritmética vigentes nesse mercado. Enquanto os Estados Unidos enfrentavam uma grave crise, originada numa bolha imobiliária, o Brasil via o segmento explodir. Já naquela época, muitos identificaram aqui também a ameaça de uma bolha.

Agora, o setor terá de estar preparado para enfrentar um segundo momento: a do retrocesso nas tabelas de comercialização, de investimento e até mesmo de sua presença e de seus índices na macroeconomia nacional. Em muitos centros urbanos, as construtoras voltadas para as classes média e alta retraíram investimentos. Necessitam comercializar o estoque acumulado. Para isso, terão que rever valores e condições, além de precisar ainda mais de um bom agente comercializador para conquistar o cliente. 

Assim como o boom imobiliário foi interpretado pelo setor como um crescimento ávido (e não como uma bolha), o desafio agora será não considerar o ajuste que se avista como momento recessivo. Ao analisar os números que deverão permear o mercado em 2013, há de se considerar que a gangorra que subiu nos últimos anos, começa a baixar (e não se sabe em que ponto irá interromper o movimento).

(O Estado de S. Paulo - São Paulo/SP - IMÓVEIS 1 - 03/03/2013 - Pág. 2)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

18 comentários:

  1. Era de se esperar, lei da oferta e da procura é igual 1 + 1 = 2, já sabemos o resultado, só idiota não consegue perceber que isso iria acontecer, vamos voltar a pagar o justo, estou acompanhando na realidade o que acontece, acompanho anúncios de imóveis nas regiões de meu interesse e os mesmos anunciados, continuam anunciados e em declive acentuados no valor. Sou feliz por não ter comprado por impulso. ( Dica de Bobo, não acredite em matérias de alguns jornais, existe uma tentativa desesperada de contrutores e corretores em enganar o leitor, o que não vai funcionar).

    Daniel Vicente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK, não acredito em matérias de jornal, mas se até o estadão e a globo estão falando nisso é pq eles já viram que não tem mais volta não...

      Excluir
    2. Eu falei ALGUNS jornais, não todos.....

      Excluir
    3. Sim, mas o estadão em particular é um dos jornais em que mais vejo anúncio de construtoras.

      Excluir
  2. E o jornal Estado de Minas, patrocinado pelo SINDUSCON, SICEPOTI & CIA, continua com suas matérias fantasiosas. Ver em http://bit.ly/143qfcg mais uma dessas matérias pagas. Moro na região Norte de BH e acompanho os anúncios - é uma fantasia total, com preços que são superiores ao da Zona Sul de BH, onde também já morei. É incomparável - a estrutura urbana da Zona Sul é muito superior à existente na Zona Norte da capital mineira. Como explicar os preços da Z.Norte superiores ou iguais ao da Z.Sul? Sem chance, mas tem bobo que não vê isso e compra, acredita nessas reportagens pagas. E toma matéria paga com o povo sofrendo com sistema de transporte péssimo, engarrafamentos gigantes todos os dias quando alguém se aventura a ir ao centro e região hospitalar, etc.., etc.. e etc.. Mas, de novo, tem financiamento - o "zé povin" acredita e compra.
    Reinaldo.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ser sinceros, o Estadao esta falando a mesma "verdade" que falava quando 1 ano atrás afirmava que os preços iriam subir 30% ao ano eternamente.

    O ESTADAO obedece ao interesse dos grandes, se as noticias são de queda é pq isso interessa ao grande pai, o mercado.

    Os grandes investiudores todos eles estão vendidos, esperando as quebras pra recomprar, a sardinhada vai sofrer horrores

    ResponderExcluir
  4. Isso é um grande circo que já está pegando fogo.. A muitos anos que Belo Horizonte não cresce por causa de especulações deste tipo.. Se o valor dos imóveis está exorbitante em BH, deem uma olhada nos outros estados.. E se a facilidade do empréstimo é maior, é óbvio que o valor do imóvel vai aumentar.. Acordem p/ vida..
    Aluguem mesmo ao invés de comprar, pq ae sobra mais grana p/ quem já está no mercado imobiliário.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que os precos vao cair, acredito tambem que o preco da gasolina vai cair, que os precos dos carros, da comida, dos remedios, roupas, e tudo mais. Tudo vai ficar mais barato. Menos o meu salario, isso eu acho que nao vai cair nao.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de expressar minha humilde opinião e caso cometa algum equívoco ficarei grato pela correção.

    Por que os imóveis valorizam (na minha visão)?

    * Por investimentos locais:
    a) Investimentos de infraestrutura (ex: saneamento, saúde, etc.);
    b) Investimentos em algum setor que valorize o bairro (ex: hotelaria, gastronomia, comércio, etc.).

    * Mudanças na economia:
    a) Reajuste de preços (devido à oferta e procura) por conta do aumento do poder aquisitivo dos últimos anos (não sei precisar este período).
    b) Oferta de crédito “barato” (ainda atuando na oferta e procura).

    Estes seriam os fatores reais para valorização do imóvel. Mas há um fator artificial chamado ESPECULAÇÃO imobiliária (que pra mim não é investimento, é um câncer).

    Agora façam esta análise:
    - Houve investimento real que justifique esta valorização?
    - Até que ponto o aumento do poder aquisitivo justifica a valorização?
    - Qual a participação da especulação nesta valorização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamento perfeito amigo, pura especulação vai causar a crise do setor.

      Daniel Vicente

      Excluir
  7. eu acho se não é possivel como as imobiliarias possam demostrar como eles tiram esses custos dos apartamentos e vendem por um preços absurdos desses e ninguem toma providencia e deixam as imobiliaria fazerem o que querem . Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  8. Alta exagerada dos preços faz vendas de imóveis recuar em SP

    http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2013/03/20/alta-exagerada-dos-precos-faz-vendas-de-imoveis-recuar-em-sp.htm

    ResponderExcluir
  9. Aparentemente os preços de imóveis a venda em BH não estão caindo.

    fonte: www.tremutil.com.br

    opção: compra bh->graficos->numero de imoveis e valor de compra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se vc é corretor, troll ou similar, mas vou lhe conceder o benefício da dúvida.

      Esses índices não servem para nada. Para começar, em geral são mantidos por entidades interessadas em manter o mercado aquecido. Os valores que constam no site são apenas os valores pedidos pelos proprietários, e não refletem os valores reais que foram efetivamente negociados. E ainda por cima sempre tem anúncio em duplicidade, que ajuda a maquiar o preço ainda mais. Para o mercado é mais importante manter a impressão que o preço nunca cai, colocando um preço nas alturas e negociando "descontos" na hora da venda, do que assumir a realidade e afugentar ainda mais os investidores/especuladores que mantêm os lucros altos das construtoras.

      Abs

      Excluir
    2. Meu site não tem nenhum relacionamento com entidades imobiliárias, sou pesquisador.
      O número de duplicados, anúncios com dados semelhantes (mesmo bairro, quartos, valor, condominio, etc), é menor do que 1%.
      Mesmo não sendo o valor negociado (há como saber isso? mesmo pelo itbi não há como saber qual o valor realmente repassado, pode ser registrado valor menor), mostra o que tem sido pedido nos sites imobiliários. Acredito que reflete o que há no mercado e que a margem de negociação deve ser parecida entre os anúncios.

      Excluir
    3. 100% dos varios anuncios que pesquisei no ZAP estavam errados.

      Quase todos os endereços estavam errados, como que pode fazer um indice de bairros com isso?
      Fora os ouytros erros menores, nunca achei um anuncio 100% certo, nunca

      Desisti de usar o fipe-zap, os erros cansam a gente que está procurando imovel. Se vc só achou 1% de erro, vc esta 99% enganado, ou não pesquisou direito

      Excluir
    4. O site mostra o que há nos sites imobiliários de bh. Quem procura imóvel, provavelmente visitará esses serviços. A idéia é centralizar a pesquisa e resumir o que foi encontrado.

      Voltando ao assunto deste tópico, o que tem a venda por aqui em grande parte é o que está anunciado nesses sites. Neles não houve alteração significativa de queda.
      Eu considero os valores superestimados e acompanho para mostrar as futuras alterações.

      Excluir
    5. Então senhores,quando os valores vão começar a cair, quando vão estar no valor justo para que um poupador possa adquirir um imóvel como forma de investimento em substituição à desgastada poupança, que a a cada dia registra recordes de captação, apesar nas novas regras vigentes desde maio de 2012?

      Excluir