Total de acessos

Teste

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Editorial: Estadão pede desculpas por divulgar queda dos preços

No dia 04 de maio de 2013, o jornal Estadão publicou matéria da jornalista Márcia Chiara, onde foi abordada a queda generalizada dos preços dos imóveis novos (publicada no último dia 05 de maio pelo nosso blog). A matéria - produzida com muita seriedade, e baseada em dados do próprio Secovi - apenas retratou a realidade do mercado imobiliário brasileiro.

Porém, para o nosso espanto (e daqueles que acompanham o jornal Estadão), ontem, 07 de maio, dia em que se realizava o 5º Fórum Liberdade de Imprensa - onde estiveram em pauta a violência contra profissionais da área, as ações judiciais e as tentativas de restringir a atuação dos veículos de mídia -, o referido jornal publicou outra matéria, intitulada "Um ajuste saudável do mercado imobiliário", pasmem, desculpando-se pelas informações veiculadas no último dia 04, numa clara e manifesta demonstração de retaliação, de cerceamento e de manipulação da informação.

O blog do Observador do Mercado lamenta e repudia o fato, e hipoteca sua total e irrestrita solidariedade à competente jornalista Márcia Chiara.

O fato também não abala nossa grande admiração pelo mais conceituado e combativo jornal do País - que se tornou uma referência para todos os profissionais da área e para aqueles que prezam pelo bom jornalismo -, mas nos deixa em alerta.

Esta é a opinião do blog do Observador do Mercado.

10 comentários:

  1. Oras..sempre leio o estadão na net. E faz muito tempo que o estadão censura, cerceia e mente sobre o real estado dos preços de imóveis. Sempre "consultam" a Secovi sobre como anda o mercado. Tipo: Consultar a raposa sobre a segurança do galinheiro! Na minha cidade há muitos corretores que ha mais de 6 meses não vendem nada.
    Algo mias sobre o estadão: O único jornal que acabou por censurar por completo os comentários de leitores. Chegou ao ponto de cortar 99% dos espaços a comentários. Nem os militares faziam isso!! Qualquer jornal do mundo civilizado os espaços a comentários são livres e existem! O estadão foge acovardado sobre o que o leitor pensa..

    ResponderExcluir
  2. leio com muita frequencia o Blog. Onde corre dinheiro e a dependencia nos enormes anuncios sobre imóveis a venda..e sendo nosso país o Brasil... Um jornal pra vender a alma ao diabo custa apenas alguns Reais!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente eu não sei onde você encontrou este "conceituado e combativo" jornal, apenas no que toca aos interesses políticos e econômicos do mesmo, muito semelhante ao seu co-irmão da capital.

    Vemos neste episódio uma clara manipulação da informação devido aos interesses econômicos do jornal, o que na minha visão não se configuraria uma assalto a ética se o referido jornal deixasse clara a sua posição editorial, o problema esta exatamente no fato de que a imprensa brasileira de maneira geral tenta propagandear a ideia lúdica da imparcialidade, o que pelo menos para mim é uma grande mentira.

    Parece-me que toda notícia colocada por grandes jornais traduzem-se em verdades universais, quando na realidade ao serem analisadas sobre visões diferentes soam verdadeiros absurdos. Veja bem, entendo que o autor do blog considere o jornal conceituado e combativo, acredito que seja porque se identifique com a linha política e econômica do jornal, contudo, para mim este jornal não se configura em nada mais do que lixo, publica notícias ao sabor de suas necessidades econômica e inclinação político partidária.

    ResponderExcluir
  4. joaquimbarbosapresidente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Idem... Entra no balaio: Estadão, Folha de SP, Revista Veja entre outros...

    ResponderExcluir
  6. É repugnante. Mas logo, logo, os fatos virão à tona e não será possível subordinar a mídia inteira a favor da omissão da crise imobiliária.

    ResponderExcluir
  7. Pasmem! O Estadão tirou do ar a noticia sobre a queda dos preços! Ela estava no link abaixo que agora não funciona mais:
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,preco-de-imovel-novo-recua-pela-1-vez-em-quatro-anos,152741,0.htm

    Por outro lado o outro sobre o ajuste saudável de preços continua funcionando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Parece que seu alerta surtiu efeito.

      Verificamos sua informação durante todo o dia. Durante a manhã, o link direcionava para uma página em branco, como se não existisse.

      Já na parte da tarde, o link direcionava para o caderno de política de jornal. Somente agora à noite o link foi devidamente "restabelecido", direcionando para a matéria original.

      Agradecemos pela inciativa e pela confiança em nosso blog. Temos certeza de que a sua informação contribuiu para que mais um atentado à liberdade de imprensa e à liberdade de informação não fosse consumado.

      Continue nos acompanhando.

      Um abraço,

      Observador

      Excluir