Total de acessos

Teste

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Folha: Construtoras já perderam metade do seu valor em 2013


Empresas brasileiras de construção civil perderam até metade de seu valor de mercado no primeiro semestre do ano, em meio ao fraco crescimento econômico do país, à alta dos juros e a investidores mais avessos a risco. 

Brookfield e MRV puxaram a fila, com quedas de 56% e 44%, respectivamente. A seguir veio a Gafisa, com queda de 39%, seguida por PDG Realty e Rossi, com quedas de 36%. No mesmo período, o Ibovespa caiu 22,5%. 

Para analistas, o desempenho das ações reflete um misto de fatores conjunturais e específicos de cada empresa. A incorporadora Brookfield, por exemplo, revisou os orçamentos da sua carteira de projetos e ainda sofreu os efeitos de adequação a novas regras contábeis, avaliou a consultoria Lopes Filho.

A Gafisa vendeu o controle da Alphaville para a Blackstone e para o Pátria Investimentos, em uma tentativa de animar o investidor com a redução do seu endividamento, mas não conseguiu. E ainda deixou alguns com a impressão de que pode não ter feito a escolha certa. 

"Apesar de a operação ser vantajosa para a Gafisa pelo valor acordado, no longo prazo a venda deve resultar em menores margens, visto que a Alphaville era responsável pelos empreendimentos mais rentáveis da companhia", afirmou a Lopes Filho, em relatório. Somente no mês de junho, o valor da ação da Gafisa caiu 25,5% na Bovespa.

O cenário macroeconômico, que tem castigado todos os setores da Bolsa, tende a pressionar com mais força empresas ligadas à economia doméstica, como construtoras e varejistas.A pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central e publicada no primeiro dia do mês, mostrou expectativas de crescimento menor do PIB neste e no próximo ano, de elevação da taxa básica de juros e de inflação mais alta.

(Folha de S. Paulo - São Paulo/SP - MERCADO - 02/07/2013 - Pág.B6)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

4 comentários:

  1. Estou gostando da frequência das notícias! Em breve veremos preços coerentes.

    ResponderExcluir
  2. Perderam metade do seu valor só em 2013. Mas vai ver desde 2008, algumas já perderam uns 90%!

    ResponderExcluir
  3. topico novo

    São José tem aumento de
    300% na oferta de locação

    google no titulo ou

    "http://www.digitalflip.com.br/ovale/flip/Classificados/01024%3D07-07-2013/44.PDF

    ResponderExcluir