Total de acessos

Teste

terça-feira, 2 de julho de 2013

O Globo: Economia instável, mercado imobiliário em queda


Depois de três anos de subida vertiginosa, os preços dos imóveis no Rio vivem, desde o ano passado, um momento de estabilidade. Com isso, o que se vê agora, especialmente na Zona Sul, são preços estacionados num patamar tão alto que muitos compradores já pensam duas, ou três, vezes antes de fechar qualquer negócio. E, se quem compra está mais criterioso, quem vende precisa estar aberto a negociações que, não raro, significam reduções. Um indicativo claro de que, em breve, os preços podem, sim, cair. 

- Os preços subiram rápido demais e destoaram da realidade. Agora, a inflação quer voltar e os juros estão sendo reajustados para cima. Os preços vão realmente cair quando não houver mais compradores - analisa o economista Roberto Zentgraf, do Ibmec. 

Talvez por isso, quem está procurando imóvel já tenha se acostumado a ver os mesmos apartamentos sendo anunciados por meses a fio, sem qualquer redução no preço pedido.

Mercado travado
Tem muita gente procurando, tem muito imóvel à venda, mas os negócios estão realmente travados, com margem de negociação apertada. Quem compra, principalmente à vista, tenta reduções entre 15% e 20%. Mas quem vende só corta uns 4% ou 5% - conta o corretor Rodrigo Barbosa, que atua no mercado de alto padrão de Rio de Janeiro e São Paulo.

Para Rodrigo Feliciano, diretor para a Zona Sul da Brasil Brokers Ética, os corretores estão tendo trabalho extra, considerando os dois tipos de vendedores que existem no mercado - os que precisam de dinheiro e aceitam baixar os preços e os que esperam uma oportunidade para lucrar e, por isso, deixam o imóvel parado até encontrar alguém disposto a pagar o que eles querem:

- Há imóveis que estão realmente fora do valor e por isso demoram mais a vender. De maneira geral, os corretores estão precisando convencer tanto compradores quanto vendedores a ceder.

(O Globo Online - Rio de Janeiro/RJ - MORAR BEM - 30/06/2013)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Vai chegar a época de um post por dia... ja já.

    Em breve o blog poderá simplesmente redirecionar para a capa de qualquer portal por aí :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tomara que sim, meu velho. esse outro planeta que inspirou os preços exorbitantes está para ser extinto!

      Excluir
  2. A queda real só ira acontecer depois da copa do mundo!
    Ass: iCuritiba

    ResponderExcluir
  3. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/07/04/joaquim-barbosa-voa-para-ver-jogo-com-dinheiro-publico.htm#comentarios
    Essa e para o pessoal que venera esse individuo e o STF que do dia para noite viraram símbolos de moralidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos aos fatos, segundo noticiados nesta publicação: 1. Ele tem domicílio no Rio de Janeiro. 2. Todos os ministros tem uma cota de passagens para viajarem aos seus domicílios nos finais de semana, por exemplo. 3. Ele viajou em um avião comercial comum. Não foi em jatinho da FAB. 4. Somente ele usou a cota de passagem. Não foram seus familiares, nem seu filho. 5. Não importa o que ele foi fazer em seu domicílio em seu momento de lazer. 6. Todas estas informações estão na notícia, mas bem disfarçadas.

      Excluir