Total de acessos

Teste

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Estadão: MPF aciona Caixa e corretores por golpe contra consumidores

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública contra a Caixa Econômica Federal, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da 4ª Região, o Sindicato dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais e a Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais, para impedi-los de cobrar taxa de corretagem das pessoas que adquirem imóveis remanescentes dos chamados Feirões da Casa Própria.
O MPF pede que a Justiça Federal declare a nulidade da cláusula que exige a obrigatoriedade da intermediação de corretor nas operações de venda direta de imóveis, proibindo-se a Caixa de exigir a contratação. Segundo o MPF, a cobrança seria ilegal e abusiva, porque obriga o consumidor a pagar uma comissão de 5% sobre o valor do imóvel, ainda que não tenha havido qualquer intermediação de corretores no processo de compra e negociação.
De acordo com o procurador da República, Fernando de Almeida Martins, autor da ação, os imóveis que não são vendidos nos leilões patrocinados pela Caixa são posteriormente negociados com o primeiro interessado que apresentar proposta de valor igual ou superior ao mínimo estabelecido no edital do leilão.
Ao comprador não seria dada a opção de escolher a contratação do serviço. Caso queira adquirir o imóvel, ele é obrigado a pagar a taxa de corretagem. Para o MPF, é clara a configuração de venda casada, pois o banco não oferece qualquer liberdade de escolha ao interessado.
O MPF afirma que, segundo o banco, a contratação obrigatória dos serviços de corretagem fundamenta-se em convênio, válido em Minas Gerais, firmado no ano de 2000. Nesse acordo estaria expressamente consignado que a remuneração do corretor será custeada diretamente pelo comprador.
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

    2 comentários:

    1. Boa tarde, amigo

      Uma contribuição para o seu blog:

      31/08/2013 - 17h30
      Professor de Yale vê indício de bolha imobiliária em São Paulo e no Rio

      http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/08/1335193-professor-de-yale-ve-indicio-de-bolha-imobiliaria-em-sao-paulo-e-no-rio.shtml

      Essa notícia saiu ontem na folha.com.

      Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Caro leitor:

        Agradecemos pela contribuição. Em breve o post será publicado.

        Sinta-se à vontade para enviar críticas e sugestões.

        Um abraço.

        Observador

        Excluir