Total de acessos

Teste

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Bolha imobiliária toma conta dos noticiários

Contribuição do leitor Bruno Eduardo dos Santos
Proibido pelo mercado imobiliário - e evitado pela grande mídia -, o termo Bolha Imobiliária vem, aos poucos, tomando seu lugar de direito nos noticiários nacionais, mostrando que aquilo que para muitos "especialistas" era apenas uma teoria está se transformando numa grande (e barulhenta) dor de cabeça. (Nota do blog)

Líder brasileiro no quesito valorização do metro quadrado, entre as nove maiores cidades do país, o Rio de Janeiro apresenta os primeiros sinais de mudança do mercado imobiliário. Após boom nos últimos quatro anos, o cenário é de queda dos preços para venda e aluguel. A variação de preços para locação no Rio de Janeiro, teve, em agosto, seu primeiro revés, após três anos de altas contínuas. 
Mesmo o preço de venda do imóvel pronto, na capital fluminense, apresentou, no mês passado, a primeira desaceleração desde abril. A avaliação de especialistas é que, após anos consecutivos de valorização, a bolha imobiliária no Rio chegou ao limite.“Em termos de magnitude, há uma retração pouco expressiva, mas chama a atenção porque é a primeira vez em mais de três anos que há uma queda nos aluguéis. E isso revela a mudança na situação do país, com uma inflação maior e o poder aquisitivo da população mais comprometido”, avalia o coordenador do FipeZap, Eduardo Zylberstajn.
“Parece que estamos entrando em uma fase nova no mercado imobiliário. O aumento nos preços vem perdendo o fôlego, apesar de continuarem altos no Rio.”, ressalta Zylberstajn.
Para o Secovi-Rio, a fase de picos de crescimento já passou. A avaliação é que a inflação dos imóveis já está se acomodando.
Para o professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) Samy Dana, o cenário não é de otimismo. Segundo ele, “há uma bolha instalada, que vai estourar, seja de forma bruta ou lenta”
Em sua avaliação,“os preços estão ridículos de altos e o mercado vem dando sinais de desaquecimento. As construtoras estão aumentando os descontos para fixar os clientes e, com a oferta em alta, o preço do aluguel acaba caindo. O mercado está se ajustando”.
Sem pânico?
O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-Rio), Manoel Maia, afirma, contudo, que não há clima para pânico. “ Podemos ter uma desaceleração, mas não quer dizer que o mercado vá retrair”, aposta.

(Portal IG - Economia - Brasil Econômico - 10/09/2013)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

    Um comentário:

    1. Parece que no Rio existe um lobby entre os sites de anúncios de imóveis, para atender interesse de investidores, que não deixam os preços de imóveis caírem.
      Os imóveis em sua maioria estão anunciados desde o ano passado, ninguém vende, mas também não reduzem os preços.
      Quem procura um imóvel para comprar tem que procurar nos classificados em jornais e sair dos sites de venda.
      A origem religiosa do administradores do Zap e
      Imovelweb pode dar uma dica de quem está manipulando o mercado.

      ResponderExcluir