Total de acessos

Teste

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Estadão: Crise imobiliária faz Ibovespa reduzir ações da construção


Os setores de consumo e financeiro são os que mais devem ganhar peso no Ibovespa com a nova metodologia anunciada pela Bolsa, segundo cálculos de bancos e corretoras. As ações ordinárias de grandes empresas como Petrobrás e Vale também terão peso maior no índice. Dessa forma, o desempenho do indicador reformulado deve refletir melhor o mercado de capitais brasileiro, de acordo com agentes do setor ouvidos pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.
Na avaliação do Credit Suisse os setores que mais devem perder peso na carteira são os de construção caindo de 10% para 3%. 
Os analistas Stephen H. Graham e Fernando Siqueira, do Citibank, destacam ainda que além de OGX e construtoras, que terão seu peso reduzido drasticamente, as siderúrgicas também devem ter menos representatividade no índice sob a nova metodologia e poderão até ter uma exclusão, que é o caso de Usiminas ON.
Outra decisão importante é a que prevê a exclusão de ações de empresas em situações de falência ou recuperação judicial.
(Estadão - Economia - 13/09/2013)
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

2 comentários:

  1. 'http://www.cofecon.org.br/destaques/204-slideshow-principal/2766-comissao-avaliadora-define-ganhadores-do-xix-premio-brasil-de-economia

    A Comissão Avaliadora do XIX Prêmio Brasil de Economia (PBE) teve no último sábado, 17 de agosto, a reunião para definir os ganhadores desta edição. O encontro aconteceu em Brasília na sede do Cofecon. O PBE é dividido em cinco categorias: Monografia de Graduação, Artigo Técnico/Científico, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado e Livro de Economia.

    CATEGORIA ARTIGO TÉCNICO OU CIENTÍFICO

    1º Lugar: Luciano Luiz Manarin D'Agostini
    Recente aumento dos preços de imóveis no Brasil: existe ou não a bolha imobiliária?

    O documento pode ser lido no seguinte link
    'http://www.tnc-online.net/pic/20130711035510384.pdf


    Avaliadores
    Artigo Técnico/Científico: Fernando de Aquino Fonseca Neto (BACEN), Mauro Thury de Vieira Sá (UFAM) e João Rogério Sanson (UFSC)

    O vencedor deste prêmio é professor universitário, tem doutorado na área de economia e foi o vice campeão do prêmio, em 2012, na categoria Livro de Economia, com a obra "Econometria Temporal Multivariada".
    -http://www.cofecon.org.br/component/content/article/77-box-inferior/eventos/2595-cofecon-entrega-premio-brasil-de-economia133

    Para engrossar um pouco mais o caldo, segue trabalho de Adolfo Sachsida e Mario Jorge Mendonça, técnicos de planejamento do IPEA, sobre a bolha imobiliária brasileira. 'http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1762.pdf

    "Este estudo tem por objetivo avaliar a possibilidade de existência de "bolha" especulativa no mercado imobiliário brasileiro. Para tanto, estudou-se e empregou-se diversas metodologias, tanto em nível microeconômico quanto em nível macroeconômico. De maneira geral, os resultados apontam para a possibilidade concreta de existência de uma bolha no mercado de imóveis no Brasil. De maneira objetiva, a Teoria Austríaca do Ciclo Econômico (Tace), reforçada por técnicas estatísticas, fornece uma base teórica sólida para apontar o governo federal, por meio de suas políticas fiscais e de estímulo ao crédito, como o principal responsável pelo surgimento desta bolha. A insistência do governo em aquecer ainda mais um mercado imobiliário já aquecido só tende a piorar o resultado final."

    Em quem você prefere acreditar? Em professores universitários e no Cofecon ou no SECOVI?

    ResponderExcluir