Total de acessos

Teste

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Exame: Analistas já falam em "risco potencial" após nova queda das ações

As ações das empresas de construção exerceram o maior impacto negativo sobre a bolsa na manhã da última terça-feira, após a Cyrela ter mostrado redução de lançamentos e vendas na prévia operacional do terceiro trimestre, divulgada na véspera.
Os lançamentos trimestrais da companhia recuaram 18,7 por cento ante igual período do ano passado, para 1,23 bilhão de reais. Já as vendas contratadas caíram 22,5 por cento, alcançando 1,36 bilhão de reais. As cifras consideram tanto os empreendimentos exclusivos da Cyrela, quanto os que incluem participação de terceiros.
A empresa foi a primeira do setor a revelar os dados para período de julho a setembro, mostrando cifras que, na opinião do analista Ricardo Correa, diretor da Ativa, mostraram "que houve desaceleração no mercado imobiliário".
Na comparação com dados divulgados pela Cyrela no segundo trimestre, as vendas contratadas da companhia caíram quase 38 por cento, enquanto os lançamentos tombaram 30 por cento.
Às 11h49, papéis de grandes empresas do setor caíam com o Ibovespa avançado 0,48 por cento, com destaque para os recuos de 3,29 por cento da Gafisa, 2,14 por cento da Tecnisa, 1,25 por cento da Brookfield e 1,06 por cento da Cyrela.
No mesmo momento, o índice imobiliário apresentava queda de 0,32 por cento, sofrendo menos em função do alto peso exercido pelas ações de BR Malls, de shoppings, e BR Properties, empresas que também operavam no campo negativo, mas com uma queda menos acentuada.
"Risco potencial e desapontamento"
Em relatório sobre os dados divulgados na segunda-feira pela Cyrela, Correa chamou a atenção para a ausência de lançamentos do programa Minha Casa Minha Vida Faixa 1 no trimestre, acentuando a queda do Valor Geral de Vendas (VGV) total da companhia.
O banco de investimento Espirito Santo ressaltou que os resultados vieram mais fracos que o esperado, e foram "desapontadores".
Embora tenha avaliado a velocidade de vendas da Cyrela, de 18,4 por cento no trimestre, dentro de uma faixa considerada saudável em função do baixo nível de estoque da empresa, os analistas do banco afirmaram que as perspectivas para a companhia podem ser mais duras.
"Vemos risco potencial para nossas atuais estimativas de lançamentos para 2013, de 6,5 bilhões de reais", escreveram Eduardo Silveira e Gabriel de Gaetano.
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

4 comentários:

  1. Pois é, e por ironia do destino, o Sr. Ricardo Amorim (aquele contratado pelo mercado imobiliário para dizer que jamais haveria bolha no Brasil, que jamais os preços cairiam, que os preços continuariam crescendo 30% ao ano, e que a Bovespa chegaria a 200 mil pontos) é conhecido como "garoto Cyrela"...e agora, garotão?

    ResponderExcluir
  2. Eu fui corretor ate 2010 em Belo Horizonte. Porem me casei no Parana em 2010 e muitos amigos em BH me gozaram pelo fato de perder o "filao" das vendas de imoveis na cidade de Belo Horizonte. Porem, aqui no Sul, descobri uma mina e nao saio daqui de jeito nenhum. Percebi que a venda de fazendas por aqui e melhor e ja fechei 3 nos ultimos 7 meses. O valor que eu recebi era superior a venda de 19 imoveis em BH. Isto meus conterraneos de MG nao precisam saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo Corretor,

      Espero que seu relato seja verdadeiro! Veja, todos culpam os corretores e investidores pela bolha, isso é só uma meia verdade, pois a bolha é causada pela expansão artificial do crédito. Mas, como em qualquer mercado, só os melhores sobrevivem. Na época do oba-oba, qualquer guria bem aparentada recém-saída do colegial conseguia vender um bolhudo e levar uns 30 mil de comissão. Mas o mercado mudou e quem não se adaptou, dançou. Vc é uma prova disso. Novamente, se é verdade o que dizes, então meus parabéns, vc é a prova que bons profissionais não dependem de um mercado aquecido para ter bons rendimentos.

      Excluir
  3. Ola e obrigado pelos comentarios. Voce esta correto em relacao a adaptacao. Porem o que aconteceu comigo foi sorte devido ao meu casamento aqui em Maringa. O pai da minha esposa queria que apos casar, morar por aqui. E me facilitou o fato do pai dela conhecer muita gente na cidade. Como disse, tive sorte e acho que se eu estivesse em Belo Horizonte, acabaria entrando em desespero, pois sei que nao esta facil por la.

    ResponderExcluir