Profissionais do mercado imobiliário afirmam
que o acúmulo de anúncios de “Vende-se” e de “Aluga-se” na entrada de casas e
de condomínios pode causar desvalorização. Preocupação é real, pois confirma o excesso de oferta e as dificuldades cada vez maiores para se negociar um imóvel, fortes indícios de uma bolha imobiliária.
Considerada por corretores uma das
mais importantes ferramentas de divulgação, as placas, se reunidas em grande
número, atrapalham as vendas, de acordo com o conselheiro da Rede Secovi de
Imóveis, Luiz Fernando Gambi. Para ele, há riscos, inclusive, de prejuízos para
todo o prédio.
Se um só apartamento, alega, fixar 20 placas diferentes no
jardim frontal do edifício, pode ser criada a impressão de que há vários
apartamentos à venda ou disponíveis para locação. “Quem passar na frente vai
achar que o prédio está desabando; vai pensar que deve ser um desastre morar
ali”, diz.
Administradoras de condomínios
concordam. “Se existem várias plataformas para se colocar um imóvel à venda ou
locação, certamente a placa é a pior”, afirma o diretor da administradora Manager,
Marcelo Mathuk.
Nos edifícios
gerenciados pela Manager, as placas ficam proibidas – pelo menos no que
depender da orientação do administrador. “No meu entendimento, é uma ferramenta
mais maléfica do que benéfica.”
Outras opções menos extremas vêm sendo escolhidas
pelas administradoras para, se não solucionar, pelo menos amenizar os riscos de
desvalorização.
Funcionários dos prédios atendidos
pela Auxiliadora Predial, por exemplo, têm instruções para prestar orientações se houver procura,
principalmente sobre imóveis para alugar, mas apenas de maneira breve – tamanho
do apartamento, descrição e valor da mensalidade. Mais detalhes apenas podem
ser obtidos com a administradora.
Regulamentação ou reserva de mercado?
De acordo
com o artigo 1º da Lei Municipal 11.376/93, todas as placas, painéis de
anúncios ou quaisquer outras peças publicitárias relativas à compra e venda de
imóveis no município de São Paulo deverão conter, obrigatoriamente, o nome e o
número de registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de
São Paulo (Creci-SP) do corretor de imóveis responsável pelo negócio jurídico
em questão.
“Até mesmo a placa que diz ‘direto com o
proprietário’ é proibida. Tem de, no mínimo, constar o nome e o CPF da pessoa”,
diz Chichetti, delegado do Creci-SP. A entidade, segundo ele, notifica
condomínios que apresentam “anúncios genéricos”, obrigando-os a adotar as
propagandas regulares sob pena de multa de R$ 1,5 mil. Os agentes da entidade
estão autorizados também a lavrar auto de infração contra os anunciantes, por
exercício ilegal da profissão.
Luiz Fernando Gambi (Rede Secovi) acredita que a exclusividade
dos serviços de intermediação de venda e locação, comum no exterior, seja o
melhor caminho para evitar transtornos. “Ao optar por um contrato exclusivo,
você tem direito a cobrar um serviço efetivo e a comunicar o que vai querer em
contrapartida”, diz.
Segundo ele, o proprietário pode
solicitar à imobiliária relatórios semanais que apresentem dados como o número
de ligações, a opinião de quem visita o imóvel e o perfil do comprador: “Você
vai pagar por um bom serviço e ter como garantia o serviço da imobiliária, que
terá profissionais que se responsabilizam pelos dois lados, o do comprador e o
do vendedor”.
(Estadão - Economia & Negócios - 14/10/2013)
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Mais uma para alimentar a catástrofe: http://www.hojeemdia.com.br/noticias/economia-e-negocios/bh-registra-maior-queda-na-venda-de-imoveis-novos-1.181276
ResponderExcluirAcabou: ‘Preços de imóveis no Brasil estão fora da realidade’, diz Miriam Leitão
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7Ri_8XSnjGc
Mais uma prova de que uma grande crise do mercado imbiliário está muito próxima. Se os dirigentes do setor começam a fazer este tipo de recomendação, então está batendo o desespero. Como alguém que está precisando uma venda urgente vai poder prescindir da placa? Ficar esperando imobiliária arrumar comprador!?!? A verdade é que não adianta eles apresentarem os "analistas de mercado" negando bolha, se vc sai na rua e os prédios têm mais placas de vende-se do que janelas.
ResponderExcluirA VEJA está noticiando que as vendas de imóveis novos cairam em 7 estados: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/vendas-de-imovel-novo-caem-em-7-estados-diz-secovi
ResponderExcluirTampar o sol com a peneira. Agora vai ter sombra pra todo mundo.
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