Total de acessos

Teste

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Valor: Para reduzir estoques, construtoras vão além dos descontos

Na reta final do ano de 2013, as incorporadoras de capital aberto apostam em campanhas promocionais para vender estoques, acelerar a entrada de recursos em caixa e não ter de arcar com despesas decorrentes da manutenção de unidades prontas. As vendas realizadas neste período são fundamentais porque ainda serão contabilizadas neste exercício e porque podem significar mais tranquilidade ao mercado caso seja possível reduzir estoques, principalmente de imóveis prontos ou em via de conclusão.
A campanha da PDG Realty, por exemplo, ofereceu descontos de R$ 100 mil, e móveis planejados da Dell Anno na sala, cozinha, nos quartos e banheiros dos imóveis. No terceiro trimestre, a incorporadora registrou elevado patamar de distratos, de R$ 537 milhões
Com os distratos, as unidades retornam à carteira das incorporadoras. A concessão de descontos, facilidades de pagamento e brindes tem se mostrado uma estratégia comum das empresas para tentar diminuir o estoque de imóveis e, no caso de unidades prontas, evitar despesas adicionais. 
Mas se, por um lado, a concessão de descontos contribui para acelerar as vendas de imóveis, por outro, os abatimentos podem ter reflexos negativos nas margens das incorporadoras.
No terceiro trimestre, a margem bruta da Rossi Residencial, por exemplo, foi afetada pela concessão de descontos. Na divulgação dos resultados do trimestre, a empresa informou que os descontos vão continuar até que todos os projetos das safras antigas sejam entregues. Até 6 de janeiro, a Rossi oferece crédito no mesmo valor da entrada para quem comprar uma unidade dos empreendimentos que fazem parte da sua campanha.
No fim de semana, a Trisul ofereceu 30% de descontos em 550 unidades. A iniciativa abrangeu escritura grátis e vale compra de R$ 3 mil na Tok&Stok ou na Fast Shop, além de viagem para duas pessoas para Buenos Aires ou Santiago, incluindo transporte e hotel.
A MRV Engenharia concedeu, em novembro, descontos em feirões realizados em várias cidades do país. 
A EZTec está focando suas atenções em lançamentos, neste trimestre, mas dá continuidade, até o fim do ano, da campanha iniciada em agosto, de descontos de 20% para quase todos os empreendimentos lançados até dezembro do ano passado.
(Valor Econômico - Empresas - 03/12/2013)
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Um comentário:

  1. Esta história de bolha, sei não.
    http://www.otempo.com.br/capa/economia/belo-horizonte-%C3%A9-a-segunda-capital-com-im%C3%B3veis-mais-caros-1.755426

    ResponderExcluir