Total de acessos

Teste

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Infomoney: Bolha imobiliária está se espalhando e vai estourar após a Copa


Pensando em investir em imóveis? Melhor pensar duas vezes, de acordo com Luis Carlos Ewald, economista conhecido como Sr. Dinheiro

Pensando em investir em imóveis? Luis Carlos Ewald, economista conhecido como Sr. Dinheiro, acha melhor não. Depois de afirmar em dezembro de 2013 que a bolha imobiliária ia estourar no primeiro semestre deste ano, ele alertou os investidores (e também aqueles que querem comprar o primeiro
imóvel) que a bolha está em formação e seu ápice irá ocorrer depois da Copa do Mundo, em julho. “A bolha imobiliária é como um câncer. Ela vai aumentando e corroendo aos poucos. Até que vem a metástase, que espalha e mata”, disse, em entrevista ao InfoMoney.

De acordo com o especialista, na crise de 2008 do subprime, nos Estados Unidos, também foi assim. “Aquela bolha começou em 2006, foi crescendo, crescendo e a metástase aconteceu em 2008. A nossa [bolha] já vem se formando há muito tempo e agora está chegando a hora [de estourar]”, explicou.

Segundo ele, após a Copa, o cenário irá mudar e deve haver uma queda brutal nos preços dos imóveis que foram lançados. Enquanto isso, aquelas pessoas que já compraram vão ficar esperando e quem precisar de dinheiro vai ter que baixar o preço “Isso é uma bolha”, disse. “Com a Selic a 11% ao ano, se o imóvel ficar com preço parado, o dono vai perder este percentual anualmente, vivendo de IPTU e condomínio. Sem falar que a taxa de juros ainda vai subir mais”, completou.

O ciclo de aperto monetário, que prejudicou o setor imobiliário, começou no ano passado e, em um ano, levou a Selic de 7,25% ao ano, menor taxa histórica, para os atuais 11%.  “Os mais espertos vão se dar bem”

Luis Carlos disse ainda que quem souber aproveitar esta oportunidade pode se dar bem. Segundo ele, algumas construtoras, como a Even (EVEN3), já estão lançando imóveis com preços muito mais baixos, já prevendo o que vai ocorrer. “Os mais espertos vão se dar bem”, disse. “A Even, por exemplo, colocou 40% de desconto em todos os seus lançamentos. Tem que saber aproveitar”, completou.

Ewald lembrou também que um dos principais estudiosos do mundo sobre preços de ativos e bolhas, Robert Shiller, Nobel de Economia, já alertou sobre isso. “Ele previu bolhas da Nasdaq e a do subprime. Vocês vão ouvir quem? Tem que dar ouvidos aos mais experientes. E Shiller disse que não nada justifica a magnitude da recente alta dos preços dos imóveis no Brasil”, finalizou.

Opiniões contrárias (e evasivas)
Apesar de o Sr. Dinheiro, assim como outros economistas renomados, como Henrique Meirelles (ex-presidente do Banco Central), Luciano Rostango (economista do banco Mizuho) e Nouriel Roubini (um dos economistas que previu a bolha) acreditarem que a bolha está crescendo e vai estourar, outros nomes discordam veementemente.

Para Gustavo Borges, da área de análise da XP Investimentos, há diferenças significativas entre o Brasil e o cenário pré-bolha de alguns países como Estados Unidos, Portugal, Espanha e Irlanda. "O cenário brasileiro é bem diferente dos países que tiveram o estouro da bolha", destacou.

Enquanto isso, Felipe Miranda, analista da Empiricus Research, acredita que existe uma grande desaceleração no mercado imobiliário, mas também acha que isso não garante um cenário de bolha.

Assim como Rubens Menin, presidente da MRV Engenharia, que vê o mercado desanimado em alguns setores, mas aquecido em outros. "Como regra geral, acredito que o segmento dos imóveis econômicos continuará aquecido, inclusive pela existência de uma demanda reprimida por novas moradias", finalizou.

(Infomoney - Imóveis - Fundos Imobiliários - Notícia - 15/04/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

18 comentários:

  1. Continuo aguardando. Desde 2009 essa conversa e nada.
    Quem podia comprar em 2009 um 3 quartos bem localizado, hoje não compra nem 1 quarto.
    Mercado imobiliário como qualquer outro sobe, desce e anda de lado. Agora, esperar quedas de 50% é ridículo.
    Imagine um imóvel hoje no valor de 1.000.000 sendo vendido após a copa por 500 mil. Piada né.
    Mesmo porque a maioria dos que anunciam imóveis por valores astronômicos só venderão se for por esses preços. Na realidade é o tipo colar colou. Se ninguém pagar o preço astronômico, a pessoa simplesmente não venderá e continuará sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado. A previsão não era para o primeiro semestre, como bem lembra o primeiro parágrafo do texto?

    Enquanto isso, os números da economia (trabalho e emprego) batem recordes...

    VALOR ECONÔMICO
    Taxa de desemprego cai para 5% em março
    Trata-se do menor índice para o mês desde o começo da série histórica do IBGE, iniciada em 2002.

    Disponível em http://www.valor.com.br/#ixzz2zA0cHxE9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o mesmo IBGE cuja diretora pediu demissão por não concordar com a suspensão dos dados da nova pesquisa sobre emprego que mede, em nível nacional, a situação dos principais indicadores do mercado de trabalho (e não só nas seis principais capitais), E QUE MOSTRARIA AUMENTO DO DESEMPREGO NO BRASIL??? Ah, vale lembrar também o escândalo do Ipea, que manipulou de forma irresponsável uma informação visivelmente contraditória, só para dizer que o brasileiro é machista, e que essa seria a causa da queda de popularidade da "presidenta"...isso vocês petistas não dizem, né???

      Meu caro, para falar em bolha imobiliária e desemprego, basta uma voltinha pela cidade e uma breve leitura dos principais jornais sobre demissões no setor de construção, automobilístico, comércio...

      Os desmandos e a manipulação dos indicadores no Brasil estão chegando ao fim...assim como esse desgoverno...e a bolha é real, e foi criada pelo PT, queira você ou não...

      Excluir
    2. Hahaha, acabou com o Anônimo de 17 de Abril de 2014 12:09

      Excluir
    3. Exatamente Filipe, trabalho no ramo da construção civil, esse ano esta sendo o pior, estamos tendo que cortar gastos, demitir funcionários... Cada mês que passa esta caindo mais...

      Excluir
  3. Mas a pergunta permanece: Não seria no primeiro semestre?
    Aliás, não seria na copa das confederações? De 2013 não passa?
    kkkkkk
    Uma hora vcs acertam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BASTA VER O TOMBO DAS AÇÔES DAS DESTRUTORAS NA BOLSA E VERÀS QUE E' APENAS QUESTÂO DE TEMPO.E OS BANCOS JA' ESTÂO TIRANDO A "ROSQUINHA" DA RETA...HA,HA

      Excluir
    2. Estou ganhando muito dinheiro com o mercado imobiliário: vendo placas de "Aluga-se" rsrsrs!

      Excluir
  4. A quantidade de Flats vazios em plena época de copa em são paulo deve ser m indicador importante. Diversos apartamentos vagos para alugar e inúmeros imoveis para vender fazendo aniversário. Isso quer dizer ´seguinte:
    - Ou baixa o preço ou não vende. Será que não é assim que começa bolha?

    ResponderExcluir
  5. Bolha imobiliária?? A economia brasileira toda, é uma BOLHA. Todos os números são manipulados. Vejam o que aconteceu no IBGE, recentemente. Eu não acredito em mais nada, vindo da gestão petista. Um bando de irresponsáveis, corruptos e incompetentes.

    ResponderExcluir
  6. Tem bolha por causa de quedas das construtoras na bolsa? Entao temos bolhas em todos os setores. Kkkkk. Argumento ridiculo de quem nem deve saber o que eh bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PETISTA NUNCA DA' O BRAÇO A TORCER: CONSTRUTORAS DEVENDO MAIS QUE O PATRIMÔNIO LÌQUIDO,AVALANCHE DE DISTRATOS,APTO PRONTO SENDO ANUNCIADO MAIS BARATO DO QUE NA PLANTA.A BOLHA EXISTE POR CAUSA DA GANÂNCIA DOS BANCOS,CONSTRUTORAS,IMOBILIÀRIAS E GOVERNO PETRALHA.RIDÌCULO E' VOTAR NO PT.

      Excluir
    2. PT. De onde tirou que sou petista?
      Quer dizer que não acreditar em bolha é ser petista?
      Essa é mais uma brilhante argumentação dos pró-bolha.
      Tem quer rir!
      Eu disse que queda na bolsa de valores e bolha não tem nada a ver. Aí o cara argumenta me chamando de petista.
      kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Não existe bolha, a queda nos preços dos imóveis é apenas uma conseqüência da grande alta que eles sofreram em 2011 e 2012, os preços só vão voltar a realidade, sem lucros exorbitantes das construtoras. Isso não é bolha imobiliária.

      Excluir
    4. basta ver que o mercado travou.o fato de vç acreditar ou nâo na bolha nâo quer dizer que ela nâo existe.MARIDOS GALHUDOS NÂO ACREDITAM QUE SÂO TRAÌDOS POR SUAS ESPOSAS.ate' que um belo dia vêm elas saindo do motel com o "negâo pè-de-mesa".kkkkkk....!

      Excluir
    5. Cara...... O mercado travou????
      Afirmação vaga e sem sentido, pelo menos no meu caso.
      Nos últimos 18 meses, vendi dois apartamentos, que tinha comprado na planta, e um terreno, que tinha comprado pra "capitalizar". Não tenho do que reclamar.
      É obvio que os preços estão inflados, devido à grande alta - inclusive com boa dose de especulação - sofrida os últimos anos. Mas, quem está disposto a negociar, vende.
      No terreno, peguei um carro no negócio (pela FIPE) e o restante em dinheiro.
      Nos dois apartamentos (3Q, faixa de consumo classe C, leia-se, "a nova classe média brasileira", segundo o PT - patético...!!!!), vendi com entrada em dinheiro + recursos de financiamento da Caixa + FGTS.
      Inclusive vendi o último em março/2014 com um preço superior ao que vendi em maio do ano passado (alta de 5,06%). Tudo é relativo....!!!
      Não acredito na bolha, nem torço por ela (vide os efeitos nefastos que até hoje maculam as economias da Irlanda, Espanha e EUA). Acredito, sim , em um ajuste (significativo) nos preços, que precisam voltar à realidade, para o bem do país.

      Excluir
    6. PÔ,meu chapa..tu acha que eu acredito em història da Carochinha? Pra mim isso e' papo de especulador que esta' vendo o PTitanic afundar.....

      Excluir