Total de acessos

Teste

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Portal IG: Aluguel continua perdendo até para poupança, confirma FipeZap

"Comprar um imóvel para investir não é seguro. Ele pode não ter liquidez e até desvalorizar"
O rendimento de um imóvel (razão entre o preço anunciado para locação e venda do metro quadrado) nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro se mantém no menor nível desde 2008.
Nos três primeiros meses do ano, o investimento continua perdendo para aplicações de menor risco, como a poupança. É o que aponta o índice FipeZap, tomando como base classificados de imóveis e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos três primeiros meses do ano, os ganhos somam 1,45% em São Paulo e 1,11% no Rio. Os rendimentos da poupança desde o início do ano somam 1,68%.
O rendimento para quem aluga imóveis nos primeiros três meses do ano foi de, em média, 0,45% por mês em São Paulo e 0,37% no Rio. Em 2008, o rendimento mensal era de 0,71% em São Paulo e 0,54% no Rio. 
No ano passado, os ganhos com aluguel somaram, em média, 5,62% do valor do imóvel em na capital paulista, e 4,66% na cidade fluminense. Em 2008, atingiram 9,02% e 6,44%, respectivamente. 
De acordo com Claudio Alencar, professor do núcleo que estuda o mercado imobiliário da Universidade de São Paulo (USP), o investimento está sendo penalizado pelo descolamento entre os preços dos aluguéis e do valor dos imóveis iniciado em 2007 e impulsionado pelo aumento do crédito imobiliário e do investimento estrangeiro no País. "O preço de venda subiu muito acima do crescimento da renda da população e até da inflação".
Neste cenário, a compra do imóvel para aluguel apenas vale a pena caso o investidor encontre oportunidades, como um vendedor em busca de liquidez, que precise vender o bem de forma rápida, pois necessita do dinheiro. "Caso o imóvel seja vendido com desconto, o rendimento mensal pode aumentar e o investimento pode passar a valer a pena", aponta Mauro Calil, fundador da Academia do Dinheiro. Este panorama não deve mudar no curto prazo, diz o professor da USP. 
Mercado em alerta
O alerta sobre os fracos rendimentos serve para quem deseja comprar agora um imóvel para alugar.
Calil exemplifica. Quem comprar hoje um imóvel de R$ 1 milhão, e cobrar aluguel mensal de R$ 3 mil, terá rendimento de cerca de 0,3% ao mês. 
Comprar imóvel para investir não é seguro
Quem deseja investir em um imóvel para alugar deve dividir o valor do aluguel que será cobrado pelo valor do imóvel e multiplicar por 100 para chegar a um porcentual e, desta forma, comparar o investimento com o rendimento obtido em outras aplicações financeiras. 
Hoje o mercado oferece opções mais rentáveis na renda fixa, com maior liquidez e segurança do que a compra de um imóvel para alugar, diz Calil. "Comprar um imóvel para investir não é seguro. Ele pode não ter liquidez e até desvalorizar".
(Portal IG - Economia - Investimentos - 24/04/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário