Total de acessos

Teste

terça-feira, 15 de abril de 2014

Valor: Construtoras oferecem descontos, escritura e condomínio pagos

As incorporadoras de capital aberto - dezessete empresas ao todo - tiveram um primeiro trimestre fraco em relação ao Valor Geral de Vendas (VGV) lançado, conforme a sinalização do mercado, o que deverá ser confirmado à medida que as prévias operacionais das comecem a ser divulgadas. O volume elevado de estoques e o Carnaval mais tardio desestimularam as incorporadoras a fazer grandes apostas em lançamentos nos três primeiros meses deste ano.

"O primeiro trimestre costuma responder pela parcela de 10% a 15% dos lançamentos do ano, mas foi bem mais fraco desta vez. Segundo as corretoras, o ano começou no dia 16 de março, primeiro sábado de uma semana cheia após o Carnaval", diz o analista de construção civil da BES Securities, Eduardo Silveira.

No primeiro trimestre, as incorporadoras listadas em bolsa "seguraram" mais lançamentos do que as de capital fechado, segundo o diretor-presidente da Brasil Brokers, Sergio Freire. "Os lançamentos caíram muito em relação ao primeiro trimestre do ano passado e ao quarto trimestre. Muita coisa escorregou para o segundo trimestre", diz Freire.

Concentração de notícias ruins 
De acordo com o presidente da Brasil Brokers, alguns dos projetos inicialmente previstos para serem lançados até março tinham registro de incorporação, mas foram postergados "por conta de mercado". Freire cita que, nos três primeiros meses de 2014, houve a combinação de "calendário péssimo", concentração de notícias ruins sobre o setor e aumento da taxa básica de juros Selic.

Na avaliação do executivo da Brasil Brokers, o total lançado pelas incorporadoras abertas deve ser menor em 2014 do que no ano passado. Freire conta que, quando se perde um trimestre, é difícil absorver, nos demais períodos do ano, tudo o que foi postergado, principalmente quando se considera que, em 2014, haverá os eventos Copa do Mundo e eleições.

A Brookfield Incorporações, por exemplo, lançou R$ 1,16 bilhão em 2013, 62% a menos do que no ano anterior.

Estoque tende a crescer ainda mais
O analista da BES ressalta que algumas incorporadoras, como Brookfield, Gafisa, Rossi Residencial e PDG Realty, têm estoques muito elevados, tanto de imóveis prontos quanto do total de unidades (inclui empreendimentos em construção). Segundo Silveira, trimestre a trimestre, os estoques do setor tendem a crescer, devido ao elevado volume de entregas previsto para o ano.

A Cyrela Brazil Realty, maior incorporadora de capital aberto, já divulgou que os estoques de imóveis concluídos tendem a continuar em nível elevado no curto prazo. Durante a divulgação do balanço do quarto trimestre, o diretor de operações, Raphael Horn, disse que a empresa terá "entregas em praças ruins em 2014, então o estoque pode aumentar".

Descontos, prêmios, escritura grátis e condomínio pago
Caso a caso, a Cyrela poderá lançar mão de campanhas para acelerar a venda de estoques. No momento, a incorporadora tem campanha, em São Paulo, estrelada pela atriz Fernanda Lima, para incentivar corretores a comercializar unidades prontas ou em construção, com benefícios como viagens e prêmios.

Nos últimos dois anos, as campanhas de vendas, que podem abranger também descontos nos preços das unidades, brindes e facilidades de pagamento têm sido uma estratégia das incorporadoras para fomentar a comercialização principalmente de unidades prontas. Isso se faz ainda mais relevante num cenário em que os consumidores estão mais cautelosos na tomada da decisão de compra e que o ano será atípico, com Copa no Brasil e eleições.

Desde 1º de fevereiro, a Trisul tem campanha de descontos em imóveis prontos ou com entrega prevista para este ano, para unidades cujo VGV próprio soma R$ 190 milhões. São 500 imóveis em São Paulo, Guarulhos, no ABC, em Santos, e no interior de São Paulo. Os abatimentos chegam até 30% e, para parte das unidades, há benefícios como escritura grátis, ou seis meses de condomínio pago e televisores de brinde. A iniciativa ocorre até 30 de maio. A Tecnisa também tem campanha de descontos de até 30% no momento.

(Valor Econômico - São Paulo/SP - Empresas - 15/04/2014 - Empresas Pág. B3)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

2 comentários:

  1. BEM QUE ELES PODIAM DAR A "MULHER MELANCIA" DE BRINDE TAMBÈM.

    ResponderExcluir
  2. http://www.otempo.com.br/capa/economia/construtoras-t%C3%AAm-r-14-6-bi-em-im%C3%B3veis-encalhados-no-pa%C3%ADs-1.824132

    ResponderExcluir