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quarta-feira, 4 de junho de 2014

Construtoras oferecem descontos, condomínio grátis e carro na garagem

Contribuição do leitor Marcelo

Construtoras oferecem de eletrodomésticos a abonos nos impostos, passando por carros como brinde para atrair comprador. Algumas também optam por reduzir preços dos imóveis

O mercado imobiliário dá sinais de que já não está mais tão fácil encontrar compradores para casas e apartamentos lançados no mercado. O aumento do endividamento da Classe C e as taxas de juros mais altas já freiam a antes aquecida demanda. A mudança de cenário tem desafiado as áreas de Marketing das incorporadoras, que apostam em bonificações, brindes e descontos para atrair o comprador. 

Essas ações denotam uma preocupação com a estagnação do setor. Ainda que o país não viva uma crise econômica, vem ocorrendo uma grande desaceleração nas vendas, tornando a oferta maior do que a procura. Um levantamento da FGV mostrou que a confiança dos empresários do setor caiu 8,7% na média dos três últimos meses em relação ao mesmo período do ano passado. A falta de clientes foi apontada por 28,5% das companhias que responderam à Sondagem da Construção, ante os 22,7% do mesmo mês de 2013 e os 13,8% de 2012. Para dar conta de repassar todas as unidades dos empreendimentos, as incorporadoras presenteiam compradores com descontos, abono de impostos e eletrodomésticos, além de realizarem ações para serem lembrados por quem decide comprar um apartamento.

A criatividade para atrair interessados já é pensada muito antes de um empreendimento ser lançado. Praticamente todos os lançamentos do Rio de Janeiro oferecem um extra", afirma Mario Amorim, Diretor da Brasil Brokers do Rio de Janeiro.

Registro do imóvel e impostos de "brinde"
Ao comprar um imóvel cabe ao futuro proprietário organizar o orçamento familiar, já que uma propriedade requer gastos com documentação, valor da entrada e parcelas do financiamento, se for o caso. Em alguns empreendimentos o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) fica por conta da construtora.


Esta é a estratégia que a MRV Engenharia passará a adotar em algumas unidades. "Nós vamos abonar o imposto e o registro do imóvel, o que gera uma economia em torno de 4,5% do valor da casa própria. É um diferencial, principalmente para o nosso público, que está adquirindo uma propriedade pela primeira vez", conta Rodrigo Resende, Diretor de Marketing da MRV, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A Brookfield é uma das empresas que prefere oferecer algum tipo de benefício para o cliente em vez de ceder descontos no valor. "Preferimos dar o desconto em abono do imposto ou um ano de condomínio grátis, como já fizemos, para que o cliente não pense que pegou uma unidade parada", afirma Carlos Eduardo Fernandes, Superintendente Comercial da Brookfield Incorporações.

Móveis e carro na garagem
Quem adquire uma casa nova precisará mobiliá-la e as companhias perceberam que produtos com essa finalidade e alto valor agregado são os brindes de que as pessoas mais gostam. Parcerias com lojas de decoração são opções de construtoras como a Rossi, que além de oferecer móveis planejados, já premiou clientes com televisores, home theater e eletrodomésticos. "Esses brindes não são fatores determinantes para que alguém decida comprar um imóvel, mas é um diferencial no convencimento de quem está predisposto a comprar. O brinde antecipa a decisão de compra", afirma João Harter, Gerente de Marketing da Rossi.


Em Brasília, a Brookfield irá oferecer um carro na garagem para quem comprar um apartamento seu. A escolha pelo brinde vem das peculiaridades da capital em relação à mobilidade urbana. 

Aliar os desejos do cliente aos interesses da empresa é a solução para que as unidades não fiquem encalhadas. 

Descontos generosos
Nada pode soar melhor aos ouvidos de um comprador do que a possibilidade de um desconto. Ainda que não seja anunciada, a redução do valor do imóvel é algo inerente às vendas e costuma impedir que imóveis encalhem. Para atrair clientes, a MRV vem realizando diversas atividades, como a realização de feirões, ajustes nos planos de pagamento e redução de 20% em unidades que estão com a venda lenta. 


Em um outlet online criado pela Rossi, foram ofertadas reduções de até 35%. "É um momento em que focamos esforços nos setores de Marketing e comercial, que são autorizados a selecionarem alguns imóveis de empreendimentos prontos e semiprontos e a reduzirem o valor da venda de forma agressiva para escoar essas unidades", conta João Harter, da Rossi.

A prática não é unânime. A Brookfield é uma das empresas que prefere não alterar os valores propostos, alegando que os preços dos imóveis envolvem partes diversas. A verdade é que nem toda incorporadora está disposta a oferecer redução de preços e abrir mão de parte de seus cerca de 20% de margem de lucro.

Os eufemismos de sempre
Especialistas descartam o risco de tantos benefícios promocionais oferecidos por construtoras e incorporadoras estarem relacionados a uma possível crise imobiliária. O que se vê é a busca de redução de custos. O país está passando por uma fase de ajustes, que está acontecendo desde 2013. As empresas estão dando boas opções e se movimentando para oferecer oportunidades. Não há o que temer", avalia Raquel Miralles, Gerente Geral de Agency Leasing da Cushman & Wakefield.


O mesmo ponto de vista é compartilhado pelas companhias, que não demonstram intensão de baixarem os preços, por considerarem o mercado estável. Para a Brookfield, as pessoas estão com dinheiro para adquirir moradias, mas encontram-se mais seletivas em relação a investimentos a serem feitos

A MRV descarta preocupações com uma possível crise: "A economia deu uma esfriada na busca por imóveis no mercado em geral, mas quem está deixando de comprar são os investidores. Quem ainda precisa ter a casa própria, que são os meus clientes, continua em busca dela", afirma Rodrigo Resende.

(Mundo do Marketing - São Paulo/SP - Mercado - 02/06/2014)

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8 comentários:

  1. Mais uma notícia relevante sobre o mercado de imoveis saiu no G1.

    "11 de 15 cidades têm queda real no preço do m² em maio, diz Fipe"

    http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2014/06/11-de-15-cidades-tem-queda-real-no-preco-do-m-em-maio-diz-fipe.html

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    1. Caro Daniel:

      Agradecemos pela sugestão e informamos que o post foi publicado.

      Dedicamos os créditos pela contribuição a você.

      Sinta-se à vontade para fazer críticas e sugestões.

      Um abraço,

      Observador

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  2. Descontos de 35% em cima de absurdos é pouco!!

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  3. "Preferimos dar o desconto em abono do imposto ou um ano de condomínio grátis, como já fizemos, para que o cliente não pense que pegou uma unidade parada"

    Ou seja: "estamos desesperados, mas não queremos que o cliente perceba isso."

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  4. esses brindes que as constutora estao dando, é balela ;é sim pegar trouxa

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  5. Quando eu ver caparao, patrimar, via e satélite dando desconto em BH eu acredito em crise. Só tem construtora chulé aí.
    MRV?
    Nem olho.
    Rossi?
    Pior que MRV.
    A brookfield não conheço, então não posso falar.
    Mas certeza que não são do naipe das 4 que citei.

    PS. Não sou corretor, não vivo de mercado imobiliário, muito menos tenho "investimento" nessa área. Estou aqui porque esse blog está na raiz do blog do uorrem bife, onde vi o nick com a reportagem.

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  6. Qdo o metro quadrado voltar a realidade da renda da populaçao, eu compro! Por enquanto os preços sao de Dubai e nao somos sheiks.

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  7. Está daqui está dando desconto de condomínio até 2018.

    http://even.com.br/2018/?utm_source=google_iP&utm_medium=GDN&utm_content=super&utm_campaign=mundial2018&origem=super&tipo=mundial2018&gclid=CMTDqKWp5r4CFcxZ7Aod20MA2Q

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