Total de acessos

Teste

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Portal IG: Imóveis perderam valor no 1º semestre, aponta FipeZap

Os imóveis perderam valor real nos primeiros seis meses deste ano, aponta o FipeZap, calculado a partir de preços anunciados no site Zap. O índice Ampliado, que reúne dados de 16 cidades, ficou abaixo dos 3,68% da inflação esperados para o período. 
As maiores quedas ocorreram em Curitiba, Brasília e Porto Alegre, onde houve recuo do valor nominal. Ou seja, nesses locais os proprietários diminuíram os preços pedidos pelos imóveis que colocaram à venda. 
Os preços anunciados ficaram abaixo da inflação esperada para o semestre (3,68%) em nove das 16 cidades pesquisadas pelo FipeZap. 
A possibilidade de que haja queda no valor nos imóveis também em São Paulo, ainda este ano, já foi cogitada pelo setor. Em dezembro do ano passado, o vice-presidente de economia do Sinduscon-SP – o sindicato da construção civil de São Paulo –, Eduardo Zaidan, previu que o preço dos imóveis deixe de crescer mais que a inflação em 2015.
(Portal IG - Finanças - Casa Própria - 03/07/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

7 comentários:

  1. Os imóveis desvalorizaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anônimo: PERDER VALOR = DESVALORIZAR! Qualquer produto cuja "valorização" fique abaixo da inflação, desvalorizou...simples assim! Se o seu salário foi reajustado abaixo da inflação, você não perderá poder de compra? Não precisará gastar mais, para comprar as mesmas coisas? Então, seu salário desvalorizou! E quem comprou para especular, além de estar amargando "valorização" abaixo da inflação, ainda corre o grande risco de não receber o imóvel, além de pagar às construtoras correções superiores à inflação (no caso dos imóveis na planta). Além disso, se conseguir receber o imóvel, gastará cerca de 1% do seu valor por mês para manter o imóvel fechado até que alguém compre...ou seja: TREMENDO PREJUÍZO!

      Excluir
    2. Mas quem diria né? Acho que era impossível prever isso há 3 anos atrás.

      Excluir
    3. Realmente perdeu valor sim, e nao sera pouco EM CURTO PRAZO.Prejuizo das descontrutoras e dos compradores especuladores.BLOC,BLOC,BLOC.....

      Excluir
    4. Imovel NESSE MOMENTO nao e mais investimento e sim prejuizo na certa..Nos leiloes da caixa saem ABAIXO DA METADE DO PRECO ADQUIRIDO PELO COMPRADOR/MUTUARIO, e so conferir leiloes da caixa.

      Excluir
  2. "la vivienda nunca baja"

    frases ditas antes do estouro da burbuja

    ResponderExcluir
  3. Caiu poucos porcentos perante a inflação.

    Mas considera aí os custos:
    - custo de oportunidade: aplicações conservadoras rendendo 0,9% bruto no mínimo
    - custo de manutenção, envelhecimento, depreciação, obsolecência
    - custo das taxas e impostos de aquisição/aluguel do imóvel
    - custo de inadimplência,
    - custo da corretagem seja pra vender ou alugar


    O prejuízo é muito maior

    ResponderExcluir