Total de acessos

Teste

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Valor: Em crise, executivo fala em "eclipse no mercado imobiliário"

Em um ano tão conturbado como 2014, as incorporadoras de capital aberto sofreram forte desvalorização na BM&FBovespa. Enquanto o Ibovespa caiu 2,91%, os papéis da Rossi despencaram 66,73%, os da Tecnisa recuaram 54,38%, e os da PDG Realty, 52,49%

As prévias operacionais já divulgadas pelas incorporadoras de capital aberto sinalizam que o mercado encolheu, em 2014, pelo terceiro ano consecutivo. E tudo indica, conforme avaliações, que o setor completará quatro anos sem expansão. 

A retração do desempenho no ano passado tende a se acentuar quando as demais incorporadoras divulgarem seus lançamentos e vendas. A Rossi Residencial, por exemplo, não divulgou prévia, até o fechamento desta edição, mas informou, em dezembro, que encerraria 2014 com VGV 21% abaixo do ano anterior.

"Eclipse no mercado imobiliário"
O conjunto de lançamentos das incorporadoras pode ter nova redução neste ano. "Será o quarto ano de encolhimento do setor. O volume de lançamentos ficará um pouco superior ao da época da abertura de capital das empresas", afirma o diretor da Realton - imobiliária focada na venda de imóveis novos com descontos -, Rogerio Santos. Na avaliação do executivo, em 2014, houve um "eclipse no mercado imobiliário", resultante da combinação do momento econômico do país e mundial, da Copa do Mundo e das eleições.

Distratos e estoques em alta
O setor começa o ano com estoques elevados, fruto dos distratos e da concentração de lançamentos no último trimestre de 2014. De outubro a dezembro, Cyrela, Direcional, Even, EZTec, Gafisa, Helbor, MRV e Rodobens lançaram R$ 5,33 bilhões, o equivalente a 31% do ano. Comparado com mesmo período de 2013, houve recuo de 29% em lançamentos e 20% em vendas contratadas.

O presidente da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Rubens Menin, diz não acreditar que 2015 será um ano de crescimento para o setor. "Vamos trabalhar com as ferramentas que possuímos. Não teremos nenhum impulso da economia", diz Menin.

Os ajustes na economia começaram a ser feitos, todavia o ambiente ainda é de cautela, pois espera-se que a melhora virá somente a partir do fim do ano. Recentemente, a Caixa Econômica Federal - principal agente na concessão de crédito imobiliário - subiu os juros para o financiamento habitacional. Ainda que a medida não tenha sido vista com alarde por analistas, foi considerada fator que contribui para tornar o cenário mais desafiador para as incorporadoras.

O presidente da Abrainc disse estar preocupado que haja "contaminação" do crédito imobiliário pela Selic. Outra preocupação referente ao financiamento imobiliário, segundo Menin, é que, com a possibilidade de mudança na tributação das letras de crédito imobiliário (LCIs) já sinalizada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, os recursos para o setor sejam reduzido. "São as maiores adversidades para o setor no ano de 2015", afirma o empresário.

Em um ano tão conturbado como 2014, as incorporadoras de capital aberto sofreram forte desvalorização na BM&FBovespa. Enquanto o Ibovespa caiu 2,91%, os papéis da Rossi despencaram 66,73%, os da Tecnisa recuaram 54,38%, e os da PDG Realty, 52,49%.

(Valor Online - Empresas - 23/01/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

6 comentários:

  1. QUEBROU A ECONOMIA JA, O RESCALDO SERA O DESEMPREGO IMINENTE E PRE ANUNCIADO,INFELIZMENTE.
    E POR UM LONGO TEMPO, ANOS......10 ANOS.

    ResponderExcluir
  2. Comprar casa nada, eu vou é guardar meu dinheiro, esse circo para loucos é pra quem precisa, continuarei morando com meus pais e juntando o meu dinheiro para comprar sem intermediação de construtora ou corretor.

    ResponderExcluir
  3. Recebi ligação de 3 corretores que ja tinha conversado a muito tempo nesta semana, estão maluquinhos correndo atrás, ainda bem que me informei, apliquei meu dinheiro e deixei rendendo com isso já pago 42% a menos de aluguel.

    Eu vou assistir de camarote a queda dessa palhaçada que impuseram nos últimos 6 anos pra cá, imóveis desinteressantes avaliados como se estivessem localizados em Paris, agora que fiquem com seus imóveis e eu com meu dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente....O unico negocio bom em imovel que encontrei foi o seguinte: Comprar em miami,precisamente em ORLANDO, PERTO DA DISNEY E DEIXA ALUGADO ANO INTEIRO,160 $ A DIARIA, porque aqui essa BANANIA JA ERA.

      Excluir
  4. "Total eclipse of the heart", boa trilha sonora para os corretores desesperados </3 hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Com a SELIC a 13%, só compra quem precisa... Os investidores vão ter que abaixar os preços ou pagam IPTU condomínio etcc enquanto vêem os preços caírem ao mesmo tempo....

    ResponderExcluir