Total de acessos

Teste

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Portal G1: Número dos que acreditam na queda dos preços aumenta

A Fipe considera que a pesquisa mostra "um quadro desafiador para o mercado imobiliário", apontando a expectativa de baixa nos preços como a razão para a diminuição da intenção de compra
Entre as pessoas interessadas na compra de imóveis, a proporção dos que pretendem adquirir o bem nos próximos 3 meses caiu de 56% para 48% no último trimestre de 2014. Ao mesmo tempo, aumentou a porcentagem de potenciais compradores que acreditam que a tendência dos preços de casas e apartamentos em 2015 é diminuir (44%), enquanto 30% acham que vão permanecer e igual e 26%, aumentar. No trimestre anterior, as taxas eram de 40%, 32% e 28%, respectivamente.
A Fipe considera que a pesquisa mostra "um quadro desafiador para o mercado imobiliário", apontando a expectativa de baixa nos preços como a razão para a diminuição da intenção de compra. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) e fazem parte da pesquisa FipeZap sobre a demanda de imóveis realizada pelo ZAP e pela Fipe.
Mais da metade das pessoas que pretendem comprar imóveis (88%) acredita que os preços estão altos ou muito altos. Apenas 8% consideram os valores razoáveis, enquanto 2% acham que estão baixos ou muito baixos. 1% não soube opinar.

Novo ou usado?
A minoria (13%) dos entrevistados que querem comprar imóveis nos próximos meses disse que faz questão de casas ou apartamentos novos, enquanto 38% apontam que preferem os usados. Para 50% dos compradores, essa questão não tem importância.

Dos imóveis comprados nos últimos 12 meses, 61% eram usados e 39%, novos.

Perfil do comprador
A pesquisa revelou que a maior parte das pessoas que compraram imóveis nos últimos 12 meses pretende utilizar o bem para moradia, sendo que 42% delas têm o objetivo de morar sozinhas. Investidores que compraram para gerar renda com aluguel ou revender somaram 40%.
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

4 comentários:

  1. .
    Esses caras só escrevem idiotices pensando que quem lê é idiota.
    .
    "a razão para a diminuição da intenção de compra" (no texto)
    .
    Veja só, hoje eu tenho intenção de comprar um imóvel, amanhã eu não vou ter mais. Está vendo? Vai abaixar o número de intenção de compra...
    .
    Cadê o número de vendas em cada mês para podermos comparar num gráfico? Isto é o que interessa. Comprou ou não comprou? O resto é ridículo.
    .


    ResponderExcluir
  2. Para mim, a intenção de compra e efetivação de compra são diferentes. Realmente, ninguém que eu conheço está interessado em comprar agora por causa dos altos custos.
    Possuem vontade de comprar e a esperança de queda nos preços em breve. Para isso, estão monitorando a queda do valor do metro quadrado numa região de interesse. Assim, eles não caem em falsas propagandas.
    Alguns já falam que deve haver uma liquidação de 40 a 50% off para ser um preço convidativo no momento.

    ResponderExcluir
  3. Se não ocorrer uma queda significativa do valor dos imóveis, o mercado imobiliário continuará afundando. Os interessados não irão ceder. Os investidores já partiram para outro segmento e os que pretendem utilizar o imóvel para moradia estão esperando preços mais adequados. Isso é fato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que ainda tem muita gente desavisada comprando imóveis. Segundo a pesquisa, 40% das pessoas que compraram imóveis fizeram isso com a intenção de investir. Essa proporção de 40% vem seguindo desde o início da bolha. E serão eles que vão fazer com que o preço do imóvel caia já que será um cabo de guerra entre quem quer comprar e quem quer vender. Eu quero comprar, mas não tenho pressa nenhuma.

      Excluir