Total de acessos

Teste

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Valor: Começa a "nova temporada" de descontos na construção

Em 2014, os lançamentos das incorporadoras de capital aberto caíram pelo terceiro ano consecutivo, mas o nível de estoques continuou elevado. O volume de estoques das incorporadoras foi reforçado por distratos (...)

O mercado imobiliário deu largada, neste mês, à primeira rodada do ano de descontos de preços e facilidade de pagamento de imóveis. Trata-­se de tentativa de incentivar, num período sazonalmente fraco, a venda tanto de estoques quanto dos lançamentos feitos no quarto trimestre de 2014. Há quem comente, no mercado, que incorporadoras farão nova leva de abatimentos de preços após o Carnaval.

A necessidade de estimular a tomada de decisão de compra se faz ainda mais necessária diante das incertezas em relação à economia. Vários ajustes macroeconômicos já começaram a ser anunciados, mas o clima ainda é de apreensão nas pontas compradora e vendedora, em função da possibilidade de aumento do desemprego e da preocupação do quanto as esperadas altas da taxa básica de juros Selic terão impacto no financiamento imobiliário. 

Em 2014, os lançamentos das incorporadoras de capital aberto caíram pelo terceiro ano consecutivo, mas o nível de estoques continuou elevado. O volume de estoques das incorporadoras foi reforçado por distratos ­ principalmente, de unidades prontas ­ e pela retração da demanda num ano de Copa do Mundo, eleições e Carnaval tardio. 

Há expectativa que o conjunto dos lançamentos das incorporadoras listadas em bolsa possa ter nova redução em 2015. Na prática, as incorporadoras tendem a dar prioridade à busca de redução dos volumes de unidades prontas ou em via de serem concluídas em relação a lançamentos. 

Desde 2014, a maioria das incorporadoras adotou o discurso de falar de capacidade de lançamentos ao invés de meta de Valor Geral de Vendas (VGV) de projetos a serem apresentados. Em geral, as empresas dizem que o volume efetivo a ser lançado depende das condições de mercado. 

Nesse contexto e com mais um ano de entregas expressivas de empreendimentos ­ ainda que em patamar menor do que o volume de obras concluído no ano passado ­, incorporadoras apostam, novamente, em descontos e na melhora das condições de pagamento, para diminuir estoques e reforçar a geração de caixa. 

A PDG Realty, por exemplo, oferece até R$ 200 mil em abatimentos para compras à vista até 15 de fevereiro, em 50 empreendimentos de São Paulo e outras cidades do Estado. No fim de 2014, a PDG informou que continuaria a conceder descontos na venda de imóveis. 

A Rodobens Negócios imobiliários tem concedido descontos para acelerar vendas nas cidades em que possui unidades residuais enquadradas no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Para os produtos direcionados para a média e média­alta renda, a Rodobens não oferece abatimentos. 

No mercado, nem todos os descontos oferecidos são explícitos. A Gafisa, por exemplo, tem em curso, neste trimestre, campanha de venda de imóveis com parcelas fixas, sem correção e sem ajustes pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC) até o término das obras.

A Trisul fará campanha de descontos depois do Carnaval, com VGV de cerca de R$ 370 milhões em unidades de padrões médio e médio­alto na capital paulista, na Região Metropolitana de São Paulo e outras regiões do Estado.

(Valor Online - Empresas - 02/02/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

8 comentários:

  1. COM A CRISE HIDRICA EM SAO PAULO, O MELHOR A FAZER E VENDER AQUI, E SE MANDAR PARA OUTRA REGIAO DO PAIS OU OUTRO PAIS.VAI FICAR FEIA A SITUACAO ,COM ESSE MONTE DE GENTE PASSANDO SEDE EM HOSPITAIS,PADARIAS,COMERCIO,INDUSTRIA, ETC.
    MORAR EM SAO PAULO E PROFISSAO PERIGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, por que você não vai morar no nordeste?

      Excluir
  2. AGORA QUIANTOS AOS IMOVEIS: BOLHA JA ESTOUROU.....150% DESCONTO,AINDA ESTARA CARO,POIS TUDO SATURADO, SEM AGUA, SEM ENERGIA .,PRA QUE IMOVEL GRANDE E CARO? NAO TEM SENTIDO.E SO PREJUIZO.
    E ESSA SITUACAO IRA PERDURAR POR MUITOS E MUITOS, ANOS OU DECADAS.

    ResponderExcluir
  3. Feirão ? Estão malucos... O País está quebrado com absolutamente todos os preços sendo elevados e os caras querem vender esses imóveis super faturados no pé do morro ? Nem com 50% de descontos eu me arriscaria a contrair um financiamento maluco como estes que são oferecidos, acordem pra vida Construtoras, acabou o oba oba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito e o efeito ENCOL começa em breve,haja corvo rangendo os BICOS, pois nao tem dentes kkkkkkkk....

      Excluir
  4. Ja moro,e aqui nao falta agua,e qualidade de vida melhor que a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me parece ser verdadeira a sua explanação. Primeiro você está reclamando de um lugar que não está morando, muito estranho. Segundo não é a população de São Paulo que vai morar no nordeste, é muito, e muito, mais ao contrário. Precisa desenhar?

      Excluir
  5. Agora e só ladeira abaixo!!!!!!

    ResponderExcluir