Total de acessos

Teste

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O Globo - Travou de vez: Já falta dinheiro para a casa própria na Caixa

Não bastasse o aumento da taxa de juros e a redução do limite de financiamento, também já começam a faltar recursos para o crédito imobiliário em algumas agências da Caixa Econômica Federal

Em duas de sete agências visitadas pelo GLOBO no Rio e em São Paulo, nos últimos dois dias, os gerentes informaram que não poderiam conceder novos empréstimos por falta de dinheiro. Em outras duas, tinha havido falta de recursos, mas a situação já estava normalizada.

- Não temos verba para financiar imóveis. E não sabemos quando vamos ter de novo - afirmou na terça-feira a gerente de atendimento de uma agência da região central de São Paulo.
Em outra agência da cidade, a informação foi semelhante.

- A Caixa nesse momento não tem recursos para esse financiamento (pelo SFH com recursos da poupança).

Numa terceira, a informação foi de que a aprovação do financiamento dependeria do "fluxo de empréstimos" na época em que a documentação fosse entregue e, nas outras duas, a concessão estava normal.

Segundo gerentes, a Caixa estabeleceu este ano um orçamento de crédito imobiliário para cada agência. Em algumas delas, o dinheiro acabou, mas depois houve uma redistribuição de verbas de outras agências.

- Nossa verba para financiar imóveis no primeiro semestre acabou em abril. Tivemos alguns dias difíceis, mas depois a superintendência começou a reorganizar os recursos entre as agências. Quem está com mais pedidos pega recursos com quem tem menos demanda. Agora, não há riscos de não ter dinheiro - afirmou o gerente de uma agência na Zona Sul do Rio.

Já na Zona Norte do Rio, um gerente da Caixa confirmou que faltou dinheiro para a casa própria há alguns dias, mas agora a concessão está normal.

O sonho quase acabou
A falta de verba quase acabou com o sonho da casa própria da engenheira Christiany Goulart. Com horário marcado para assinar o contrato de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal às 14h do dia 29 de abril, ela recebeu um telefonema do gerente pela manhã, avisando que não havia mais dinheiro para o financiamento. Como havia apenas mais um dia útil com as regras antigas, seu contrato teria que ser incluído nas novas regras, com juros mais altos. E a entrada, que era de 20% do valor do imóvel, passaria para 50%.

Eu já tinha pago R$ 12 mil de imposto (ITBI) e, na hora, pensei que nunca mais conseguiria comprar minha casa própria. Minha parcela do financiamento aumentaria em R$ 2 mil e eu não teria condições de pagar.

Para tentar reverter a situação, ela foi à agência com o marido e os vendedores, que passaram das 14h às 19h no local. O gerente começou a ligar de agência em agência em busca dos recursos para garantir o financiamento. No dia seguinte, voltaram à agência e ficaram mais três horas, das 10h às 13h. Conseguiram assinar o contrato no último dia de vigência das regras antigas.

A expectativa dos gerentes é que, com a exigência de entrada maior, a procura por empréstimos caia e pare de faltar dinheiro. Procurada, a Caixa informou que não há limite de orçamento e que o crédito imobiliário está sendo oferecido normalmente.

(O Globo - Economia - 14/05/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

18 comentários:

  1. Desde 2011 tem este blog focando na bolha, mas só 4 anos depois os preços + demanda começaram a despencar, rs. Desculpe-me, seu "time" foi meio rídiculo... muito parecido em falar que um dia haverá terremoto em tal lugar, ou uma guerra, etc. Muito "pseudo manja pra caramba do assunto" kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior foram os corretores que prometeram ganhos de 30% ao ano e que imóvel nunca desvalorizaria e poucos anos depois todas as promessas foram abaixo. Ainda sim, depois de derrotados, vem tentar tirar onda quando a merda já está correndo pelas ruas.

      Excluir
    2. Meu caro, até onde sei, a notícia não é do blog, mas de um dos maiores jornais do país: O Globo. Já mandou um e-mail pra eles nos mesmos termos? A crise no mercado imobiliário brasileiro é notícia diária nos principais veículos do país e até do exterior (exceto num jornal aqui de Minas, chamado O Estado de Minas, cujas matérias sobre o mercado imobiliário são todas feitas pelo Secovi-MG, que vem pagando para isso, e que mandou retirar até o espaço para comentários, para evitar questionamentos dos leitores). Assim, deixa de ser mané, e não tente lutar contra os fatos e os números. Se não gosta do blog, não acesse. Simples assim!

      Excluir
  2. Pelo comentário, ou é construtor falido, ou "investidor" endividado (que financiou seu objeto de especulação no auge da bolha, e agora está vendo seu valor despencar), ou é corretor desesperado, ou é mais um fã do Ricardo Amorim (aquele que disse que os imóveis valorizariam 25, 30% ao ano, eternamente, e que a Bovespa chegaria a 200 mil pontos)...e se você sabe que o blog foca a bolha desde 2011, é porque você segue desde 2011, estou certo? Então, significa que você já acompanhava as notícias sobre a bolha, estou certo? Seu comentário apenas confirmou o que o blog, eu, e todo mundo já sabia...A BOLHA ESTOUROU!

    ResponderExcluir
  3. Pelo comentário acima, a criatura deve ta atolado em dívidas, ta só a lama, falido total, o desespero é tanto que vem aqui assustado comentar para ver se melhora um pouco a vida, só te digo uma coisa, tu ta na merda e a tendência é piorar, só posso dizer uma coisa, se ferrou kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu quero ver tudo "Na chõn"!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Calma que depois piora.

    ResponderExcluir
  6. O que o cara não entendeu é que bolha é isso mesmo: só estoura depois que começou... Desde antes de 2011 a bolha estava sendo formada, meu "fio"...

    ResponderExcluir
  7. Essa matéria não é sinal de bolha, muito pelo contrário, mostra que tem muita demanda reprimida e que está é FALTANDO recursos para a habitação. É só o governo parar com essa palhaçada de ajuste fiscal que a coisa volta a funcionar normalmente. Ah, e não caiam nesse papo alarmista de queda dos preços, os imóveis apenas valorizam, o que desvaloriza é seu dinheiro parado no banco.

    Ass: Dr. Passeriformes Corvidae

    ResponderExcluir
  8. Em um pais com os juros mais altos do mundo e agora em junho vai subir novamente quem é o louco que vai investir em imoveis?? A politica econômica no Brasil só favorece os ricos que trazem suas enormes fortunas pra cá para ficarem bilionários em cima destes coitados que pedem empréstimos. Fato é que, eu estou adorando este governo no poder pois cada dia eu fico mais rica e quero mais é que a selic exploda como em 1994 que era de 47% ao ano imagina o tanto de gente que ficou rico naquela época! Estou a dois anos procurando uma casa e agora que eu não vou comprar mesmo!!! Quero ganhar muito com os juros altos! Os ricos ficam cada mais ricos emprestando seu dinheiro e o pobre fica cada vez mais pobre pegando empréstimos ! Mas o melhor é ganhar muito sem fazer nada!! PAGUEM MEUS JUROS!

    ResponderExcluir
  9. ESTOQUES ENCALHADOS E DEMANDA REPRIMIDA, ENTAO E BOLHA:IMOBILIARIA,AUTOMOTIVA,LINHA BRANCA,JUROS ALTOS,INFLAÇAO,ENDIVIDADOS,ETC. "BRASIL TOTALMENTE BOLHUDO", ONDE SE COMPRAVA 1 E PAGAVA 4.E AGORA A CRASSE MEDIA, DESCOBRIU QUE E "POBRE E ENDIVIDADA", DEVIDO AO CREDITO FACIL(PROPAGANDA ENGANOSA) PROPAGADO PELO PT.AGORA A TETA DO CREDITO FECHOU AS TORNEIRAS E SOBRARAO APENAS AS "PENAS".

    ResponderExcluir
  10. O SONHO "MINHA CASA MINHA DIVIDA DE 35 ANOS" ,ACABOU......VAIIII ESCRAVO......DO PT....

    ResponderExcluir
  11. Cada argumento estupido daqueles que vivem de especulação. Se não há recursos, existe uma crise, se existe uma crise logo afirmar que existe uma demanda reprimida beira a inocência. O que importa é ter recursos, sem isso qualquer argumento fica sem nexo. O desespero bateu a porta, aprecie.

    ResponderExcluir
  12. Não entendo o seguinte: se há uma bolha tão evidente, por que ela não estourou ainda? Por que os preços não despencaram 30, 40, 50%? Estamos em recessão. Desemprego em trajetória ascendente. Falta de dinheiro nas duas instituições financeiras que concentram quase 80% do crédito imobiliário. Por que as construtoras e incorporadoras do mal não baixam o preço?
    Outra coisa que não entendo: se os preços estão artificialmente altissimos, para engordar o lucros dos malvados capitalistas, por que várias construtoras de capital aberto acumulam resultados tão ruins?
    O recalque e a inveja parece cegar parte da turma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já disse em outras notícias, a redução de preço não está na propaganda e sim na hora de negociar. É uma queda de braço. As construtoras tem muito dinheiro guardado (doaram milhões nas campanhas), só que uma hora o dinheiro guardado acaba. Outra coisa, a margem de lucro das construtoras é muito alto. Mesmo que diminuam o preço dos imóveis pela metade, ainda estarão guanhando dinheiro. As mais gananciosas que estão amargando problemas porque aproveitaram a alta e investirão mais do que eram capazes.
      Já percebo negociações com desconto de até 40%. A culpa em parte é do próprio brasileiro que gastou caro e não consegue revender, mas infelizmente vai ter que reduzir os preços e levar prejuízo.

      Excluir
  13. Prever em 2011 que a situação chegaria onde esta .... ñ esta nada mal.
    Significa antecipar o acontecimento quando tudo indicava movimento de alta.
    Me parecia claro que a evidencia da bolha viria quando todos os acontecimentos ruins viessem ao mesmo tempo.
    O detalhe é que ñ veio ao mesmo tempo, mas sim que os os otarios e ignorantes estão agora se dando conta que se enganaram.

    ResponderExcluir
  14. A CHINA VEM AI PRA SOCORRER ESSA BANANIA UGAH, UGAH,UGAH, ASSIM SENDO RECOLONIZANDO ESSA "TERRA DO NUNCA" NOVAMENTE ..UFAAAAAAAAA.....

    ResponderExcluir