Total de acessos

Teste

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Valor: Crise na construção se aprofunda e amplia previsão de queda

Se houver uma "deterioração muito rápida" do cenário, o Sinduscon­-SP pode rever [para baixo], outra vez, o que espera para o ano, segundo Ferraz Neto [...] No mercado imobiliário, acrescenta a representante da FGV, a crise maior do que a inicialmente esperada faz com que o começo de um novo ciclo seja adiado e que lançamentos e vendas continuem a ter retração

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deste ano foi, novamente, revisada para baixo. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-­SP), que estimava queda de 5,5% no PIB do setor, projeta agora retração de 7%. Os dados do setor abrangem os segmentos de edificações ­ residenciais e não residenciais ­, infraestrutura ­ obras viárias, energia, telecomunicações e saneamento ­, serviços especializados em construção ­ obras de acabamento, instalações e preparação de terrenos ­ e demanda das famílias. 

Desempenho péssimo
"A queda maior será no segmento de infraestrutura", diz o presidente do Sinduscon­-SP, José Romeu Ferraz Neto, que avalia o desempenho do setor, no primeiro semestre, como "péssimo". "As obras de infraestrutura estão paradas. O governo não está contratando e tem atrasado pagamentos", ressalta Ferraz Neto. 

A estimativa para o setor leva em conta a projeção do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) de queda de 2% para o PIB do Brasil em 2015. Se houver uma "deterioração muito rápida" do cenário, o Sinduscon­-SP pode rever, outra vez, o que espera para o ano, segundo Ferraz Neto. Entre as mudanças que afetariam, negativamente, a projeção da entidade estão eventual alteração na remuneração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a terceira fase do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida não ser anunciada ainda neste ano.

Conforme a coordenadora de projetos do setor da construção da FGV, Ana Maria Castelo, a piora da projeção setorial se deve, principalmente, aos investimentos públicos e privados adiados, neste ano, "ou mesmo cancelados". "Investimentos privados das empresas foram postergados, e houve redução das obras dos governos federal, estaduais e municipais", diz Ana Castelo. 

No mercado imobiliário, crise é maior do que a esperada
No mercado imobiliário, acrescenta a representante da FGV, a crise maior do que a inicialmente esperada faz com que o começo de um novo ciclo seja adiado e que lançamentos e vendas continuem a ter retração. "O consumo das famílias também registra queda. A renda real está caindo, e as restrições de crédito afetam a compra de materiais de construção", diz Ana Castelo. 

O PIB do setor de construção não inclui a produção física de materiais, mas o desempenho da indústria e do varejo apontam menos gastos das famílias com reforma e autoconstrução. Nesta semana, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou que as vendas dos fabricantes de materiais caíram 9,1% até julho. A projeção da Abramat para o ano é de queda de 7%, com retração das vendas para a infraestrutura, seguida da comercialização para o setor imobiliário e varejo, de acordo com o presidente da entidade, Walter Cover. 

Redução de vagas
Dados da pesquisa de emprego com carteira assinada realizada pelo Sinduscon­SP em parceria com a FGV, a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstram que, no primeiro semestre, o número de pessoas empregadas no setor teve queda de 10,8% em relação a dezembro, com o corte de 157,2 mil empregos. A maior redução foi no segmento de infraestrutura (13,18%), seguida pelo de edificações (10,17%). No segmento de obras de acabamento, a redução foi menor, de 1,94%, devido ao elevado volume de entregas de empreendimentos. 

O Sinduscon-­SP estima que a construção encerrará 2015 com redução de 480 mil empregos ante dezembro de 2014, com queda de 14,3%. Se a estimativa se confirmar, haverá perda de 750 mil empregos no biênio 2014/2015.

(Valor Online - Brasil - 06/08/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

62 comentários:

  1. Iludiram o zė povāo, falaram quem tinha imovel tava rico, sendo que estao todos falidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As classes A e B continuam como padrão elevado!

      Excluir
  2. Efetivamente está faltando bons imóveis com preços acessíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está faltando é a classe C cair na real. Foi enganada pelo governo. Nunca foram C e sim E querendo comprar o que não pode!!

      Excluir
    2. O país inteiro precisa cari na real.

      Excluir
    3. Como enganada pelo governo? O vilão aqui é o dito "mercado" que inflou os preços artificialmente para poder captar o máximo do financiamento disposto. Para os bancos, só lucros. Endividou-se quem, desavisadamente, entrou em financiamento sem condições. Esse mantra de que é culpa do governo é papo de desinformado, papagaio de telejornal, sem nenhum embasamento nos fundamentos econômicos.

      Excluir
    4. .
      O governo do P. T. engana todo mundo. Veja os bolsos dos petistas! A maioria com cobertura tríplex de frente pro mar e, ainda tem o Zé Dirceu, que mesmo preso, faturava milhões com propinas de empresas na cadeia. Claro, fruto de trabalho duro.
      .

      Excluir
  3. esta feio o trem cada dia mais chibata para o setor imobiliário. e a tendência é só piorar, quem baixar preços primeiro vai vender alguma coisa ainda.(baixar 30%) se demorar muito vai ter que baixar mais ainda. infelizmente é isso baixar mesmo e não ficar se iludindo achando que ficar amarrando preço uma hora vende. o povo acordou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aí deve morar no país de Alice

      Excluir
    2. Moramos num país que não pode "pensar" em cobrar um valor fora da realidade. Por um lado os proprietários e corretores querem supervalorizar, por outro lado o comprador não tem condições ou não aceita o absurdo dos preços. Ou seja, nada acontece. TUDO ENCALHADO.

      Excluir
    3. Tudo encalhado no pombal que você mora, 08:29!

      Excluir
  4. TAMBEM ACHO QUE VAI BAIXAR UNS 35% MAXIMO NOS PREÇOS ,60% OU MAIS E FALIR TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro morador do país de Alice

      Excluir
    2. O incômodo deve ser grande, por isso vc diz "morador do país de Alice". E vc deve ser "morador do país de Midas". O que vc tem não vale ouro, fique sabendo. É triste supervalorizar o que pouco que se tem.

      Excluir
    3. Garanto que tenho muito mais que vc 08:32!

      Excluir
  5. Já era. Acabou a farra do dinheiro facil!!!
    Ou abaixa ou falencia. Sem alternativa.
    E o dono do imovel de 500 mil? Bom, vai ficar neste valor uns 20 anos, e sem vender kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que acho que vai acontecer. Estabilização e desvalorização pelo tempo+inflação.

      Excluir
    2. Até isso acontecer, se acontecer, você já morreu de fome, 12:57!

      Excluir
  6. O dinheiro continua circulando. Só a crrrase C, D e E é que estão tendo que mudar o padrão de vida. Quem não podia comparar imóveis é agora que não conseguirão nunca! Acordem classe C!

    ResponderExcluir
  7. Outro dia vi uma casa feita de containers,um sobrado e tanto,preço 120000 ja com mobilia.Sera que desvaloriza/deprecia tambem?E uma soluçao para toda essa demanda por "pombais".

    ResponderExcluir
  8. Vocês das crases C pra pior têm que entender que imóvel próprio não é pra beiça de vocês! Vamos ver se com essa crise vocês se colocam no devido lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai vender para a CRASUDA A. O que está fazendo aqui, então? Muitos da CRASUDA A vão comprar seus imóveis.
      Acorda. Se não vender para quem precisa compra, para quem vc vai vender? Ou está na fantasia de que vai vender para quem não precisa comprar? ACCCOOORDAAAA

      Excluir
    2. Estou acordado! Vcs das classes menos favorecidas é que continuam dormindo até hoje! Lamentável!

      Excluir
    3. Anônimo 08 de agosto de 2015 11:37 = corretor desesperado detected.

      Excluir
    4. 12:06 = desempregado sonhador

      Excluir
    5. Anônimo10 de agosto de 2015 15:59. Acertei, a ficha caiu. Detected!
      eu sou = brasileiro conciente finaceiramente.
      Imóvel é para todos. Rico é menos de 0.5% da população brasileira. Mercado bem pequeno não acha?

      Excluir
  9. Selic a 14:25...
    Tô nem vendo mais imóveis,
    Se não venderem, derretam e criem minhocas pra fornecer pro pesque-pague.
    Até 2016...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então aproveita as migalhas que você conseguiu economizar para comprar seu angu! Vai precisar antes que você imagina!

      Excluir
  10. A Dilma mimou vocês demais! Parecem crianças birrentas que não conseguem ter o brinquedinho (os imóveis). Além de mimados vocês ficaram mais revoltados do que já eram!!

    ResponderExcluir
  11. Esse monte de encalhados ai ira virar "ninho de pombas", nem doaçao vira ,so pra pagar condominio.TO FORA,,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde eu moro não tem nada encalhado. Só nesses pombais onde você vive de aluguel até hoje!

      Excluir
    2. Pombal, pombal, pombal... Esses caras não tem argumentos, só tem pombal na cabeça.
      .

      Excluir
  12. CORRETORES DE IMOVEIS EU TENHO ALGO A DIZER BASTARDOS, MUDE DE PROFISSĀO, SE NĀO VOCÊIS MISERAVEIS, VĀO MORRER DE FOME SEUS SANGUE SUGA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que revolta! Só pq ganha muito mal!! Um fracassado mesmo!

      Excluir
    2. Esses "corvos" estao de olho em nossas migalhas........kkkkkkkk.....todo cuidado e pouco...joga fubà pra eles....

      Excluir
    3. Estamos no caviar e vcs endividados!

      Excluir
    4. Endividados não estamos, não fomos nós quem comprou os abrigos desprumados e desesquadrejados que VC constrói.
      Só sobrou no mercado hj os caras que vão colocar esse mercado no eixo.

      Excluir
  13. O Zé Ruela tem cinco pila no banco (quando tem alguma coisa...) e fica falando que vai esperar os preços baixarem (delira com quedas de 70, 80%...) para comprar. Só falta combinar com o mercado...
    Os preços não cairão... Vendi dois imóveis no último ano, ambos em dinheiro e com menos de 3% de desconto sobre o valor da melhor avaliação.
    Só pato queima imóvel em momento de crise. Só tolo cai nesse papo fracassado de que todo mundo vai quebrar. Isso é conversa de quem não tem emprego, não tem renda ou não tem disciplina para conquistar a casa própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é senhor corretor! Para comentário sem noção, é necessário apenas fazer um comentário imparcial para balancear.
      - Imóveis irão cair 70, 80%? Pra mim não, tirando raras excessões. Já vi mansão estar à venda por R$11.000.000 e após dois anos foi vendida por R$ 3.500.000.
      - Os preços vão cair? Claro, já estão estagnados ou caindo enquanto a inflação (enganosa) do governo está perto dos 10%. Queda combinada = desvalorização perante inflação + queda na negociação.
      - Você vendeu dois imóveis no último ano. Não seria pouco duas vendas em 12 meses? As vendas não estão congeladas, ainda tem otário que paga 3 e leva 1, mas considerando que você vendeu por um preço justo, qual a razão de desconto em preço condizente com a realidade? Desconto é para imóvel bolhudo.
      - Só pato queima imóvel. Pois é, tem quem não precisa vender e tem quem precisa muito vender. O mercado imobiliário vive de ciclos.
      - Futuramente pode voltar a valorizar da forma bolhuda? Claro que pode, mas meu amigo vai demorar. Talvez apenas após a próxima eleição, quando o PSDB ganhar, será igual aconteceu quando o PT entrou no governo, houve uma euforia no mercado. Mas só daqui a quatro anos.
      - Tenho renda, ganho 9.000 por mês e tenho dinheiro guardado. Metade do rendimento paga meu aluguel e todo mês acrescento mais um pouco. Esse dinheiro vai ficar guardadinho para segundo semestre do ano que vem, quando irei comprar minha casa com o preço somado do desconto combinado de uns 30% a menos do valor atual.
      Tenho muitos amigos corretores e estou muito por dentro da situação. Muitos corretores não são culpados, é difícil convencer quem está vendendo que é necessário se adequar a realidade. Processo lento, mas inevitável.

      Excluir
    2. Isso mesmo 18:33! Esse povo sem teto é muito invejoso!

      Excluir
  14. Não caiam em papo de corretor. Estão todos passando fome. Mercado imobiliário é só trambique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CORRETO, A COR DA GRAMA MUDOU....KKKKKKKK SERA QUE SABERAO PASTAR.......

      Excluir
    2. Em breve o prato predileto dos "corvos" sera FUBA COM OVO E olha la kkkkkk,e mesmo assim se plantar o milho e criar oviparos ne.....

      Excluir
    3. Cuidado com seu empreguinho! Daqui a pouco perde essa migalha que ganha por mês!

      Excluir
  15. Isso mesmo 18:33! O povo, como sempre sonha demais!!

    ResponderExcluir
  16. Antes dos imóveis abaixar o que vocês sonham, vocês já estarão passando fome há muito tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO ADIANTA SE REVOLTAR. A SUA MELHOR FASE PASSOU. NÃO FIQUE SE REMOENDO POR ISSO. PODE TRAZER UMA DOENÇA, VIU? SÓ TER CONSCIÊNCIA DE ADULTO QUE NÃO VAI LUCRAR COMO ANTES. CALMA, CALMA.

      Excluir
    2. Continuo lucrando muito, mas vc vai ficar na curiosidade e ajudando os bancos e corretoras esperando uma rentabilidade medíocre.

      Excluir
  17. Eterna valorizaçao antes divulgada, nao passa de 'UMA LENDA URBANA"......esta ai os "ENCALHADOS BOLHUDOS" por todos os lados que se olhem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os invejosos também né, 20:31!! Revoltado mesmo!

      Excluir
    2. Supervalorização. Quiserem lucrar e lucrar e lucrar. Precisam reconhecer que o tempo não é mais o mesmo. O tempo do dinheiro fácil passou. Nem proprietário nem corretor vão lucrar como uns anos atrás. Vcs gostaram muito , não foi? Aproveitaram, não foi? A época agora é outra. A festa acabou. Vão ter que se render. Deixem de ser infantis e cresçam. Não adianta fazer birra, pq não lucram E NÃO VÃO LUCRAR COMO ANTES.

      Excluir
    3. Esse aí na achando que os construtores são burros! Acorda antes que você perca seu empreguinho.

      Excluir
  18. Aqui em Curitiba, tô vendendo bem os imóveis pros mortos de fome, giro alto e margem boa. Pobre aceita pagar caro e a cada eh um lixo. Eu vendo, mas não moro. Não existe bolha com tanto pobre que ganhando 2500 de renda familiar. Pra mim eh ótimo, construo casa de 42 metros de forro pvc e vendo por 140 mil.

    ResponderExcluir
  19. É isso aí 02:44! Parabéns por não deixar seu dinheiro em bancos, corretoras de investimentos ou no tesouro direto esperando míseros 14% ano ano!!

    ResponderExcluir
  20. Um conhecido que é corretor esta fazendo servico de impressao em casa para ajudar a pagar as despesas. Nao esta vendendo nada ha quase 1 ano.

    ResponderExcluir
  21. Como a quantidade de corretor postando aumentou!!!! A falta de trabalho aumenta o tempo livre kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a quantidade de desempregados também, né 12:07!

      Excluir
    2. Ahá. Corretor desesperado detected. A verdade dói.
      É verdade tudo de ruim no brasil está aumentando: DESEMPREGO, inflação, juros, contas. A única coisa que não está aumentando atualmente é o preço dos IMÓVEIS.
      Única coisa positiva do governo PT. O cidadão brasileiro que em sua maioria tem pouco estudo e conhecimento econômico precisou chegar ao fundo do poço para perceber a situação imobiliária. Época boa para deixar dinheiro rendendo e vendo de camarote a falência de imobiliárias e corretores trocando de profissão e estão trocando mesmo. Tenho amigos corretores que já mudaram de profissão e outros que tiveram que incluir outros "bicos" para não depender apenas da venda de imóveis.
      Da mesma forma, tenho amigos corretores que foram espertos e souberam juntar bastante dinheiro na época de alta, suficiente pra segurar as pontas. O interessante que a maioria não mora em casa própria e sim em aluguel.

      Excluir
  22. Corretores, o tempo do dinheiro fácil acabou.
    Estamos voltando a realidade.
    Melhor pensarem em vender suas coberturas, carros importados, dar adeus a roupas de grife, perfumes importados, kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão bem mesmo! E vcs pobres coitados sonhando até hoje com um cubículo!

      Excluir
  23. Temos que now ater aos fatos 1 quero vender x preciso vender

    ResponderExcluir