Total de acessos

Teste

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Valor: Sinduscon-SP prevê queda maior para PIB da construção deste ano

Se houver uma “deterioração muito rápida” do cenário, o Sinduscon­-SP pode rever, outra vez, o que espera para o ano, segundo Ferraz Neto. 

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deste ano foi, novamente, revisada para baixo. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon­-SP), que estimava queda de 5,5% no PIB do setor, projeta agora retração de 7%. Os dados do setor abrangem os segmentos de edificações — residenciais e não residenciais —, infraestrutura, serviços especializados em construção — obras de acabamento, instalações e preparação de terrenos — e demanda das famílias. 

A estimativa para o setor leva em conta a projeção do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de queda de 2% para o PIB do Brasil em 2015. 

Se houver uma “deterioração muito rápida” do cenário, o Sinduscon­-SP pode rever, outra vez, o que espera para o ano, segundo Ferraz Neto. Entre as mudanças que afetariam, negativamente, a projeção da entidade estão eventual alteração na remuneração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a terceira fase do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida não ser anunciada ainda neste ano. 

Conforme a coordenadora de projetos do setor da construção da FGV, Ana Maria Castelo, a piora da projeção setorial se deve, principalmente, aos investimentos públicos e privados adiados, neste ano, “ou mesmo cancelados”. “Investimentos privados das empresas foram postergados, e houve redução das obras dos governos federal, estaduais e municipais”, diz Ana. 

No mercado imobiliário, acrescenta a representante da FGV, a crise maior do que a inicialmente esperada faz com que o começo de um novo ciclo seja adiado e que lançamentos e vendas continuem a ter retração. “O consumo das famílias também registra queda. A renda real está caindo, e as restrições de crédito afetam a compra de materiais de construção”, diz Ana. O PIB do setor de construção não inclui a produção física de materiais, mas o desempenho da indústria e do varejo apontam menos gastos das famílias com reforma e autoconstrução. Nesta semana, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou que as vendas dos fabricantes de materiais caíram 9,1% até julho. 

Dados da pesquisa de emprego com carteira assinada realizada pelo Sinduscon­SP em parceria com a FGV, a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), demonstram que, no primeiro semestre, o número de pessoas empregadas no setor teve queda de 10,8% em relação a dezembro, com o corte de 157,2 mil empregos. 

A maior redução foi no segmento de infraestrutura (13,18%), seguida pelo de edificações (10,17%). No segmento de obras de acabamento, a redução foi menor, de 1,94%, devido ao elevado volume de entregas de empreendimentos. 

O Sinduscon­-SP estima que a indústria da construção encerrará 2015 com redução de 480 mil empregos ante dezembro de 2014, o que representa queda de 14,3%. Se a estimativa se confirmar, haverá perda de 750 mil empregos no biênio 2014/2015. 

(Valor Online - Brasil - 05/08/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

19 comentários:

  1. .
    Ei, você que está querendo embarcar na compra de um imóvel, saiba que o governo do P. T. engana todo mundo. Veja os bolsos dos petistas! A maioria com cobertura tríplex de frente pro mar (tipo o Lulla) e, ainda tem o Zé Dirceu (capitão do time do Lulla), que voltou para o Minha Casa Minha Vida algemado, faturava milhões com propinas de empresas até dentro da cadeia. Claro, fruto de trabalho árduo. Para suportar essas lambanças, tudo aumentou de preço e ninguém mais consegue comprar imóveis, estão encalhando e desempregando os corretores (além de desemprego em todos os setores). Pior, a coisa tende a piorar.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30% a.a. sonho lindo que se foi, esperança que esqueci, foi por ninguém comprar que quebrou.
      Aí esqueci que não é de valorização e sim 30% a.a. de desvalorização kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Até que enfim um comentário decente. Só lembrando, cactus, que imóveis encalhados são os pombais, imóveis de quinta categoria e sem localização que se preze.
    Aproveito para dar a largada aos comentários dos invejosos, fracassados, sem teto e sonhadores que logo logo entupirão este blog!

    ResponderExcluir
  3. .
    Pombal? Independente de prédios de pobres ou ricos todos são pombais. Verdadeiras torres de Babel. O encalhamento é generalizado. As torres de Babel servem para amontoar gente e formar o caos. O mundo tem espaço para casas livres e bem separadas, assim todos viveriam melhores, e assim agradaria a Deus.
    .
    Dizer "invejosos", "fracassados", "sem teto" e "sonhadores" é muito fácil, até você escreve. Qualquer idiota diz. Agora, ter algum argumento lógico é coisa de pessoa inteligente.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um corretor desesperado detected. Se o contexto imobiliário estivesse bom, não teriam tempo de ficar aqui comentando.

      Excluir
    2. O meu não é pombal não! 01 por andar e só 09 unidades. Infelizmente quem manda no país são os construtores, não os urbanistas!!
      E os comentários já começaram a se proliferarem!!!

      Excluir
    3. Concordo:Detesto pombais verticais,horizontais,etc so serve pra amontoar"estoques de gente de toda especie",Nada como uma casa terrea,sem um degrau sequer,espaço para todos os lados,nao geminada com vizinhos chatos,muito verde,jardim com plantas,etc.....pombal ugah,ugah ugah.....nem pensar deixo "pro ceis"kkkkkkk....

      Excluir
    4. Cactus, é melhor você juntar suas moedas ao invés de escrever asneiras!!

      Excluir
    5. Isso mesm 15:34! O povinho que gosta de entulhar!

      Excluir
    6. .
      Anônimo das 16:39 -
      .
      Qual asneira eu escrevi? Asneira é dizer asneira sem argumento. Mas acho que é pedir muito de você!
      .

      Excluir
  4. 30% a.a. sonho lindo que se foi, esperança que esqueci, foi por ninguém comprar que quebrou.
    Aí esqueci que não é de valorização e sim 30% a.a. de desvalorização kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. 78m2 com 03 quartos,400.000 reais,um verdadeiro apertamento.....pra pagar 30 anos,condominio 800,000,precisa ganhar quanto? uns 10000 por mes? QUE SOFRIMENTO.....ETERNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de onde. Se for no Leblon, na Viera Souto não será um sofrimento pagar! E estaria uma pechincha.
      Vocês têm que aprender que localização é tudo num imóvel. Por isso fica aí comparando banana com maça e reclamando da vida e falando que todo e qualquer imóvel está caro. Depende da oferta de terrenos de cada região e da infraestrutura que o bairro oferece. Morar em regiões boas e valorizadas não é para quem quer não e sim para quem pode. E para quem não pode só resta sacudir!

      Excluir
    2. Está aí... mais um desesperado para vender!
      "Investiu" errado? Perdeu! É corretor? Aprecie o ócio ou aprenda a trabalhar em outra área! Mas não me venha com essas asneiras de "paga quem pode"!
      A grana é minha e eu sei como gastar e a que horas gastar! Portanto, logo afirmo feliz por não comprar imóvel com preço inflado: não compro! não compro! não compro!

      Ps:. o desespero está batendo forte em quem entrou na cirandinha do mercado de imóveis!

      Excluir
    3. Ninguém compra 23:22!
      Parece ser até um boicote.
      O público potencial para imóveis hoje não é nem parecido com os tomadores de financiamento fomentadores desta discrepância absurda.
      São mais responsáveis com o planejamento de sua vida financeira, e isso tá complicado para muitos absorverem e entenderem.

      Excluir
    4. Anderson 23:22

      O corvos perderam a noçao de qual direçao tomar...."corvos desorientados" fechem as janelas kkkkkkk....

      Excluir
  6. O povo da lata é muito mais esperto e ligeiro que o do tijolo.
    Pudera, trata-se de multinacionais...
    Ranger dupla 2015 por 90k a vista.
    Consignado+reserva o cara pega uma.
    Se tivesse dividida a intenção de compra, a lata chegou primeiro, mais uma pro tijolo rodar...
    E vão tirar mais gordura ainda...

    ResponderExcluir
  7. Esqueceram de por um 0 ai em vez de 7% entenda 70% de retraçao.

    ResponderExcluir
  8. É impressionante a dificuldade de percepção na mudança de patamares dos preços...
    Falam em descontos, abatimentos, queimar vendas, etc...
    O pôster mudou de tamanho, agora virou 3x4!!!!
    Mudou, ponto pacífico!!
    Porisso os preços são outros, são menores...independe de negociação...
    PQP...

    ResponderExcluir