Total de acessos

Teste

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Veja: Quatro razões para a queda do preço dos imóveis

Analistas preveem que os preços de imóveis cairão neste ano, e a tendência pode se manter nos próximos meses. Como explica o economista Eduardo Zylberstajn, coordenador do índice Fipe-Zap: “Quando acontece um boom imobiliário, a alta é rápida e forte, e os preços sobem de 10% a 15% acima da inflação por alguns anos. Quando vem a queda, ela é mais demorada e não tão brusca”

Mas por que os preços estão caindo?

1. Juros altos
Quanto maior a taxa de juros, mais vantajoso se torna ter o dinheiro rendendo no banco do que mantê-lo aplicado em um imóvel. Para dar um exemplo, o rendimento da poupança está em 7% ao ano. Ou seja, quem aplicar 500 mil reais poderá resgatar 540 mil reais no ano que vem. Numa aplicação do tesouro, que rende 14% ao ano, daria para obter 560 mil reais depois de um ano. E nos dois casos não há risco de vacância nem de estourar o encanamento, como ocorre nos imóveis.

Se de um lado os juros altos estimulam a oferta, de outro lado inibem a demanda. Quem pensa em comprar adia a decisão para deixar o dinheiro rendendo por mais tempo e, assim, conseguir dar um valor de entrada maior. É importante lembrar apenas que essa análise considera apenas o aspecto financeiro, sem levar em conta projetos de vida e a permanência de longo prazo nos imóveis, que costuma ser mais duradoura do que as crises econômicas.
  
2. Juros do financiamento imobiliário
A pressão para baixo nos preços é exercida também por quem vai contratar financiamento imobiliário e encontra taxas mais altas do que meses atrás. Para ilustrar, consideremos alguém com salário de 5 000 reais. Essa pessoa poderá arcar com parcelas de até 1. 500 reais por cerca de 20 anos e assim quitar um imóvel entre 300 mil reais e 400 mil reais. O valor da parcela mensal não poderá subir, pois está atrelado ao salário. Tampouco o prazo poderá ser muito maior. “Se sobem as taxas de juros, só há uma variável a mudar: o valor do imóvel”, afirma Augusto Martins, da Rio Bravo Investimentos.

Ele acrescenta que, considerando a média de 20 anos de prazo e de 20% como valor de entrada, cada 1% que a taxa de financiamento subir significa que o preço do imóvel a ser adquirido será 4% a 5% menor do que o previsto inicialmente. Como os juros aumentaram 2% a 3% nos últimos meses, dependendo da faixa e do tipo de imóvel, dá para dizer que há gente disposta a pagar 10% a menos do valor inicial do imóvel por esse único motivo.

3. Desemprego
Nos últimos doze meses, mais de um milhão de pessoas perderam seus postos de trabalho. Junto com o emprego, muitos perderam a capacidade de adquirir um imóvel. Renda e preço de imóvel sempre seguem a mesma tendência, atualmente de queda. Quanto menor a renda, menor a demanda, o que puxa os preços para baixo. O contrário também é verdadeiro, como vinha acontecendo até pouco tempo atrás. “Dos anos 1990 até hoje, a massa salarial subiu quase o mesmo tanto que os imóveis”, afirma Zylberstajn.

4. Inflação
Essa é a mais óbvia, a inflação vai gradualmente comendo o valor dos ativos, e com imóveis não é diferente. Para este ano, a previsão do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para este ano é de 9,7%, mais fator a jogar o preço dos imóveis para baixo.

(Revista Veja - Blog Cidades sem Fronteiras - 15/10/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

21 comentários:

  1. Ontem na central de certidões aqui no rio de janeiro estava cheia de gente tirando certidão sinal que esta vendendo imóvel ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser em corvopolis ne?...corvopolis e uma potencia em vendas de bolhuds....paga 4 leva 1....kkkkk

      Excluir
    2. Foi verificado que era a "fila para os distratos". Até para isso precisa de certidões. Daí, foi perguntado ao funcionário do cartorio, ele disse que compra e venda está parado, mas documentação para distrato e ação judicial contra banco/construtora/imobiliária é que está enchendo a fila.

      Excluir

    3. Provavelmente devia ser políticos transferindo imóveis para laranjas

      Kkkkkk

      Excluir
  2. O negócio é esperar então, pq hj, a maioria das construtoras, imobiliárias e donos de imóveis ainda não abaixaram os preços.

    ResponderExcluir
  3. O correto é "Queda das vendas" e não do preço. O próprio texto diz que a queda é demorada. O desconto real é tão pequeno que eu não vejo nada caindo aqui em BH. O que vejo é o de sempre, aumenta o preço pra depois dar desconto... É só acompanhar os preços que se percebe isso. Vou esperar uns cinco anos para comprar alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1,500 o m2 estara bom pra comprar...kkkk agora pra vender uns 800,00 m2,...se vender ne....

      Excluir
  4. INACREDITAVEL QUE NAO ASSUMEM A BOLHA, ENTAO A BOLHA VAI SUMIR COM ELES KKKKKKK....30% a.a de desvalorizaçao......1500,00 o m2 estara bom.....para o comprador e claro.

    ResponderExcluir
  5. Questão de tempo. Anúncio nunca foi fonte de confiança de medir preços. Na negociação já se percebe descontos.
    O jeito e aguardar no rentismo que é o melhor negócio atualmente.

    ResponderExcluir
  6. Vou morar em alphaville e so pagar o condominio kkkkkkkkkk....

    ResponderExcluir
  7. Vocês sonham demais! Pobreza!!

    ResponderExcluir
  8. O QUINDO É A GANANCIA DAS MENTES IMEDIATISTAS QUE AGORA TERÃO QUE VOMITAR O PROPRIO EGO DA AVAREZA

    ResponderExcluir
  9. Eu prefiro meu dinheiro investido do que pagar caro, nesses cortiços no Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Oh corvos, a pobreza bate a porta....podem procurar outro "TRABALHO" pois emprego de corvo ja era.....

    ResponderExcluir
  11. Estou deixando de acompanhar os comentários deste blog por causa dos comentários infantis e desnecessários. Alguns postam mensagens com informações úteis e relevantes, mas a maioria das mensagens não acrescentam em nada, pelo contrário consome o tempo daqueles que buscam informações úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer blog é assim. O mais importante é acompanhar as notícias.
      Já acompanho o blog há alguns meses e apesar de certos comentários, aprendi muito e mudei minha visão em algumas coisas.
      Observador está de parabéns!

      Excluir
  12. Imoveis tem periodo ciclico, e o ciclo agora e pagar 1500,00 o m2, kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Onde é que um imóvel de 300K/400k gera uma parcela mensal de R$1.5K por vinte anos?! E como é que alguém com uma renda de R$5K/mês compra um imóvel desses?! "Veja", tem algo errado nessa conta...

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, meus amigos preços estão de brincadeira, tenho visto uma casa no caminho do trabalho a uns 2 anos vendendo, pensei nossa depois de dois anos vou ver o preço deve estar barato se nao eu faço uma oferta e ofereço uns 40 por cento de desconto, qdo sair para trabalhar hoje o dono estava na frente, parei o carro ao lado dele e perguntei o preço, qdo ele me falou o preço; 600 mil quase cai de Costa pois eu não dou mais que 250 mil pois acima disso não vale, casa olhando parece muito simples por fora, nada luxuoso, casinha normal, diadema ai pensei por isso faz 2 anos e não vende... onde vamos parar...

    ResponderExcluir
  15. Dois pontos importantes vislumbram o mercado imobiliário brasileiro para 2016 em diante, desapercebido pela maioria. Primeiro ponto é de já a partir de dezembro 2015, todos imóveis alugados deverão indicar o CPF do proprietário e informar o registro do imóvel no boleto de pagamento do condomínio. Logo, o mercado será ainda mais controlado pela Receita. Neste ponto, aquela história de somente duas pessoas comprarem o prédio inteiro direto da construtora, para alugar, ficará mais evidente quem são os proprietários e quanto recebem. O segundo ponto é de que, até agora se especulava por uma Bolha Imobiliária como aconteceu nos Estados Unidos. O mercado não está para Bolha nenhuma. Pior. Está mais para PARADA TOTAL de vendas, como ocorreu na Espanha.

    ResponderExcluir
  16. Espero que dessa vez o Brasileiro não faça como das últimas vezes em que os preços caíam um pouco e já iam para as compras no impulso por acharem que estava barato , o que ajudou os preços a se manterem ou caírem apenas timidamente . Com desemprego , inflação e juros nas alturas , construtoras estão falindo e as que estão no mercado tem altos estoques para desovar é de se estranhar porque está demorando pra desabar os preços .

    ResponderExcluir